DEV Community

Cover image for Suporte gratuito de até 10 anos e mais segurança com Ubuntu Pro
Sergio Merces
Sergio Merces

Posted on

Suporte gratuito de até 10 anos e mais segurança com Ubuntu Pro

A Canonical, empresa desenvolvedora e mantenedora da distro Ubuntu, passou desde 2022 a oferecer um serviço de suporte sob assinatura, o Ubuntu Pro.

As distribuições LTS (Long Time Suport), lançadas a cada dois anos, sempre no mês de abril dos anos pares, regularmente têm prazo de cinco anos de cobertura de suporte para atualizações críticas de segurança, com essa nova modalidade o prazo de suporte passa a ser de dez anos.

Essa expansão amplia em até dez vezes o número de pacotes disponíveis nos repositórios oficiais; também otimiza as correções de vulnerabilidades.

A cobertura por mais tempo traz um alívio na pressão das equipes de TI do setor corporativo pela modernização do hardware ou mesmo de aplicações do sistema ou softwares de terceiros executados no ambiente Ubuntu.

Usuários domésticos podem se inscrever no programa e obter a cobertura do Ubuntu Pro para até cinco máquinas de uso pessoal, para isso basta seguir os passos abaixo:

  1. Abra o Atualizador de Programas e aguarde ele verificar as atualizações do sistema;

  2. Clique no botão Configurações;

  3. Acesse a aba Livepatch;

  4. Clique sobre o botão Anexar esta máquina, para que seu dispositivo seja elegível para a assinatura gratuita;

  5. Escolha Iniciar essa sessão;

  6. Role até o fim da página e pare na em Free for personal use;

  7. Faça o login no serviço do ** Ubuntu One**;

  8. Marque a caixa de autorização do serviço;

  9. Copie o token gerado;

  10. Cole o token na tela do Ubuntu Advantage;

  11. Fazer o login.

Caso encontre alguma dificuldade há informações na página que vão lhe ajudar, as versões LTS 20.04, 18.04 e 16.04 podem requerer alguns passos extras, mas podem ganhar o suporte estendido sem nenhuma restrição gratuitamente.

Você já usou ou está usando o Ubuntu? Qual versão LTS você tem mais familiaridade? Está pensando em usar uma versão antiga por mais tempo? compartilhe sua experiência nos comentários.

Top comments (0)