DEV Community 👩‍💻👨‍💻

Cover image for Primeira semana - Ignite
Ingryd Rios
Ingryd Rios

Posted on

Primeira semana - Ignite

Enquanto tento absorver os conselhos valiosos que escutei hoje na mentoria com Robson Marques, CEO da Rocketseat, resolvi documentar minha experiência durante a primeira semana do Ignite.

Para contexto, estou estudando programação há 6 meses, venho da área de humanas e mesmo na minha vida pessoal, me sentia muito distante da área de tecnologia. Posso dizer que a chave virou quando entendi que as barreiras entre essas áreas estão desmoronando com velocidade a cada dia. Foi, e ainda é, um processo árduo me sentir completamente parte dessa comunidade que no meu imaginário era tão distante. Com 27 anos e estudando por conta própria, não é como se eu estivesse em uma turma de calouros na faculdade. Imagino que a sensação esteja mais próxima de saltar de paraquedas em um lugar desconhecido.

Com a missão de entender como esse ecossistema funciona e dar um passo a mais nos meus estudos, decidi me inscrever na trilha ReactJS do Ignite, um treinamento com foco em aceleração e alinhamento ao mercado de trabalho. Após uma semana especialmente conturbada na minha vida pessoal, posso sentar com calma e refletir sobre as horas de estudo que foram, inclusive, reconfortantes.

Logo soube que tinha tomado a decisão certa ao ver que no primeiro capítulo o conteúdo atendia minhas expectativas. Eu estava em um momento onde sentia saber algumas coisas técnicas e práticas, mas precisava de mais desafios para ver crescimento. Colocar as mãos em ferramentas que me ajudam a mexer com tecnologias que não me assustam mais era o que eu precisava.

Acredito que o treinamento ser dividido em capítulos e cada capítulo ser dividido em aulas que vão direto ao ponto da forma mais didática possível, é o que deixa a nossa organização mais fácil e o foco menos perdido. Ainda sinto uma certa timidez quando tenho alguma interação na comunidade no Discord, mas posso confirmar que assistindo aos vídeos do treinamento me senti uma colega de trabalho.

Os vídeos, o desafio e especialmente a mentoria com o CEO me fizeram perceber, por fim, que estou no lugar certo, pelo menos por enquanto. Tenho muito a crescer, mas os próximos passos mais me animam do que assustam. Me sinto mais tranquila em ter todo o suporte dessa equipe e conhecer pessoas que estão na mesma estrada tentando alcançar a milha extra.

Como um desafio pessoal, tentarei escrever sobre conteúdos mais técnicos durante a próxima semana.

Top comments (3)

Collapse
 
eduardoklosowski profile image
Eduardo Klosowski

Espero que os estudos sejam proveitosos. Eventualmente alguma coisa vai dar errado, aproveite esses momentos para aplicar o que conheceu e conhecer mais a fundo, na próxima vez que algo similar ocorrer você vai conseguir resolver bem mais rápido.

Collapse
 
atulcodex profile image
🚩 Atul Prajapati 🇮🇳

it will much better if it's written in the English language ;)

By the way today I have learned about

Collapse
 
edergarbin profile image
Eder Garbin

Boa sorte nesta nova fase Ingryd! Estamos juntos no Ignite :)

🌚 Life is too short to browse without dark mode