E você pode estar fazendo isso errado
O trabalho remoto no Brasil era algo que pouquíssimas empresas do mercado de TI praticavam. Algumas permitiam o trabalho remoto de forma pontual, e a maioria rejeitava achando que o desenvolvedor produziria menos do que no escritório.
A pandemia chegou, o COVID está aí até agora e se tem uma certeza que aprendemos durante o ano de 2020 é que o trabalho remoto não será algo passageiro, e tende a aumentar cada vez mais.
É mais vantajoso pra empresa
Eu já vi empresas permitirem o trabalho remoto em troca de um salário menor. E isso não faz o mínimo sentido porque é vantajoso pra eles também.
Energia, água, aluguel… por mais que algumas forneçam ajuda de custos, grande parte do dinheiro dessas contas passa a sair do bolso do trabalhador. Óbvio que a empresa não vai pagar o seu aluguel, mas ela precisa de um escritório muitas vezes de um ou vários andares pra conseguir acomodar um bom número de funcionários.
Esses custos diminuem quando ela mantém os funcionários em casa e cria vagas rotativas em seus escritórios, que podem ter tamanhos bem menores. Em casa você gasta mais água, energia… coisas que antes você consumia da empresa passaram a sair do seu bolso. Isso permite à empresa ter budget pra contratar mais pessoas e, consequentemente, aumentar a produtividade.
Há quem diga que não, mas na minha experiência a produtividade do time aumenta e bastante durante o trabalho remoto. As pessoas se tornam mais focadas sem as distrações do escritório e precisam ser mais objetivas durante as famosas calls. As pessoas também são pressionadas a se tornarem mais independentes devido à sensação de estar sozinho, e isso faz com que elas evoluam profissionalmente.
É mais vantajoso para o profissional também
Duas horas ou mais de deslocamento. Se você trabalha em uma grande cidade, provavelmente vive ou conhece alguém que vive essa realidade.
Com o trabalho remoto, é como se você ganhasse uma parte da sua vida de volta. Aqui no Rio, por exemplo, eu demorava 1 hora e 40 minutos de casa até o trabalho. Era surreal e eu ainda precisava pegar duas conduções, o que significa que mesmo dormindo no ônibus, você ainda ia precisar acordar pra pegar o outro e tentar dormir de novo (eu só conseguia dormir no segundo).
Minha solução foi encarar os valores de imóveis do Rio e me mudar pra um bairro próximo à empresa. Minha qualidade de vida aumentou consideravelmente, mesmo morando em um apartamento pequeno, enquanto minha conta bancária ficou bastante chateada comigo.
Trabalhar de forma remota me permitiu morar no interior do Rio de Janeiro e continuar trabalhando pra uma grande empresa. A qualidade de vida aumentou ainda mais, porque sabemos que a vida no interior é bem mais tranquila, e a minha conta começou até a dar uns sorrisos de vez em quando.
Além disso, o equilíbrio entre a vida real e a vida profissional aumentam porque gastando menos tempo no trânsito, você tem mais tempo pra fazer o que quiser.
Porque você pode estar fazendo isso errado
Graças ao trabalho remoto repentino combinado à pandemia do COVID, nem todo mundo soube investir esse tempo extra e eu demorei bastante pra perceber onde estava errando:
As horas a mais são suas, não da empresa.
Na carreira de TI, a gente costuma ter um histórico de trabalhar além do normal pra entregar projetos mal estimados ou com prazos impostos. Muitos de nós demoravam 2 horas pra chegar na empresa, trabalhavam e faziam hora extra pra levar mais 2 horas pra chegar em casa. Se você somar:
deslocamento + 1º turno + almoço + 2º turno + deslocamento
2 + 4 + 1 + 4 + 2 = 13 horas. Considerando que você deveria dormir de 7 a 8 horas por dia, sobraria umas 3 horas pra viver. Menos de 15% do seu dia. Se somar as horas extras, a conta piora.
Infelizmente essa é a realidade da maioria das pessoas, e com a pandemia e o isolamento social, tivemos um boom de pessoas trocando as horas ganhas com o deslocamento por hora extra. Muitas das vezes de graça mesmo.
Isso está completamente errado. Devemos alcançar o equilíbrio entre vida profissional e vida social, e empresas e funcionários devem conversar abertamente sobre isso.
Muitas das vezes existe a pressão da empresa em entregar projetos em prazos que não fazem sentido, e que são inegociáveis porque o cliente A ou B quer o projeto pronto pra fechar negócio, e o funcionário vê nessa nova situação uma oportunidade de atingir suas metas.
E em outras, depois de tanto trabalhar e se deslocar, a pessoa esquece como ela era antes de ter entrado nessa, esquecendo suas ambições e prazeres. O medo do tédio provocado por esse vácuo de tempo que a falta do deslocamento deixou, faz com que essas pessoas trabalhem sem parar para se sentirem completas, e isso é bem triste.
Em ambos os casos, é preciso conversar. Seja com amigos para relembrar como você era e se divertir, ou com a empresa para que eles entendam que o modelo de trabalho do time não é saudável. E se mesmo assim a sua empresa não te ouvir, há várias outras por aí pra te acolher. Se capacite, mantenha-se atualizado e vá à procura.
Invista no seu Escritório Particular
Meus pais sempre me diziam que não há nada como o aconchego do seu lar. Ao montar um escritório em casa, essa máxima tem que prevalecer. A menos que você tenha uma grana considerável pra investir de início, vá aos poucos, mas compre produtos de qualidade que não vão te dar dor de cabeça depois de um certo tempo de uso.
Considere usar uma cadeira ergonômica ao invés das tradicionais cadeiras gamer, e uma mesa sit-to-stand pra que você não fique sentado por muito tempo. Tente separar uma área da casa específica pra isso e, se não for possível, converse com os membros da sua família para respeitarem o seu espaço o máximo possível, principalmente durante as calls.
Conclusão
O trabalho remoto é uma relação de ganha-ganha, e por isso é tão vantajoso. Se você não consegue enxergar as vantagens dessa modalidade, provavelmente precisa equilibrar um pouco mais a sua balança.
Mas esteja preparado. As empresas gostaram bastante dessa modalidade de trabalho e a expectativa é que, com o fim da pandemia, várias abordem uma jornada híbrida ou continuem de forma remota no futuro.
Mas e aí, curtiu? Se houver qualquer coisa que eu possa fazer pra tornar esse artigo melhor, comente ou mande uma mensagem. Feedbacks são sempre super bem vindos.
Top comments (0)