DEV Community

loading...
Cover image for Primeiros passos com Git

Primeiros passos com Git

Stanley Gomes
Developer passionate about technology.
・2 min read

O que é o Git?

Hoje o assunto é GIT. O Git é a melhor ferramenta para gerenciamento e versionamento de código e também a mais utilizada atualmente.

Não importa se você é desenvolvedor Javascript, Java, Python ou C++, com certeza você vai precisar utilizar o Git. Meu objetivo neste post é mostrar o básico de Git (publicando o primeiro commit) para quem está começando na área de desenvolvimento.

Alt Text

Por que usar o Git?

Vamos direto ao ponto: as duas principais facilidades oferecidas para quem está começando com Git é salvar seu código em um servidor na nuvem e o controle de versionamento de todas as alterações feitas nele.

Alt Text

Você já deve ter ouvido falar do github, bitbucket ou do gitlab. Estes são serviços de empresas que hospedam as versões dos códigos dos seus projetos utilizando a tecnologia do Git.

Com o seu código hospedado em um servidor, você tem a garantia de um backup, caso aconteça algo com seu computador e também pode compartilhar esse código para que outras pessoas possam trabalhar nele.

Já o versionamento de código te garante uma rastreabilidade das mudanças que foram feitas com o tempo, possibilitando também que você desfaça o código que você desenvolveu com facilidade.

O primeiro repositório

Antes de mais nada, você precisa criar um repositório (que nada mais é do que um projeto). Escolha uma pasta do seu computador.

mkdir meu-projeto
cd meu-projeto
git init
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Quando você cria um repositório em um dos serviços apresentados anteriormente, eles fornecem uma URL para hospedar seu projeto. Nesse momento, vamos adicionar a URL do projeto no repositório local.

git remote add origin http://urlDoServico.com/seuProjeto
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

O próximo passo é adicionar seus arquivos dentro dessa pasta. Para em seguida, fazer o primeiro commit (que é forma como o git grava uma versão de alteração no seu código). Primeiro, vamos adicionar os arquivos que queremos commitar.

# adicionar todos os arquivos da pasta
git add .

# deixe uma mensagem que explique o que você desenvolveu
git commit -m "Criando meu primeiro commit"
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

O último passo agora é enviar o código para o repositório online.

git push origin master
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Este é apenas o começo. O Git oferece diversas possibilidades, as quais abordarei em próximos posts.


Se você gostou, me segue para novos posts e deixa o like nesse post.

Obrigado pela leitura! Espero que possa ter ajudado. 🚀

Discussion (0)