loading...
Cover image for Nós Existimos

Nós Existimos

shebangbash profile image Nat ・3 min read

Hoje eu não vim aqui escrever sobre tecnologia, me programei semanalmente para publicar algo por aqui mas não queria iniciar falando sobre alguma ferramenta de deploy por exemplo.

Hoje quero falar um pouco das pessoas como eu, das pessoas com autismo.

OBS: Esse texto é sobre a minha experiencia

Nós existimos!

Quero compartilhar com vocês algumas coisas sobre nós.

O autismo é um problema psicológico. Mentira!

Somos diagnosticados quando criança, ou não, existem vários graus de autismo e a única forma de descobrir é por observação.

Uma coisa de cada vez.

Sim, por favor, sabemos que algumas pessoas conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo, falar diversos assuntos em uma rodada de cerveja. Mas não é o meu caso e nem o caso de muitas pessoas (sejam elas autistas ou não).
Eu sempre tive muitas dificuldades de fazer várias tasks ao mesmo tempo, ou várias tasks na mesma sprint e quando não conseguia entregar eu ficava extremamente frustrada duvidando da minha própria capacidade.

Nós não vivemos no nosso próprio mundo.

Somos capazes de nos comunicar e nem sempre somos pessoas extremamente fechadas (eu por exemplo não sou), as vezes sim, temos diversos problemas de sociabilidade mas podemos viver normalmente. Nós temos muita empatia!
Talvez nossos meios de conexão sejam através de uma outra porta da qual você está acostumado a entrar e sair.

Demonstrações de afeto.

Hoje eu sou uma pessoa casada, mas não demonstrar carinho não significa que não sentimos. Eu por exemplo sempre tive baixa tolerancia a frustação, ainda tenho algumas dificuldades com a comunicação inclusive com o meu marido (ainda mais agora vivendo em outro país). Ou seja, somos pessoas sensíveis, mas talvez você não estejam acostumados como nós nos expressamos.
Não existe nenhum motivo para nos afastarmos das pessoas, mas não esqueçam que somos sensíveis, relações sociais geram muita ansiedade e nem queremos alguém que fique nos tocando ou gritando.

Não somos gênios!

O que eu já vi e ouvi de pessoas falando que pessoas com autismo são extremamente inteligentes, gênios da matemática por exemplo. Acontece que temos capacidades diferentes, eu por exemplo, lembro de praticamente tudo o que me falam ou o que eu leio, decoro números de placas, porém tenho dificuldades enormes com escrita e julgar verbos. Podemos sim ter domínio em UMA habilidade específica! Eu por exemplo, desde criança adoro desenhar e tocar e ouvir músicas, mas se vocês não soubessem disso iriam associar o autismo com o fato de eu ter cursado faculdade de física.
Mas não esqueçam que existem diversos tipos de intêligencia e cada pessoa desperta-se em uma.

Coisas associadas.

São elas: transtornos de ansiedade, ansiedade de separação, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), tiques motores, episódios depressivos e comportamentos auto lesivos, transtornos de déficit de atenção e hiperatividade, deficiência intelectual, déficit de linguagem, alterações sensoriais.

ISSO NÃO NOS IMPEDE DE NADA OK? OS TRATAMENTOS SÃO AMPLOS E CADA PESSOA, E CADA GRAU RESPONDE DE UMA MANEIRA.

E qual é a ligação disso com a nossa área de tecnologia.

De tantos falarmos sobre diversidade e inclusão, isso é pra quem? É para todos?
Eu sou uma mulher negra, tenho perda auditiva por causa de uma doença genética e sou autista. Apesar de poder me incluir em outros recortes eu ainda faço parte desse o qual escrevo também.

Vocês já pensaram que os ambientes em que vocês trabalham não são inclusivos para as pessoas autistas?

Nós podemos e nós vivemos em sociedade como qualquer outra pessoa, sejamos todos nós facilitadores para que autistas também possam ingressar e se manter em uma carreira de Tecnologia.

Obrigado pela atenção.

Posted on by:

shebangbash profile

Nat

@shebangbash

Quality Engineer at @Ansible by @RedHat | #OpenSource | Diversity and Inclusion | #BlackTech ✊🏾| Autist | They/Them

Discussion

markdown guide
 

Hi @natops ,
I can't speak portuguese but speaking french and spanish, I was able to understand your text.
Thanks for speaking out about mental health questions, the more people do it the better!

PS: I would add the tags #mentalhealth #portuguese to your post to help people find it.

 

This link has in English
dev.to/natops/we-exist-58gj

Thank you so much for the tips ♥ ️