DEV Community

Tecnologico.online
Tecnologico.online

Posted on

ClickUp vs. Airtable: qual ferramenta de gerenciamento de projetos é ideal para você?

Tanto o ClickUp quanto o Airtable oferecem recursos abrangentes para gerenciar tarefas, projetos e a força de trabalho de uma organização.

No entanto, se você estiver interessado em saber qual é o ideal para você, leia este guia sobre ClickUp vs. Airtable até o final!

O que é ClickUp?

O ClickUp é uma ferramenta de produtividade tudo-em-um para tornar o seu trabalho e o de suas equipes mais fácil do que nunca. Embora facilite o planejamento, a aprovação, o monitoramento e a entrega de projetos, também facilita uma plataforma sem esforço para colaboração síncrona e assíncrona.

Ele vem com uma arquitetura escalável, para que você possa ajustar facilmente o espaço de trabalho para uma organização pequena, média ou grande. Além disso, existem mais de cem elementos de espaço de trabalho personalizáveis, como exibições, datas de vencimento, responsáveis, status de tarefas etc., para que você possa criar uma ferramenta de gerenciamento de projetos que corresponda ao produto, às pessoas e ao projeto.

Além disso, você pode gerenciar um projeto completo de software, site, aplicativo móvel ou produto de consumo diretamente em ClickUp Spaces, Lists, Folders, etc. Para Agile, Scrum e DevOps, existem elementos dedicados como Sprints, Epics, Statuses, GitHub , e mais.

Como o ClickUp é relevante como uma ferramenta de gerenciamento de projetos?
Embora o ClickUp ofereça muitas ferramentas e elementos de espaço de trabalho para converter Spaces em aplicativos e fluxos de trabalho automatizados, é principalmente uma ferramenta de gerenciamento de projetos.Descubra abaixo o quanto o aplicativo é relevante para todas as suas necessidades de gerenciamento de projetos:

Visualizações do projeto como em gráficos de Gantt, quadros Kanban, caixa, listas, mapa mental, linha do tempo, carga de trabalho, atividade, tabela e assim por diante.Personalizações de espaço como campos personalizados, status de tarefas personalizadas, painéis personalizados, etc., para um projeto personalizado.
Ferramentas de colaboração e comunicação on-line, como responsáveis, observadores, visualização de tarefas por bate-papo, e-mails, comentários, menções, @ tags, compartilhamento baseado em funções e um quadro branco digital.
Painéis padrão e personalizados para acompanhar o andamento dos portfólios de projetos.
Relatórios em tempo real sobre tarefas, projetos, desenvolvimento de produtos e força de trabalho usando centenas de métricas e modelos de relatórios.
Acompanhe o tempo de funcionários em tempo integral e contratados usando elementos do projeto, como tempo faturável, tempo de edição, notas, rótulos e muito mais.
Como funciona o ClickUp?

O ClickUp funciona facilitando uma ferramenta de PM, quadro branco digital, modelos, ClickUp AI e automação de fluxo de trabalho. Além disso, você pode armazenar arquivos e documentos ilimitados em seus espaços de trabalho e espaços, para que também funcione como um sistema de gerenciamento de conteúdo. Encontre abaixo os principais recursos que fazem o ClickUp trabalhar para você:

Hierarquia de Tarefas e Trabalhos
O espaço de trabalho é o primeiro na hierarquia dos elementos ClickUp. Você pode criar um espaço de trabalho por organização. Se o seu negócio inclui mais de um empreendimento, use espaços de trabalho diferentes para se organizar melhor.
Os espaços são como diferentes departamentos de uma organização. Se você é uma agência de marketing digital, crie vários Spaces para contas, finanças, RH, marketing, vendas, desenvolvimento de negócios e muito mais.
As pastas ficam dentro dos espaços e significam projetos. As equipes Agile e DevOps podem ter pastas Sprint.
ClickUp hospeda listas dentro de pastas. As listas significam um cofre para tarefas semelhantes. Por exemplo, as pastas de publicação do site podem ter listas para grupos de tarefas como SEO, esboços de conteúdo, criação de conteúdo, criação de imagens, revisão, aprovações de rascunho e publicação no site.As tarefas são os elementos de nível inferior da hierarquia ClickUp. As tarefas vêm com campos como responsável, tempo estimado, status, discussões, etc.
Se você não puder concluir uma tarefa sem realizar microtarefas subjacentes, poderá adicionar subtarefas a uma tarefa.Por exemplo, a tarefa Publicar conteúdo pode ter subtarefas como atribuir tarefas a escritores, revisar por um editor, adicionar recursos visuais e, finalmente, publicar no WordPress.
Funções do usuário
As funções do usuário permitem principalmente que você proteja seu ClickUp Workspace e reforce a privacidade dos dados. Pode haver proprietários, administradores, membros e convidados em um espaço de trabalho. Funções diferentes têm permissões de acesso variadas. Você também pode personalizar o controle de acesso quando necessário.

