DEV Community

Cover image for O que é experiência de usuário?

O que é experiência de usuário?

#ux

Presente em vários lugares, desde outdoors, slogans de empresas, palestras e até mesmo em nomes de cargos profissionais, a experiência de usuário é sem sombra de dúvida o tema mais abordado nos dias de hoje. E não é para menos, à medida que a tecnologia vem ganhando mais espaço em nossas vidas, como usuários nos tornamos cada vez mais dependentes e exigentes.

Mas você sabe o que é essa experiência de usuário que todo mundo está falando? Como usar? E o que consiste ela?

Pois bem, a experiência de usuário nada mais é que um termo muito utilizado para sintetizar toda a experiência de um usuário com um produto digital, seja software, aplicativo ou página na internet. Ela está contida dentro do Design Centrado no usuário (DCU), que por sua vez está contida dentro da Interação Humano-Computador (HCI) e a usabilidade.

Alt Text

De acordo com Garrett, citado por Preece no livro Design de Interação, todo produto que é usado por alguém envolve uma experiência de usuário. Logo podemos dizer que a experiência do usuário engloba todos os comportamentos, atitudes e emoções da pessoa em relação ao produto, sistema ou serviço que oferecemos a ela.

Nessa mesma ideia, Travis Lowdermilk em seu livro Design Centrado no Usuário para projetistas mobile, define o termo User Experience, ou experiência de usuário como:

“Um termo para sintetizar toda a experiência como produto de software. Ela não engloba somente as funcionalidades, mas também o quanto um aplicativo é cativante e agradável de ser usado”.

Sendo assim podemos concluir que este termo não se aplica a um cargo profissional e nem pertence ao profissional designer, por dois motivos:

1. Quem cria a experiência de usuário é o próprio usuário, não você!
Sim você leu certo, você não pode criar a experiência do usuário, ora se UX engloba toda experiência de uma pessoa com o seu produto, a experiência do usuário depende de fatores externos, que são inerentes ao designer, você até pode com as devidas técnicas projetar uma determinada experimentação para o usuário, mas somente o próprio usuário irá construí-la.

2. Isso não é tarefa de uma pessoa só
Construir boas experiências de usuário requer sujar as mãos o tempo todo e do time inteiro que está desenvolvendo o produto. Um dia ouvi em uma conferência que fui: “UX é igual louça suja, sempre vai ter para limpar, quando tu termina, daqui a pouco já tem mais para lavar.” Agora imagina toda essa responsabilidade em cima de um ou dois do time? Você desenvolve o produto que o usuário vai consumir? Então você também é responsável por esta experiência.

Referências bibliográficas

  • O’REILLY. Design Centro no Usuário: um guia para o desenvolvimento de aplicativos amigáveis. São Paulo: Novatec Editora, 2013.
  • PREECE, Jennifer; ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen. Design de interação: além da interação humano-computador. Tradução: Isabela Gasparini. 3.ed.Porto Alegre: Bookman, 2013. Letícia Tôrres Leite Adolphs Front-end Developer. Passionate about human-centered design, user experience and usability

Top comments (0)