DEV Community

loading...

Discussion on: Do you really need a JS Framework in your project?

Collapse
raphaeldasilva profile image
Raphael da Silva

Eu parei de focar no front-end desde 2014, nunca acompanhei o hype dos frameworks e isso me deixava bastante perdido. Confesso que até hoje ainda uso o velho Jquery.

O que eu tentei fazer foi mudar a estruturação do código para que ficasse mais maduro e organizado. Por isso, adoto a modulariação com IIFEs. Enfim, passei a me preocupar mais com a estrutura do que com framework.

Collapse
tadeubarbosa profile image
Tadeu Barbosa Author

Sim, compreendo, Rafael. A ideia é que a um tempo atrás precisava de um framework como JQuery pra fazer umas coisas que o javascript não dava suporte nativamente. Tem muita gente, e eu já fui assim, que inclui uma biblioteca (às vezes não é nem a versão minificada), pra fazer uma tarefa simples que o javascript puro poderia dar conta. Entende? Um exemplo seria essa validação do formulário nos exemplos do post.
Framework javascript surge aos montes todos os dias 😅. Se a gente for acompanhar todos... Por isso que ficar um tempo sem mexer com a linguagem faz a gente ficar perdido.
Eu uso framework no meu dia a dia, o vuejs por exemplo, uso de mais. Mas se a coisa for um simples clique num botão, ou esconder uma div... javascript puro resolve 😃

Collapse
raphaeldasilva profile image
Raphael da Silva • Edited

Entendo. Tem coisa que é complexidade adicional usar um framework mesmo. Front-end não é o que considero meu forte, até porque eu aprendi a programar com Jquery e só depois dei uma mexida com javascript puro.

Por gostar de orientação a objetos e estruturar as coisas, dei uma olhada no uso de prototype para simular classes (antes disso ser adicionado no ES6). Escrevi sobre isso.

Valeu pelo feedback.

* Meu nome é com PH :)

Thread Thread
tadeubarbosa profile image
Tadeu Barbosa Author

Ótimo! Vou ler o seu artigo! :)

Forem Open with the Forem app