DEV Community

Cover image for Por que empresas devem adotar o NodeJs?
Henrique Pomatti dos Santos
Henrique Pomatti dos Santos

Posted on

Por que empresas devem adotar o NodeJs?

Um número crescente de empresas em uma ampla ramificação de setores está rapidamente começando a perceber o valor que a tecnologia traz. Isso, é claro, resultou em um aumento na demanda por sistemas corporativos, desenvolvimento de aplicativos da web, mobile, etc.

Essa mudança também levou a um foco no Node.js. Porque? Porque o Node é uma das mais renomadas ferramentas utilizadas para o desenvolvimento de aplicativos corporativos e outras soluções semelhantes.

nodezão

Node.js é uma plataforma de desenvolvimento runtime baseada em JS a qual é ultrafina e leve. Ele executa o código JS além do navegador e serve JS em todos os lugares. Ele emprega módulos de terceiros para desenvolver aplicativos da Web ricos em recursos para empresas, devido à enorme aura que se manifesta ao seu redor.

A estrutura ganhou fama como um cidadão de primeira classe para construir aplicativos em tempo real, microsserviços e IoT para implementar a tecnologia push. Porém, a maioria das empresas prefere o NodeJS para o desenvolvimento de aplicativos móveis e da web.

Agora, antes de nos aprofundarmos nos benefícios precisos do NodeJS, permita-nos guiá-lo por algumas estatísticas convincentes sobre essa tecnologia bacana.

  • Os downloads do Node.js aumentam em pelo menos 40% a cada ano, independentemente da versão disponível.

  • Node.js é conhecido por ter sido uma das ferramentas mais antigas usadas por desenvolvedores full-stack em todo o mundo.

  • Mais de 40 por cento dos aplicativos são desenvolvidos usando Node.js.

  • O Node.js oferece uma grande variedade de ferramentas, como bibliotecas, bancos de dados, etc., e estudos mostram que essas ferramentas são usadas todos os dias por desenvolvedores em todo o mundo.

Agora que vimos os números que demonstram a popularidade do Node.js, vamos explicar exatamente o que o torna um ecossistema JavaScript tão procurado.

  1. Escalabilidade e desempenho: Node.js, que é baseado runtime do Google Chrome V8, pode ser usado em uma variedade de sistemas operacionais. Além do mais, o Node.js recebe regularmente atualizações importantes que buscam aprimorar ainda mais o desempenho do ambiente do Node.
    E, há mais: uma vez que o design do Node.js é orientado para a ocasião e único, o Node.js pode gerenciar de forma fácil e eficaz várias associações simultaneamente. Além disso, graças a ferramentas como o processo PM2, o gerenciador Node.js lida facilmente com processos como monitoramento, otimização e implantação de Node.JS.

  2. Desenvolvimento de aplicativos cross-platform: Graças a aplicativos como Electron, NW.js, etc., os desenvolvedores podem construir facilmente aplicativos de desktop de plataforma cross com Node.js. Isso ocorre porque o Node permite que o código seja reutilizado em diferentes navegadores e plataformas de sistema operacional compatíveis, como macOS, Windows, Linux, etc. Aplicativos de plataforma cross e de desktop baseados em js não exigem proficiência em C#, Objective-C, etc.

  3. Desenvolvimento acelerado: se há uma coisa que qualquer empresa que opera no mercado moderno sabe é que o momento certo pode fazer toda a diferença no mundo. No contexto do desenvolvimento de aplicativos corporativos, isso se traduz na necessidade de cronogramas de desenvolvimento rápidos e tempo de colocação no mercado, e o Node.js pode ajudar nisso. Seus inúmeros recursos tornam a programação muito mais fácil, permitindo que os desenvolvedores acelerem consideravelmente o processo de desenvolvimento e levem o aplicativo ao mercado.

Aí está, senhoras e senhores, uma rápida visão geral de quão popular é o ambiente de servidor de plataforma cross Node.js e alguns dos muitos, muitos motivos que continuam a impulsionar a demanda por esta ferramenta de código aberto.

É uma ferramenta útil que visa permitir o desenvolvimento contínuo de aplicativos da web por meio de recursos e funcionalidades, como sua arquitetura de microsserviços, escalabilidade, etc, que permitem não apenas o desenvolvimento rápido de aplicativos, mas também ajudam a reduzir o tempo de desenvolvimento e possibilita uma redução de custos também!

Top comments (0)