DEV Community 👩‍💻👨‍💻

Cover image for Entrando na carreira Dev
Ruan Sales
Ruan Sales

Posted on

Entrando na carreira Dev

Bem, muito se fala sobre o BOOM! das carreiras na área de Desenvolvimento de Software, seja com a facilidade de acesso a faculdades com cursos como Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão de TI, Sistema da Informação, grandes figuras no âmbito dos cursos Tecnólogos, bem como carreiras de Bacharel em Ciência da Computação, Engenharia da Computação e afins. De certo que a carreia de desenvolvimento é vasta e cheia de opções, mas aí se tem um questionamento.

“O que seria necessário para realizar uma inserção na área de maneira orgânica e sem muitos problemas?”

Bem neste artigo, iremos abordar alguns pontos a serem vistos e algumas ferramentas que podem ser úteis para essa inserção ou transição.

Setup (Computador/Celular)

Bem, em relação a um setup, ou estrutura/equipamentos propriamente dito, não há muita necessidade de preocupações em modo inicial, visto que à primeira parte da realização de qualquer curso na área de tecnologia tende a ser teórica, bastando então que tenha-se em mãos um dispositivo móvel ou um computador minimamente usável, com ao menos 4GB de Memória ram e uma conexão com a internet, o processamento em si da máquina neste nível, não fará muita diferença, mas vale salientar que a partir do momento que se entra na área de tecnologia, tende-se a preocupar-se mais com a qualidade dos equipamentos utilizados, mas deixemos isso um pouco mais para frente.

Se eu fosse opinar sobre uma máquina minimamente utilizável que atenda as necessidades em sua grande maioria aqui vai uma configuração simples, porém funcional:

  • Processador: I5 3570 (3ª geração da intel)
  • Memória RAM: 8GB (frequência 1333Mhz ou 1666Mhz)
  • Placa mãe: Qualquer marca desde que suporte o processador e as memórias
  • HD/SSD: No mínimo 500GB se for HD ou 256GB para SSD podendo ser híbrido, dando preferência à SSD pela velocidade
  • Fonte: Qualquer marca com 400W de eficiência
  • Periféricos: Mouse e teclado são de gosto pessoal, bem como um fone de ouvido ou Headset

Com um setup desses pode ter certeza que cobrirá 70% das necessidades a nível de estudos e até mesmo profissional, salvo se o caso seja de virtualização ou compilações pesadas de código, como por exemplo desenvolvimento Mobile ou Back-End com linguagens que dependam de compiladores pesados, como por exemplo Java.

Programas Básicos

Editor de códigos
Neste ponto é a hora que você começa a ter contato com editores de código, IDE's e a partir daí a sopa de letrinhas não para mais. Porém o que é importante levar em consideração é que um bom editor de código pode lhe trazer benefícios e até mesmo alavancar seus estudos, em virtude de recursos como auto-completar, dicas de códigos e afins.

A seguir irei comentar dois dos mais conhecidos e utilizados editores de código, ambos podendo ser utilizados para criação de qualquer aplicação, obviamente seus usos dependem muito mais do gosto do Desenvolvedor.

Sublime Text

Image description

O sublime-text é um editor de códigos simples e leve, que trás suporte a maioria das linguagens de programação, conta com diversos recursos visuais de syntaxe highlight (letras coloridas), para diferenciar o que são variáveis, funções, etc...

O mesmo é leve, como um simples editor de códigos, ele não possuí muitas personalizações finas, exceto mudança de tema, escolha de linguagem que será usada, modificação de fontes, tamanho de fonte e afins.

Visual Studio Code - VSCODE

Image description

O Visual Studio Code ou VsCode como é mais conhecido, é uma solução da Microsoft que serve como IDE, mais que um simples editor de códigos a ferramenta é poderosa, a nível de tecnologias suportadas, personalizações de temas, fontes, espaçamentos, ícones, além de ter um grande suporte a extensões, que facilitam a vida de todo e qualquer desenvolvedor, seja em que Stack (linguagem) ele esteja utilizando.

