DEV Community

Geovana Ribeiro(AKA Raveenita)
Geovana Ribeiro(AKA Raveenita)

Posted on

Sobrevivência para devs cansados - Parte 1

Saudações, devs piratas dos mares abertos! 🏴‍☠️🤘🏼

Realizei no mês passado um treinamento de sobrevivência básico na selva, através do Overborder Rescue, e foi incrível como os aprendizados ressoaram em mim no ambiente de trabalho.

Resolvi traduzir essa experiência dentre outras, numa série que chamarei de “tantantan para devs cansados”, trazendo um pouco de sabedoria e outras práticas que me auxiliam no meu dia a dia como desenvolvedora e como espírito encarnado. Essa é a parte um!

Espero que gostem. Irei atualizar esse índice conforme novos forem surgindo =)

Outros artigos desta série:

  • Sobrevivência para devs cansados - Parte 1 (Você está aqui!)

🏕️ Introdução

A sobrevivência vai muito além de superar a escassez ou um desastre natural.

Ela nos apresenta a essência sobre viver. Um chamado para o desejo de perdurar.

Se não acendemos essa chama inata em nosso coração, não estamos sobre vivendo, apenas existindo.

Quando acendemos essa chama, uma sensação de segurança e confiança desperta em nós, pois nos colocamos como guardiões de nossas vidas, assim como das pessoas ao nosso redor.

Sobreviver nos leva ao núcleo de nossos instintos e de nossa humanidade.

🎖️A Sigla ESAON

A sigla ESAON está presente no exército militar e no corpo de bombeiros. Este protocolo no guia diante de uma situação onde estejamos perdidos numa floresta:

O significado de cada letra é:

  • [E]stacionar: Ao notar que está perdido, ao invés de continuar caminhando sem rumo, apenas estacione e poupe seus recursos (corpo, mente)
  • [S]entar: Repouse por alguns minutos, tendo em vista que você andou por muito tempo e está cansado.
  • [A]limentar: Dê a seu cérebro e a si um pouco de tranquilidade. Coma algo para dizer ao seu corpo que está tudo bem e aumentar sua saciedade.
  • [O]rientar: Retome as atividades e busque refazer o caminho mentalmente, se lembrando de qual direção veio e para onde vai em seguida.
  • [N]avegar: Após ter mapeado bem os próximos passos, meta marcha e que a sorte esteja ao seu favor!

💻 ESAON orientada a devs cansados

Após retomar do curso, realize o experimento de aplica-las no dia a dia do trabalho e acabei adaptando alguns termos:

[E]stacionar

Ao se sentir perdido, pare de bater a cabeça no que está fazendo. Esse é o conceito de estacionar: poupar energia mental num problema onde não estamos progredindo em sua resolução.

[S]air

É a instrução oposta de sentar, pois já passamos o dia inteiro sentados nessa vida sedentária de desenvolvedor(a). Aproveite para levar seu cachorro para passear, pegar sol ou tomar um café. Alongue seu corpo ou simplesmente movimente-se!

[A]limentar

Dê a seu cérebro um pouco de combustível: leia um artigo sobre algum assunto relacionado ao problema em que está enfrentando. Tenha as ferramentas necessárias para lidar com grandes tragédias!

[O]rientar

Consulte fóruns e tudo o que já faz normalmente para corrigir erros, mas agora com uma mentalidade diferente: você está no meio de uma mata. As vezes é preciso abrir seus próprios caminhos!

[N]avegar

Depure o código, como se estivesse literalmente cortando toda a vegetação a sua frente. Olhe para o problema como um território totalmente desconhecido e fascinante, porém hostil e cheio de armadilhas. Assim como estar em contato com a natureza também é. Confie em seus instintos!

Conclusão

Esse protocolo vem sendo um guia para cenários catastróficos (na minha cabeça), ancorando minha firmeza ao lidar com situações onde o desconhecido muitas vezes desperta gatilhos e sensações negativas.

Agora que vocês já possuem essa instrução, é necessário a prática! Para entender como isso ressoa em sua vida profissional e pessoal.

Me siga para acompanhar as próximas partes deste post e os demais artigos da série “Para devs cansados”.

That’s all folks! 🏴‍☠️

Top comments (0)