DEV Community

Cover image for Entrega ágil com Scrum
Stanley Gomes
Stanley Gomes

Posted on • Updated on

Entrega ágil com Scrum

Pessoal, hoje vou "falar" um pouco sobre metodologia ágil. Vantagens, motivação e aplicação. Mais especificamente sobre o Scrum. Vamos direto ao ponto.

O Scrum é um framework gestão de projetos, fundamentalmente construído com base em experiências adquiridas durante o próprio processo de desenvolvimento. Ou seja, as demandas, pessoas e prioridades são construídas com base em decisões passadas e aprendizado.

Ciclo Scrum

Esta característica é marcante devido ao foco de aplicação do scrum em projetos com incerteza ou pouco conhecimento do produto final. Sendo assim, a equipe scrum deve estar sempre apta a trabalhar em um ambiente de constante mudança.

O scrum também sugere a participação constante do cliente na construção do produto desde o início, fornecendo feedbacks constantes em ciclos previamente definidos.

Cerimônias e Termos

São vários os termos utilizados no Scrum. Dentre eles, podemos destacar alguns principais. Como dito anteriormente, o scrum trabalha em ciclos definidos e estes ciclos são compostos de etapas recorrentes.

Tudo começa com a definição de tempo de ciclo de tarefas, conhecidas como Sprints. A cada Sprint é definido a lista de atividades a serem desenvolvidas e entregues no ciclo (o Sprint Backlog), numa reunião chamada Product Planning.

Daily Scrum

Durante a fase de desenvolvimento, em cada ciclo, é feita uma reunião diária conhecida como Daily, na qual a equipe fica de pé e cada integrante comenta de forma breve sobre o status do andamento da suas atividades.

Logo ao final da Sprint, é realizada uma reunião que reune dois conceitos do scrum (Sprint Review e Sprint Retrospective) com a finalidade de revisar o que foi feito, entender o que deu certo ou errado e fazer alterações no Backlog de atividades do produto, se necessário.

Papéis

As equipes que trabalham com o Scrum são pequenas e tem papéis bem definidos. Existe o Product Owner, que é o responsável pela entrega do produto ("Dono do produto"). Já o Scrum Master lida com a manutenção do Scrum, reuniões e comunicação e fluidez de trabalho do time. Por fim, a equipe também conta com os desenvolvedores do produto.

Scrum master

O Product Owner (PO) também é responsável pela gestão do Product Backlog e priorização do que é mais importante.

O Scrum é amplamente utilizado em ambientes de desenvolvimento de software, porém, ele pode ser adaptado para desenvolvimento de produto em geral, principalmente em projetos de alta complexidade, pelo fato de fazer entregas rápidas, baseadas em feedback do cliente e aprendizado constante.


Se você gostou, me segue para novos posts e deixa o like nesse post.

Obrigado pela leitura! Espero que possa ter ajudado. 🚀

Discussion (0)