Sites úteis

A seguir iremos falar sobre os sites úteis que podem ser utilizados no início desta jornada, seguiremos com sites que trarão, ferramentas, bem como cursos que possam ser realizados para alcançar um conhecimento que facilite os estudos iniciais.

  • GitHub Este site é um dos mais utilizados pelos desenvolvedores, por trazer a facilidade de guardar seus códigos e projetos em repositórios que podem ser visitados e contribuídos por outras pessoas, desde que seja público, não há limites para quantidade de repositórios, não a ponto de se preocupar, já se for utilizar repositórios privados à uma limitação de quantos podem ser criados.
  • Meu Curso em Vídeo Este é um site onde você poderá com certeza iniciar seus estudos de maneira certa, sem medo de ser feliz, o Profª Gustavo Guanabara disponibiliza diversos cursos gratuitos desde lógica de programação à linguagens de Back-End como PHP e Java ou Front-End como Javascript. Emitindo certificados de acordo com créditos adquiridos por meio de compra, porém reconhecidos por ser um dos maiores professores de programação e conceituado na comunidade de desenvolvimento, o custo de emissão dos certificados são mínimos.
  • Udemy Udemy, aqui você tem uma plataforma completa, com milhares de cursos de todos os preços, incluindo gratuitos, valendo ressaltar que os cursos gratuitos, poucos emitem certificados, porém os pagos, que geralmente estão em promoção em valores que giram entre R$ 22,90 e R$ 37,90, você poderá encontrar milhares de cursos que estão sempre em promoção, para todos os gostos, seja de nível iniciante, intermédiario ou criando alguma aplicação específica.
  • Youtube Não se surpreenda com essa afirmação, no Youtube você poderá encontrar diversas pessoas a lhe ajudar com seus estudos, seja retirando dúvidas, desde ministrando cursos gratuitamente em temas e linguagens específicas. Os quais eu creio que tenham maior impacto neste início são os canais a seguir:
  • Curso em Video,
  • CFBCursos
  • DIO - Digital Innovation One Já quando falamos de pessoas com um pouco mais de conhecimento, após alguns meses de estudos, uma plataforma super recomendada é a Digital Innovation One, plataforma gratuita de Bootcamps, onde o indivíduo poderá ser integrado a processos seletivos de empresas, ou até bootcamps voltados para vagas que serão disponibilizadas em seu final para aqueles alunos com melhor desempenho. Vale salientar que todos os cursos, palestras ou oficinas realizadas na DIO emitem certificado que poderá ser colocado em seu LinkedIN, próximo site que iremos falar.
  • LinkedIN Aqui está nossa última indicação, mas não menos importante, o LinkedIN é uma Rede Social, voltada para o meio corporativo, empregabilidade, disponibilidade de perfis profissionais, ou seja, você após algum tempo de estudo, poderá colocar suas qualificações, cursos, bootcamps e afins, na plataforma a fim de montar um currículo digital que possa ser compartilhado com empresas que buscam qualificações e atividades com o seu perfil profissional. Vale salientar que nada impede a criação do seu perfil, mesmo que não esteja na área de desenvolvimento ou afins, afinal de contas a plataforma é justamente para fomentar o mercado e buscar profissionais, então fique a vontade para ir construindo seu perfil ao longo do seu tempo de estudo e formação.

Agradecimento

Foi um prazer contribuir mesmo que um pouco com o conhecimento que já me foi passado e hoje eu replico em auxílio aos iniciantes.

Deixo os comentários abertos para quem quiser, concordar ou discordar ou até simplesmente deixar sua opinião, para maiores dúvidas, podem me encontrar nas seguintes redes:

Top comments (0)

Join us at DEV

Want to join the conversation?

It's easy! Become a DEV member to follow this post, comment, and more.