O Google domina mais de 90% das pesquisas na web globalmente e processa mais de 3,5 bilhões de consultas diariamente. No entanto, poucos sabem como pesquisar de maneira eficaz para obter resultados precisos. Para desenvolvedores, em particular, o Google é uma ferramenta indispensável, pois não conseguimos memorizar todas as sintaxes e algoritmos como máquinas. Portanto, é crucial, especialmente para profissionais de TI, saber como utilizar o Google de forma eficiente. Abaixo estão algumas dicas e atalhos que podem ajudar a obter respostas mais precisas.
1. Use Aspas
Uma forma de filtrar e receber resultados de forma mais certeira é usar as aspas. Isso é especialmente útil para pesquisar erros específicos no Google. Por exemplo, se você busca por uma mensagem de erro exata, colocar a frase entre aspas garante que o Google procure exatamente aquele texto.
2. Use Asteriscos
Os asteriscos funcionam como curingas e podem substituir palavras desconhecidas em uma frase. Isso é muito útil para desenvolvedores ao lidar com erros genéricos. Por exemplo, ao pesquisar por "TypeError: Cannot read property '*' of undefined", você encontrará todas as ocorrências desse tipo de erro, independentemente do nome da propriedade desconhecida.
3. Use o Hífen
Para eliminar assuntos indesejados e tornar a pesquisa mais clara, utilize o hífen. Isso é útil quando você deseja excluir resultados que contenham determinados termos. Por exemplo, "javascript desestruturação -array" irá excluir resultados relacionados ao Angular.
4. Tipo de Arquivo
Esse atalho é útil quando precisamos de um arquivo específico, como um PDF. Basta usar "filetype:[formato de arquivo]" seguido do nome do arquivo. Por exemplo, "filetype
“What Developers Search For and What They Find" irá buscar os documento especificado em PDF.
5. Use After/Before
Os operadores "after" e "before" são ótimos para filtrar resultados por data. Use "after:[data]" para encontrar resultados publicados depois de uma data específica e "before:[data]" para resultados anteriores à data especificada. Por exemplo, "react router before:2020" mostrará tudo sobre React Router antes de 2020.
No exemplo abaixo, "react router after:2020" mostrará frameworks lançados após 2020.
6. Use Define
Para obter rapidamente a definição de um termo, use "define:". Isso é útil para termos técnicos que você não conhece. Por exemplo, "define" mostrará a definição de API diretamente nos resultados da pesquisa.
7. Série de Números
Para pesquisar algo relacionado a datas ou intervalos de números, use "..". Por exemplo, "react versions 2017..2023" mostrará resultados sobre versões do React lançadas entre 2017 e 2023. Isso é muito útil para quem trabalha com estatísticas e finanças.
8. Pesquise em um Site Específico
Para encontrar informações dentro de um site específico, use "site:[url]". Por exemplo, "site.org API reference" buscará referências de API no site do Next.js. Isso é útil quando você lembra vagamente onde leu algo, mas não o local exato.
9. Operadores OR e AND
Os operadores OR e AND ajudam a filtrar resultados relacionados a múltiplos termos. O OR (ou |) busca resultados que contenham pelo menos um dos termos, enquanto o AND busca resultados que contenham ambos. Por exemplo, "javascript | typescript" encontrará resultados que mencionem um dos dois.
No exemplo abaico com o uso do AND em "javascript AND typescript" encontrará resultados que mencionem ambos.
10. Use o Google como Calculadora
Você pode usar a barra de pesquisa do Google como uma calculadora. Basta digitar o cálculo que você precisa e o Google irá resolver para você. Por exemplo, "5*7/2” mostrará o resultado diretamente.
Artigos Recomendados
Abaixo estão alguns artigos que estudei para poder escrever este artigo, neles há mais exemplos de atalhos de pesquisa que poderão te ajudar a aprimorar suas habilidades de pesquisa no Google. Boa sorte e ótimos estudos! 🚀
- 20 Google Search Tips to Google Like a Pro
- How to Google It Like a Senior Software Engineer
- How to Search Google Like a Pro
Você já conhecia algum dos atalhos acima? Conhece algum que não está no artigo? Compartilhe comigo suas ideias! Feedbacks são sempre bem-vindos. Até mais, coders! 👨💻👩💻
Top comments (2)
Muito massa, Tássio! Fico aguardando o próximo artigo!
Obrigadão, mano! Já estou estudando e fazendo anotações para o próximo artigo✨