DEV Community

Cover image for Hello world!
Rayane Cavalcanti
Rayane Cavalcanti

Posted on

Hello world!

Este é o meu primeiro post, e estou encorajada de compartilhar um pouco sobre mim e minha jornada. Para começar, recentemente alcancei uma conquista muito importante em minha vida: me formei! Porém, gostaria de aproveitar esta postagem para me abrir sobre algo que tem me incomodado bastante e acredito que desabafar seja importante para o meu processo de autoconhecimento: não ter conseguido um estágio durante minha formação.

Não ter conseguido esse feito afeta profundamente meu estado emocional, levando-me a sentir culpa e a questionar minhas habilidades e escolhas. Durante esse período, passei por um longo período de depressão e crises internas. Crises me levaram ao que chamo de "anonimato", pois minha insegurança sempre foi tão grande e constante que me impedia de me sentir suficiente para me expor buscando oportunidades de trabalho na área. Eu sempre procrastinava e me culpava. No entanto, hoje estou aqui para compartilhar e abraçar não apenas as pequenas conquistas que obtive, mas também o processo de superação e crescimento que vivenciei.

Bom, desde o início da faculdade, desenvolvi interesse por duas áreas distintas: análise de dados com Python e front-end. Sempre fui fascinada pela estatística e pela ideia de trabalhar com dados. Apesar de não ter tido contato com programação quando era mais nova, já brincava com grandes bases de dados no Excel e desenvolvi um certo domínio na ferramenta. Durante a graduação, por outro lado, fui atraída pelo design e pela área de front-end, e dediquei bastante tempo a esse campo. Acreditava que minha paixão e perfeccionismo seriam duradouros. No entanto, logo percebi que apenas o interesse não era suficiente para me manter motivada, o que resultou em uma sensação de estagnação e sobrecarga emocional, especialmente após um longo período de preparação. Essa descoberta me levou a refletir sobre minha identificação com essa área e trouxe questionamentos sobre meu caminho profissional e meu verdadeiro propósito.

Após concluir a minha jornada acadêmica e perceber que não conseguia mais seguir em frente dessa maneira, decidi procurar ajuda psicológica e fiz uma descoberta importante sobre mim mesma: fui diagnosticada com TDAH. A aceitação dessa condição tem sido desafiadora, descobrir isso após 26 anos não tem sido fácil, especialmente quando se sabe que TDAH não é algo que você vira da noite para o dia, você nasce assim. No mais, essa revelação trouxe um novo entendimento sobre muitos aspectos da minha vida que antes não faziam sentido. Posso dizer que hoje aceito minhas limitações e desafios, aprendo a me olhar com mais carinho e finalmente sinto um alívio e uma certa esperança de que as dificuldades internas podem não desaparecer, mas serão amenizadas.

Depois de me dedicar por um tempo à análise de dados, estou determinado a abraçar novamente o que nunca deveria ter abandonado. E este post marca o início dessa jornada. Estou entusiasmado em compartilhar minhas habilidades, adquirir novos conhecimentos e buscar oportunidades que me permitam aplicar meus estudos ao longo do tempo.

Hoje eu não alcancei a plenitude que eu queria ter e nem estou no emprego que eu gostaria de estar, mas a partir de agora, escolho me perdoar por não ter atingido algumas expectativas e abraçar o valor de cada experiência, de cada pequeno passo que dou. A não me martirizar pelo que eu perdi, mas sim me concentrar em tudo o que eu ainda posso conquistar.

Hello world! :)

Top comments (1)

Collapse
 
gabrielduete profile image
Gabriel Duete

Que texto bonito, Rayane! Muito obrigado por compartilhar isso.

Fico feliz em saber que você esteja lutando e superando seus problemas, nem posso imaginar pelo que passou.

Uma dica que eu levo pra minha vida que talvez possa te ajudar ainda mais: Cada pessoa tem seu contexto, realidade e seu tempo de alcançar seus objetivos. Não cobre algo do seu passado sendo que não tinha a mesma cabeça que tem hoje. O tempo em que conquista seus objetivos varia de pessoa para pessoa, não deixa que o mundo dite o ritmo da tua vida. Enquanto a pessoa A em tempo X alcançou algum objetivo por conta do motivo Y, a pessoa B pode ter alcançado no tempo Y pelo motivo X.

A área sempre foi e continua bem difícil e desgastante, o problema é que a ''mídia'' só mostra o lado bonitinho que acontece com 5 a cada 10mil pessoas e definem a área nisso, mas não mostram o corre danado diário dos outros 9.995. :p

Você está vivendo sua vida, isso por si só já é muito bonito.
Foda demais essa atitude de compartilhar essa experiência ❤️, parabéns!

Recomendo conhecer um pouco o trabalho do @danielhe4rt, ele também tem TDAH e pode te dar algumas dicas com isso.

Continua estudando e trabalhando com o que tu gosta! Fé em Deus!