DEV Community

Cover image for Um Convite para Redescobrir a Paixão pela Programação
Rafael Nunes
Rafael Nunes

Posted on

Um Convite para Redescobrir a Paixão pela Programação

Esse é um relato da minha última semana, onde concebi um layout do figma até a tela final.
Foram meses longe da programação, fazendo só alguma coisa aqui e ali. Para que as coisas tomassem rumos diferentes, decidi sentar todos os dias para fazer algo do início ao fim. Iniciar a formação de planos e hábitos no que mais gosto de fazer.

Tudo começa no desejo, um desejo ardente que me impulsionou a colocar tudo para fora. Minha vontade era ir direto ao código, a parte mais delicinha.
Porém, eu já sabia que fazer coisas sem nenhum planejamento seria como cavar várias covas rasas no deserto e que no fim eu acumularia frustração.
Quando esse desejo se tornou tão irresistível que me fez agir, eu abri o figma e comecei a colocar tudo do jeito que eu imaginava (dentro das minhas limitações técnicas de não designer). Aqui está o link do figma:
Figma
Sei que os designers vão se contorcer de dor ao ver meu layout, porém foi uma pequena conquista ao longo de 2 dias que me fez conseguir imaginar a concepção da estrutura do html necessária.

desktop
Mobile

Com as duas estruturas uma ao lado da outra consegui planejar fixamente imaginando se usaria flex ou grid para organizar o conteúdo.
Observe que para alguém em processo de retomada e se esqueceu de muita coisa no código, quanto esforços custariam a tentativa e erro até conseguir uma estrutura legal no html e css? Provavelmente essas seriam as covas rasas que eu cavaria no deserto sem achar água.

Rapidamente falando um pensamento furtivo. Antes de formar esse plano eu me lembrei de quantas pessoas menos capacitadas tecnicamente construíram soluções que eu não fiz. E mais, foram recompensadas por isso mesmo que fosse uma coisa super simples demais. Este projeto é uma declaração de "Eu posso, sou capaz de fazê-lo e farei sem hesitar." É algo que me reconecta com meu propósito, solucionar problemas com tecnologia.

Planejar, embora eu reconheça minha conquista com esse projeto, também preciso reconhecer meu fracasso. Planejei bem a estrutura do código, mas não planejei bem em como eu conseguiria monetizar esse trabalho. Afinal é um problema simples, mas existem pessoas na internet que ganham dinheiro com essa mesma solução! Então por que não a minha?
E a resposta é, porque eu não planejei corretamente o modelo de monetização. Acreditei sem ler os termos que poderia me registrar no google ads e ser monetizado, não pensei na quantidade de pessoas que usariam a ferramenta recorrentemente e falhei em planejar algo que atendesse aos requisitos do google ads, que já é um assunto tão extenso que vale uma postagem só para isso. Por fim, deixei um campo para aqueles que desejam entrar em contato para automatizar seu whatsapp com chatbot, e um campo para doação caso essa ferramenta ajude alguém que deseja contribuir de alguma forma.

Motivado, agir foi a parte mais fácil até o 6, dia onde ví que algumas coisas atrasadas estavam demorando demais. No total, foram 8 dias para desenvolver a ferramenta, considerando o tempo que fiquei trabalhando nela não foi integral.
O tempo para pensar em lógica, métodos e funções novamente e codar, postar essa ferramenta, criar postagens e tentar alcançar a comunidade de alguma forma para que alguém veja e diga. "Ei, esse código pode ser melhorado em tal parte" feedbacks justos.
Houve inúmeros pormenores no processo de ação de codar como:

  • A implementação de acessibilidade com a tecla tab
  • O botão de submit do que ao usar um e um para outra função, descobri que mesmo sem ser type submit funciona como se fosse, e isso dava conflito no meu javascript.
  • Colocar um icone de compartilhamento com link do site, pegando um método nativo do navegador navigator.share() para celular (até então não deu certo, mas vou pesquisar até conseguir fazer funcionar e fazer uma postagem sobre isso.)

Por fim, no sétimo dia, por mais curioso que eu seja,já estava saturado de procurar soluções para colocar como "qual seria o melhor anúncio de ferramentas para automação de whatsapp",
"como implementar e onde as propagandas do google ads..." Questões em relação a hospedagem paga pois vou comprar um domínio para colocar essa ferramenta melhor posicionada nas buscas. Embora isso seja outra coisa que a princípio também não pensei, nomes e títulos para ranquear melhor. Por sí só é um enorme trabalho a parte.

Da para ver que por mais que seja trabalhoso transpor um layout, um projeto independente tende a ser bem mais trabalhoso, pois se escolher o método tradicional de front-end com código, é muito trabalho a se fazer, e pretendo compartilhar aqui essas dificuldades e soluções, me conectar com vocês pelo conhecimento que poderá ser agregado.

Por fim a aplicação saiu! Por enquanto no github pages, mas embreve em uma hospedagem própria sem restrições de código de rastreamento. Confiram ela no github:
Gerador de links para whatsApp
Aqui uma prévia do que ela faz:
gif da funcionalidade

Acredito que a formação de planos imperfeitos ou com problemas não devem ser motivo para desistência. Quando eu comecei, sabia que iria errar, mas também sabia que estes planos são caminhos para criar planos melhores. Se você está passando por um período difícil, saiba que é possível reacender essa chama. Seja curioso, celebre suas conquistas, compartilhe seu conhecimento, conecte-se com outros e lembre-se sempre do seu propósito.
Acredito fortemente que me tornarei um desenvolvedor independente, e com essa determinação, planos, hábitos, movido pelo desejo não aceitarei o contrário pois sei que sou capaz e não irei me convencer do contrário. Se você também tem uma determinação, torne-se consciente de suas metas, não evite falhar, pois só fracassa aqueles que desistem.
Veja o resultado, com uma semana consegui colocar um plano imperfeito em prática.
Escolha pequenos problemas, pequenas soluções é provável que consiga completar uma tarefa de uma semana do que ter motivação para completar uma de dois meses.
Visite meu github : Gihub
Visite também meu linkedin: Linkedin

Top comments (0)