DEV Community

loading...
Cover image for 6 bibliotecas Javascript para criação de gráficos

6 bibliotecas Javascript para criação de gráficos

Henrique Marques Fernandes
I'm a passionate unicorn full-stack web developer!
Originally published at marquesfernandes.com ・3 min read

Procurando por bibliotecas para renderizar gráficos e visualizações? Separei 6 bibliotecas que vão te facilitar na criação de gráficos bonitos e interativos.

Data-Driven Documents – D3.js

Image

D3.js

D3.js é provavelmente uma das bibliotecas mais famosas da atualidade, utilizada em mais de 100k sites. Sua linguagem é bem próxima do jQuery e possuí uma gama enorme de gráfios e visualizações facilitando a vida de quem deseja criar gráficos usando HTML, CSS e SVG. Um ponto negativo é sua performance em navegadores mais antigos.

Sites que utilizam D3.js:

  • NYTimes
  • Uber
  • Weather.com

Google Charts

Image

Google Charts

Google Charts possuí vários gráficos pré-feitos como gráficos de barra, gráficos de calendário, gráficos de área, gráficos geográficos, gráficos de setores circulares e muitos outros gráficos multifuncionais, além de permitir a criação de gráfios mais simples.

Altamente customizáveis, os gráficos são representados usando HTML5 ou SVG que oferecem compatibilidade de navegador e portabilidade de plataformas. O Google Charts usa o VML para suportar versões mais antigas do navegador do Internet Explorer, utilizado atualmente por mais de 30k sites.

Chart.js

Image

Chart.js

Chart.js é amado por sua simplicidade e objetividade, possuí uma ampla seleção de gráficos e exemplos. Compatível com navegadores antigos como IE7 e IE8 pelo uso de polyfill e responsivos por padrão. Por sua natureza opensource possuí uma comunidade ativa e muitos tutorias/exemplos disponíveis, usado em mais de 100k sites com certeza é uma biblioteca para se ter no seu arsenal.

Chartist.js

Image

Chartist.js

Similar ao Chart.js, oferece belos gráficos responsivos. Renderizados em SVG, podem ser customizados utilizando CSS e contam com uma ampla comunidade auxiliando seu desenvolvimento, funciona bem com navegadores modernos e pesa apenas 10kb.

HighCharts JS

Image

Highcharts

Uma das bibliotecas mais famosas para construir gráficos, extremamente flexível e com diversas animações pré-carregadas que levarão seus gráficos para outro patamar. Possuí ampla compatibilidade com navegadores e dispositivos, compatível até com o IE6, é renderizado em SVG e conta com alta performance.

 FusionCharts

Image

FusionCharts

Uma das bibliotecas de gráficos mais antigas da internet, está entre nós desde 2002. Ganhou popularidade por ser compatível com navegadores mais antigos (IE6) e por sua facilidade em receber dados (XML, JSON). Seus gráficos podem ser exportados para JPG, PNG e PDF.

Discussion (0)