Olá! Esse post é pra você que é iniciante em programação, está em transição de carreira ou mesmo pra qualquer pessoa. Mesmo. Vivemos uma época de venda de ilusões e esse post é para sacudir você de um possível transe provocado por esse mercado. Vem comigo.
Hoje em dia não é incomum encontrarmos posts na internet, em grupo, vídeos em tiktok (além das dancinhas), youtube, gente na twitch, o que for, vendendo ilusões, especialmente nas áreas de empreendedorismo e programação. Tem inúmeras revistas, inclusive, que falam sobre salários de programadores serem de 20k, empreendedores dizendo que o salário de dev chega a 5k em 6 meses, uma loucura. E é fácil sermos levados a acreditar nessas coisas, especialmente quando estamos começando numa carreira, pois é o que queremos escutar.
Muita gente fala essas coisas pra vender jornal, pra ganhar views, mesmo sabendo que não é real. Ou é?
Eu tenho um primo que ganha 9k dolares e é tech lead e não fez faculdade, logo, faculdade é inútil
Eu tenho um amigo que ganha 5k e começou na área há 4 meses, trabalha pra uma empresa americana
Eu tenho um sobrinho que fez um app e vendeu pra google e ficou podre de rico
Eu tenho uma conhecida que saiu do país sem faculdade, trabalha na alemanha e ganha em euro!
Muito provavelmente você já ouviu alguma dessas histórias de alguém... ou da própria pessoa, quando defendendo um ponto contra cursar uma faculdade ou insinuando que é fácil ganhar dinheiro na área com pouco esforço.
Essas histórias são mentirosas, são fake news? Não! Realmente, existem pessoas que venderam apps pra grandes empresas e ficaram ricas, existem pessoas que conseguiram auferir excelentes salários sem faculdade, em pouco tempo e certamente existem pessoas que saíram do Brasil para trabalhar fora sem ter concluído a universidade, eu tenho amigos e amigas inclusive que estão aqui em Portugal comigo, ganhando bem e sem faculdade.
Existe outro grupo de pessoas que propaga essas histórias e acabam praticando a venda de ilusão, até com boas intenções, porque conhecem esses exemplos. Às vezes elas são esses exemplos. Elas acreditam que é possível porque elas fizeram ou conhecem pessoas que fizeram. E, certamente, isso prova que é possível.
A diferença é que ser possível NÃO SIGNIFICA ser provável.
E essa diferença confunde muita gente: quem propaga e quem consome a informação. E isso se transforma em ilusão.
O que é possível? Possível é algo que pode acontecer, não tem uma contrapartida estatística... por exemplo, é possível que você seja atingido por um raio, que você ganhe na loteria... quando falamos que algo é possível, estamos falando em 0 ou 1. Logo, é possível ser atingido por um raio.
O que é provável? Provável é um termo usado para lidarmos com a chance de algo acontecer, tem uma contrapartida estatística, porque para definir se algo é provável ou não, é preciso dados. Por exemplo, existe 1 chance em 1 milhão de uma pessoa ser atingida por um raio. Logo, é pouco provável ser atingido por um raio. E probabilidade é uma faixa de valores, não 0 ou 1.
Ou seja, tudo que é provável precisa ser possível. Mas nem tudo que é possível, precisa ser provável. São coisas diferentes. Trazendo pro nosso mundo da programação:
- é possível ganhar 5k em 6 meses, mas quais as chances?
- é possível sair do país sem faculdade com programação, mas quais as chances?
- é possível ganhar um grande salário e atingir posições de liderança, mas quais as chances?
Repare que eu não estou te dando a resposta. Me faltam dados. O meu intuito aqui não é "advogar pro outro lado". Não é dizer: "façam faculdade", "façam concurso público", "façam isso ou aquilo". Não! Eu não vou dizer o que você vai decidir fazer pra sua vida.
Eu vou sugerir a pergunta que você precisa tentar responder ao ler histórias de sucesso:
É possível, mas quais as chances?
Top comments (1)
'Não é dizer: "façam faculdade"(...)'
Mas façam sim porque abre muitas portas pra quem não tem quem as abra.
Facilita visto de trabalho, dá a opção de ser estagiário e algumas empresas, até brasileiras, usam isso pra definir promoções!