DEV Community

Cover image for Como eu gerencio o meu tempo.
Nana
Nana

Posted on

Como eu gerencio o meu tempo.

Muitas vezes eu me perguntava se o dia poderia ter 48hrs ou se eu estava fazendo tudo errado com a minha vida pra não ter tempo pra nada...

A questão de como eu deveria gerenciar o meu tempo veio a tona quando eu fiquei quase 4 anos sem tirar férias direito e eu só me sentia cansada. Além de várias questões familiares e psicológicas resolvi parar um final de semana e decidi me conhecer melhor e desde então consegui chegar numa metodologia que funcionasse pra mim.

O que você precisa saber

Antes de seguir com o texto gostaria de te informar algumas coisas e a primeira é, eu sou uma pessoa autista e tendo a me desvirtuar rapidamente do que eu estou fazendo a não ser que seja algo que me chame muito a atenção. E a segunda coisa é que provavelmente isso não funcione para todas as pessoas.

Como você consegue dormir 8 horas por dia?

Então, hoje eu sou uma pessoa que prioriza muito a saúde e o auto cuidado (porque a idade vem chegando né hehe).

Explicando um pouco sobre a minha rotina, geralmente eu levanto entre 7:00 e 07:30 da manhã, preparo aquele cafezinho e estudo inglês por mais ou menos uma hora, lá pelas 08:30 eu começo a trabalhar e vou até mais ou menos umas 17:30. Importante frisar que aqui na Irlanda, diferente do Brasil, geralmente não fazemos aquela uma hora de almoço.

E depois do trabalho? Bom, separo entre uma hora e uma hora e meia para estudar as coisas da faculdade, e depois disso, ainda saio pra caminhar. Ainda de quebra troco uma ideia com algumas pessoas.

Isso tudo encerra por volta das 23horas, ressalvo de algumas excessões como algumas reuniões de projetos que participo e na sexta, porque sexta presto mentoria e porque é sexta. 😬

E os finais de semana eu faço absolutamente nada, eu dedico os fins de semana pra mim e pro marido. 😁

O que eu acho importante e quais as vantagens que tenho

"Não é que você não tenha tempo, só não é prioridade agora."

Até eu chegar no método que uso hoje eu errei muitas vezes, já priorizei coisas erradas e por ai vai. Quando eu gerenciava mal o meu tempo eu tive além de vários empecilhos no dia a dia (ex. esqueci de ir numa consulta e de fazer trabalho na faculdade) além de estresse e muitas noites sem dormir, porque eu estava fazendo o que eu deveria ter feito durante o dia. Por isso eu acho importante ter um bom gerenciamento de tempo, para que essas coisa não voltem a ocorrer.

Sobre as vantagens: hoje eu consigo ter mais tempo livre para poder praticar os meus hobbies ou fazer absolutamente nada, eu me sinto uma pessoa muito mais produtiva e com mais foco, eu vejo que realizar os meus objetivos não se tornou algo impossível e claro hoje eu sou uma pessoa muito menos estressada e sem aquela sensação de sobrecarga.

O meu planejamento

Primeiro eu olhei para onde eu estava e aonde eu queria chegar e a partir disso defini as minhas metas e os meus objetivos, dei-me prazos e tornei tudo isso em tarefas. Depois que eu transformei tudo em tarefas eu as dei prioridades, quais eram mais importantes finalizar primeiro e quais não.

Para qualquer atividade que eu estou fazendo, como por exemplo, escrever esse texto eu uso pomodoro, cada pomodoro com 25 minutos, cada ciclo tem um intervalo de 5 minutos e a cada 4 ciclos tem um intervalo de 20 minutos.

Diminuir as distrações como o celular e também manter o seu ambiente de trabalho/estudo organizado ajuda muito.

Ferramentas que utilizo

  • Planner: sim gente, eu utilizo um planner para fazer anotações diarias e de reuniões.

  • Notion: acho ele excelente para organizar os posts no site, também utilizo o Notion para planejar os conteúdos que compartilho.

  • Focus to-do: eu tentei utilizar o todoist mas, o focus todo além de conseguir colocar as minhas tarefas (faculdade, cursos, dia a dia) ele também tem um pomodoro e gera um gráfico sobre quanto tempo eu consegui me dedicar para as tarefas.

  • Google Calendar: centralizo todos os meus calendários (pessoal e trabalho) em um calendário que é a ferramenta que no fim mais me ajuda durante o dia a dia.

  • Calendly: utilizo a versão free do calendly, onde eu ponho os meus horários livres para poder ajudar as pessoas que eu mentoro e ajudo de alguma forma, ele gera um link com esses horários disponíveis e as pessoas podem agendar horários ali e vai direto para o meu google calendar.

Então é dessa forma e com essas ferramentas que eu consigo gerenciar o meu dia a dia, espero que eu tenha conseguido mostrar para vocês e também espero que ajude vocês de alguma forma. E qualquer dúvida ou sugestão é só entrar em contato.

Discussion (3)

Collapse
lucasdevoliveira profile image
Lucas Oliveira

Quando você diz: "centralizo todos os meus calendários (pessoal e trabalho)", você esta usando 2 e-mails tanto pessoal quanto profissional no mesmo calendar? (queria isto! uehuehue) ou você adiciona as paradas pessoais no e-mail pessoal(ou inverso)?

Collapse
shebangbash profile image
Nana Author • Edited on

Oi Lucas.
Sim, eu compartilho o calendário do trabalho com o meu calendário pessoal e fica tudo em um só, acho que é possível apenas entre calendários do google.
Nas configuraçoes no calendário tem a opçao de adicionar calendário e depois voce faz um "subscribe" do seu calendário do trabalho por exemplo e pronto :)

Collapse
guiggs13 profile image
Guilherme Rocha

Excelente texto. Parabéns e obrigado!!