DEV Community

loading...
Sysadminas

Coletando métricas do docker com o metricbeat

thebeaoliveira profile image Beatriz Oliveira ・3 min read

Você com certeza já deve ter ouvido falar em docker, pois atualmente é uma tecnologia que está sendo super utilizada no mercado de tecnologia, porém para quem ainda não conhece, vou detalhar aqui um pouco do que se trata, como ela pode te ajudar no dia a dia e como é possível monitorar ele utilizando o Metricbeat.

O que é Docker?

O docker é uma plataforma open source que foi criada pela Google. O foco principal do docker é garantir mais facilidade no processo de criação, teste, implementação e manutenção de ambientes isolados, tornando mais fácil e segura a disponibilização de sistemas para o usuário.
Levando em consideração que o docker é uma tecnologia que nos permite escalar aplicações de maneira fácil e rápida, devemos sempre pensar em como estar de olho nele em todos os momentos, pois se algo de errado acontecer com ele, as consequências podem ser muito grandes para o seu ambiente e consequentemente para o seu cliente.
Uma das tecnologias que podem nos ajudar a ter visibilidade de métricas do docker é o metricbeat da Elastic. 

O que é o Metricbeat?

O Metricbeat é um agente da Elastic responsável por coletar métricas de sistemas e enviar para o Elasticsearch, ele possui vários módulos e um deles é o de docker, atualmente ele é compatível com os sistemas operacionais Linux, Windows e Mac.
Com ele você pode ter visão das principais métricas do docker, como CPU, Diskio, memória, rede, container e healthcheck por exemplo.

Como começar a utilizar?

  • Você precisará ter o docker rodando em um servidor, para isso basta executar o seguinte comando (no sistema operacional Ubuntu):

sudo apt install docker.io

  • Além disso, você precisará ter o Kibana e o Elasticsearch funcionando corretamente em outro servidor, se você ainda não tem, recomendo que siga os passos desse artigo para executar a instalação e configuração.

  • Instale o metricbeat no servidor que o docker está funcionando e habilite e módulo do docker utilizando o comando abaixo:

sudo metricbeat modules enable docker

Por fim, você terá várias métricas incríveis do seu ambiente operacional de docker de uma maneira fácil e intuitiva como a da imagem abaixo que foi extraída da demo do Elastic Stack.

Alt Text

Para conhecer mais sobre esse produto, acesse o site da Elastic.

Discussion

pic
Editor guide