DEV Community

Cover image for Guia de Infraestrutura de TI
Beatriz Oliveira for Sysadminas

Posted on • Updated on • Originally published at Medium

Guia de Infraestrutura de TI

Quando começamos a pesquisar sobre infraestrutura de TI, é comum encontrarmos muitos conceitos e informações, e é normal não saber qual tipo de conteúdo consumir, principalmente pelo alto volume de dados. Isso certamente dificulta o processo de quem quer entender quais habilidades um profissional de Infraestrutura de Tecnologia da Informação precisa ter.

A dificuldade em compreender tais habilidades acontece porque essa área é bem ampla, devido à atualização constante na tecnologia, que vem ocorrendo rapidamente ao longo dos anos. Muitos aspectos mudaram e evoluíram, e alguns exemplos disso são os modelos de centro de processamentos de dados. Antigamente, as aplicações eram armazenadas em CPDs (Centro de Processamento de Dados) pequenos, depois vieram os Data Centers On-Premisses mais robustos, e agora temos diversos provedores de serviços em nuvem (ou cloud, em inglês). Além disso, para provisionar ambientes, os virtualizadores foram e ainda são muito utilizados. Contudo, nos últimos anos, surgiu o conceito de "containers/docker" como uma evolução e, junto a ele, surgiu a abordagem de microsserviços para auxiliar as empresas a quebrar seus monólitos e a transformá-los em aplicações cada vez mais escaláveis e distribuídas.

Além do mais, ainda há as boas práticas e metodologias como o ITIL, mais antigos no mercado e ainda muito presente nas companhias, mas também vemos um movimento muito forte de adesão à cultura DevOps e à disciplina SRE (Calma! Explicaremos todos esse acrônimos - sabemos que existem vários na área de tecnologia).

Somado a isso, muitos dos termos, conceitos, estudos, cursos e certificações para quem quer entrar nessa área estão em inglês, como você deve ter percebido.

Então, como estudar todas essas metodologias que ainda estão juntas e misturadas sem se perder?

É isso que esperamos esclarecer ao longo desse material, passando por todos os tópicos que achamos importante que você conheça, para entender como tudo foi evoluindo e como tudo pode se encaixar no seu dia a dia, com uma leitura fácil e, além de tudo, em Língua Portuguesa.

O que é infraestrutura de TI?

A área de infraestrutura tem uma responsabilidade muito grande dentro das empresas, porque é justamente esse time que dá suporte para as aplicações em produção, é ele que sustenta o negócio da companhia. Por isso, se você, assim como nós, pensa em escolher essa área, é importante ter conhecimento sobre as tecnologias utilizadas no ambiente que você sustenta e também sobre o negócio em que sua empresa atua. Tudo que essa área faz pode impactar diretamente o cliente final, portanto, é muito importante criar arquiteturas de soluções que sejam sustentáveis, escaláveis e seguras.

Alinhando as expectativas

É importante ressaltar que você não precisa ter todos os conhecimentos abaixo para começar na área. Estamos apenas listando alguns conceitos e ferramentas que estão presentes em nosso dia a dia de trabalho e que são utilizados por diversas empresas na atualidade. Apesar de trabalharmos na área, não somos fluentes em todos estes tópicos, mas buscamos absorver cada um que ainda não sabemos e também aperfeiçoar os que já dominamos.

Neste guia, abordaremos os seguintes temas:

  1. O Centro de Dados;
  2. Proteção de Dados;
  3. Software Livre e Software Proprietário;
  4. Sistemas Operacionais;
  5. Aplicações e Aplicativos;
  6. Hardware - Servidores e Armazenamento;
  7. Redes;
  8. Virtualização;
  9. Containers;
  10. Dados & Informações;
  11. Banco de Dados;
  12. Computação em nuvem;
  13. Observabilidade;
  14. Conceitos de DevOps e SRE;
  15. Segurança da Informação;
  16. Infrastructure as Code;
  17. Inteligência emocional;
  18. Considerações Finais.

Cada capítulo contém a definição dos conceitos, links de apoio, sugestões de materiais para leitura e também sugestões de certificações relacionadas ao tema.

Esperamos que você goste do conteúdo e que, ao final da leitura, tenha aprendido um pouco mais desse mundo pelo qual somos fascinadas.

Por fim, gostaríamos de agradecer à Ana Cecília Accetturi pelo apoio na revisão linguística e à Aline Oliveira pela revisão técnica de todo o conteúdo que está presente aqui no dev.to, no Medium e no formato ebook.

Com carinho,
Bia e Mari

Top comments (0)