Centro de comando>
A Pesquisa do Command Center é o localizador global de conteúdo, bate-papo, ativo ou tarefa no ClickUp. Ele permite que você pesquise todo o ClickUp adicionando filtros de localização, filtros rápidos, filtros de tarefas e filtros de aplicativos.

Depois de pesquisar o conteúdo no Command Center, o ClickUp organiza os resultados da pesquisa em cabeçalhos de coluna como Todos, Tarefas, Documentos, Quadros de Comunicações, Painéis, Bate-papos, Arquivos, Comentários e Pessoas.

Benefícios do ClickUp como uma ferramenta de gerenciamento de projetos
Aqui estão os benefícios do pioneirismo sobre seus concorrentes se você mudar para o ClickUp:

Uma solução completa para gerenciamento de projetos.
Fácil planejamento e criação de projetos usando modelos, datas de início, datas de vencimento, dependências de tarefas, gerenciamento de recursos, marcos, tempo de folga, caminho crítico, etc.
Defina objetivos e metas claros usando métricas como Moeda, Tarefas, Verdadeiro/Falso e Número.
Gerenciamento fácil de tarefas e subtarefas com um ou vários responsáveis.
Você pode equilibrar as cargas de trabalho de seus recursos de projeto por Horas, Pontos, Tarefas e Campos Personalizados.
Organize a força de trabalho, projetos, tarefas e conteúdo facilmente usando Workspace > Spaces > Pastas > Listas > Tarefas.
Espaços de trabalho, exibições e painéis compartilhados funcionam como aplicativos.
IU e UX de produtividade sem esforço capitalizando coisas como barra de ferramentas multitarefa, prioridades, edição de rich text, rastreamento de tempo nativo e pesquisa inteligente.
O que é Airtable?

O Airtable é um criador de aplicativos sem código para usuários internos, fornecedores, clientes e usuários finais da sua organização. Usando esses aplicativos, você pode automatizar vários processos de negócios, como acompanhar o progresso de um projeto de desenvolvimento de produto para campanhas de marketing em execução em escala global ou local.

E não apenas para marketing e desenvolvimento de produtos, a ferramenta também é adequada para outros departamentos de negócios, como gerenciamento de recursos humanos (HRM), vendas, finanças, banco de dados, administração de TI, gerenciamento de serviços de TI (ITSM) e gerenciamento de conteúdo.

Ele facilita a alta produtividade em suas equipes de negócios, oferecendo recursos como Designer de Interface, Visualizações para projetos e eventos, automação para fluxos de trabalho, Sincronização de dados entre tabelas e Relatórios sobre o que você gerencia no Airtable.

Como o Airtable é relevante como um software de gerenciamento de projetos?
Airtable é mais do que apenas uma ferramenta PM; é um fluxo de trabalho automatizado e um construtor de aplicativos sobre bancos de dados de robôs. Portanto, você só precisa usar uma parte do aplicativo Airtable para gerenciar muitos projetos. O módulo que ajuda você a gerenciar tarefas, subtarefas e projetos é o Interface Designer.

As interfaces no Airtable são perfeitas como ferramentas de gerenciamento de projetos devido ao seguinte:

ClickUp vs Airtable Airtable PM Elements
Os membros da equipe do projeto podem acessar elementos do PM como Lista, Galeria, Kanban, Linha do tempo, Calendário, Formulário, Painel, Revisão de registro e muito mais.
Os colaboradores podem simplesmente interagir com as interfaces PM para atualizar os status das tarefas, atribuir novas tarefas, solicitar ajuda, etc., sem acesso total aos bancos de dados do Airtable.
Os gerentes de projeto podem revisar todas as tarefas dos membros da equipe e aprová-las quando apropriado.
Parceiros de negócios multifuncionais, investidores e a equipe de liderança podem acessar o aplicativo Airtable Interface Dashboard para obter uma visão rápida dos portfólios de projetos.
O Airtable Interface também permite adicionar campos avançados como grade, número, gráfico, texto, divisor, comentário, filtros e ações de botão personalizadas.

