A partir de hoje estou começando uma série sobre o que venho estudando sobre o LPIC-1 a fim de me preparar para o exame. Com isso, a intenção desta série - além de me preparar - é conseguir identificar o que compreendi e o que ainda falta eu compreender.
O que é o LPIC?
O LPIC (Linux Professional Institute Certification) é um exame para certificação linux que valida habilidades dos candidatos com manutenção em sistemas linux.
Existem 2 exames, o LPIC-1 e o LPIC-2, ambos abordam diferentes contextos de sistemas linux e o material para estudá-los é fornecido pelo próprio instituto.
LPIC-1
Para estar apto ao LPIC-1 precisa compreendar alguns temas no qual o próprio material são abordados, que são:
- Arquitetura de sistema: Entender sobre o Kernell linux, como o software se comunica com o hardware, onde ficam seus diretórios e arquivos além de saber identificar possíveis problemas durante execução e ter noções para realizar manutenção de alguma falha.
- Instalação Linux e Gerenciamento de Pacotes: Saber como se faz instalação do linux e de suas distribuições e gerenciar os pacotes que mantém o sistema operacional.
- GNU e Comandos Unix: O GNU é acrônimo recursivo (GNU's Not Unix) que seria um sistema operacional do tipo Unix open source. Os comandos Unix são programas - utilitários - que rodam através de linhas de comando via terminal - prompt de comando - e realizam instruções como criar pastas, navegar entre elas dentre outras muitas. Esses comandos são muito importantes para utilizar sistemas linux.
- Dispositivos, Arquivos de Sistemas Linux, Hierarquia Padrão dos Arquivos de Sistema: Criar partições e arquivos do sistema e realizar manutenções de integridade dos arquivos do sistema. Montar e desmontar (mount and unmounting) partições do sistema, gerenciar permissões e proprietários de arquivos e diretórios, conhecer os links simbólicos sabendo como mudá-los e criá-los. Encontrar arquivos do sistema e colocá-los nos lugares corretos.
Além dos temas abordados, é possível realizar exercícios prévios antes de realizar o exame, além disso, enquanto estuda é possível realizar testes para fixar compreensão.
Dicas
Existem alguns comandos que são perigosos de se executar na máquina local, pois fazem tarefas de desabilitar e habilitar módulos importantes do Kernell, podendo ser danosos. Caso - assim como eu - tenha curiosidade e queira executá-los, usar uma máquina virtual como o VirtualBox ou correlatos.
E o LPIC-2?
Não cheguei a ler o resumo sobre este material e como meu objetivo primário é o LPIC-1, vou deixar pra uma próximo.
Mas é possível conferir aqui.
Gostou do conteúdo?
Tem alguma dúvida sugestão ou correção?
Vou ficar feliz em saber!
Top comments (0)