Como funciona o Airtable?

Airtable funciona em cima de bancos de dados. Os dados neste banco de dados podem ser imagens, textos, tags, vídeos, etc. Se você é uma agência de publicidade, você deve preencher seu banco de dados Airtable com ativos de campanha publicitária. Ao contrário, uma agência de design gráfico preencheria seu banco de dados com imagens, vetores, wireframes, etc.

Você também pode chamar esses bancos de dados de Airtable Workspaces. Portanto, sua jornada no Airtable começa com a criação de um espaço de trabalho. Se o seu negócio tem vários departamentos, crie Workspaces dedicados para uma melhor organização dos projetos.

A primeira coisa que você deve fazer agora é criar uma Base. Uma base também é conhecida como a coluna de dados no Airtable. A Base dá acesso a outros recursos como Interfaces e automação.

Você também pode gerenciar seus projetos em Bases criando diferentes Bases para diferentes projetos. Assim como as Interfaces, você também pode adicionar Kanban, Timeline, List, etc., a essas Bases. Na guia Automações, você pode criar Gatilhos, Ações e Ações de lógica avançada vinculando Interfaces, Bases e aplicativos de terceiros para levar os fluxos de trabalho ao modo piloto automático.

Benefícios do Airtable como uma ferramenta PM
Aqui estão as vantagens de usar o Airtable:

Dê acesso a dados, aplicativos de negócios personalizados, fluxos de trabalho automáticos e ferramentas de gerenciamento de projetos para funcionários e contratados com apenas um software em nuvem.
Você pode conceder acesso baseado em função a áreas de trabalho de negócios, dependendo das funções dos funcionários ou contratados. Por exemplo, o líder de marketing pode ter acesso a todo o espaço de trabalho do Marketing. Ao contrário, um membro da equipe do espaço de trabalho de Marketing só pode ter acesso à Interface ou à Base para entregar as entregas do projeto.
Você pode usar comandos e funções do Airtables para criar ações complexas em seus fluxos de trabalho.
Interfaces Airtable, Bases, Tabelas, Formulários, etc., podem ser compartilhados online publicamente, assim como um aplicativo web. O público-alvo pode acessar facilmente o conteúdo sem comprar o Airtable.
ClickUp vs. Airtable
Recursos Comparados ClickUp Airtable
Vistas do Projeto Visualizações de projeto expansivas com mais de 15 opções Visualizações limitadas do projeto
Interfaces de projeto A interface PM inclui listas e páginas Designer de interface para criar aplicativos
Propriedades do projeto Disponível Disponível
Colabore em Projetos Compartilhar espaços, páginas e listas Bases Compartilhadas, Tabelas de Dados e Interfaces
Hierarquia de conteúdo Espaço de trabalho > Espaços > Pastas > Listas > Tarefas Usando a automação If This Then That
Fluxos de trabalho automáticos Usando aplicativos ClickUp Usando automações If This Then That
Integrações Disponível Disponível
Modelos Modelos separados para Espaços, Pastas, Listas, etc. Modelos de espaço de trabalho disponíveis
Relatórios e análises Recursos limitados de relatórios e análises usando cartões integrados como Sprints, Status, Tags, etc. Extensos recursos de relatórios e análises criados diretamente na base ou na tabela de dados como extensões
Mais de 100 extensões para análises estatísticas e matemáticas
Inteligência Artificial (IA) Modelo GPT AI para criação e idealização de conteúdo Não disponível no momento da escrita
Quadro branco digital Disponível Não disponível
Carregamento de Dados 100 MB para o plano Gratuito
Ilimitado para todos os planos pagos 2 GB para o plano gratuito
5 GB para Plus, 20 GB para Pro e 1.000 GB para Enterprise
Aplicativos móveis Disponível para Android e iOS Disponível para Android e iOS
Casos de uso do ClickUp
O ClickUp é sólido para muitos casos de uso, como equipes de marketing, gerenciamento de projetos de SEO, ecossistemas Blockchain, organizações sem fins lucrativos, atribuições de classe, gerenciamento ágil de Scrum, backlog e sprints e muito mais. Encontre abaixo os casos de uso que aplico com frequência:

Gerenciamento de agência
Gerenciamento de agência
Você pode gerenciar qualquer tamanho de agência no ClickUp. Como agência, você precisará de um CRM , declarações de Escopo do Trabalho, Cobrança e Faturamento, Engajamento Pós-Venda, Projetos de Grandes Clientes, Projetos de Pequenos Clientes, Feedback do Cliente, etc.

Você pode criar tudo isso como Pastas no ClickUp. Em cada Pasta, você pode criar várias Páginas, Listas, Documentos, Formulários, etc., para organizar as coisas em que trabalha em sua agência.

Adicione membros relevantes da equipe ao Workspace para permitir que eles gerenciem suas tarefas no ClickUp. Por conveniência, você pode vincular ferramentas de negócios de terceiros ao seu Espaço de trabalho de gerenciamento de agência. Por exemplo, você pode vincular clientes de e-mail, Microsoft 365, Slack, Zoom, Loom, etc.

Mudar a gestão
Mudar a gestão
Gerir uma reforma no seu negócio é um projeto complicado. No entanto, o ClickUp permite migrar todo o seu negócio para uma operação mais recente usando espaços, pastas, listas e muito mais.

Pode criar duas Pastas separadas: Gabinete de Transformação e Área de Gestão/Factor a Alterar. O Escritório de Transformação deve incluir Listas para ADKAR, Etapas, Orçamento, etc. Ao contrário, a Área de Gestão/Fator para Mudar Pasta pode ter Lista de Avaliação e Planejamento, Lista de Execução de Mudanças, Lista de Monitoramento e Melhorias de Mudanças, Lista de Gerenciamento, Lista de Riscos e Problemas e Lista de Planos de Comunicação da Empresa.

Casos de uso Airtable
O Airtable é adequado para vários casos de uso, como planejamento de eventos, campanhas de marketing, operações de conteúdo, etc. Encontre abaixo dois casos de uso comuns que uso profissionalmente:

Pesquisa pública
Pesquisa pública
Se você adquiriu o Airtable, esqueça de obter uma ferramenta de pesquisa de terceiros. Você pode criar formulários envolventes e sem esforço no Airtable. Como o Airtable permite que você publique suas propriedades como aplicativos da Web autossuficientes, você pode publicar seus formulários publicamente.

Dentro de seu Airtable Data ou Base, você pode adicionar um elemento Form. Em seguida, personalize os campos de formulário padrão para se adequar ao seu projeto. Um plano pago oferece acesso a marcas personalizadas, extensões, integrações, análise de dados de formulário em tempo real e muito mais.

Operações de conteúdo
Operações de conteúdo
Em um projeto de operações de conteúdo, você pode criar bases ou tabelas de dados separadas para todas as solicitações e entregas, objetivos de marketing, status da campanha e uma interface para automatizar as aprovações.

Você também pode criar um formulário de solicitação e publicá-lo publicamente para coletar novas solicitações do pool global de clientes. Se houver alguma entrega do projeto que sua equipe concluiu, mas o cliente ainda não deu o aval, você também pode criar a Base de entregas não aprovadas.

ClickUp vs. Airtable: o veredicto
Suponha que você precise apenas de recursos de gerenciamento de projetos. Você gerencia dados de trabalho em outras ferramentas como Microsoft 365 ou Google Workspace . Nesse caso, você deve escolher ClickUp sobre Airtable. As razões são as seguintes:

É fácil operar o ClickUp do que o Airtable.
O preço do ClickUp como ferramenta de gerenciamento de projetos é mais barato; US$ 10/usuário/mês em comparação com US$ 12/usuário/mês para preços do Airtable .
ClickUp oferece anexos ilimitados.
ClickUp tem uma ferramenta AI acessível para criação de conteúdo baseado em texto.
Ao contrário, se você ainda não possui uma ferramenta de agregação de dados e deseja unificar bancos de dados e ferramentas de gerenciamento de projetos, pode conferir o Airtable. No entanto, você deve investir um tempo considerável aprendendo a ferramenta, pois ela possui uma longa curva de aprendizado.

Top comments (0)