loading...
Cover image for Porque o Python não é melhor que o PHP
Textos em Português

Porque o Python não é melhor que o PHP

w3gaucho profile image W3G Updated on ・3 min read

Este post é uma resposta ao post ¿Por qué Python es Mejor que PHP? do @rosepac


Sobre a facilidade de aprender

Isso é questionável já que ao contrário do Python o foco do PHP desde o início é a criação de sites, o que por si só já torna ele uma linguagem mais enxuta e fácil de aprender dentro deste enfoque.

Coisas simples como rodar um servidor ou receber dados de uma requisição HTTP podem ser feitas de maneira muito mais rápida e intuitiva no PHP do que no Python.

O foco na criação de sites do PHP torna até mesmo a integração dele com o HTML muito superior a do Python, o que certamente ajuda a reduzir a curva de aprendizado.

Sobre as bibliotecas

O número de bibliotecas PHP é parecido com o número de bibliotecas Python disponíveis, eis os números:

  • 1.6 milhão de releases no PyPI
  • 1.8 milhão de pacotes/versões no Packagist

Ou seja: O Packagist tem 200 mil pacotes a mais do que o PyPI.

Sobre a bibliotecas que o @rosepac citou vale lembrar que o foco do PHP não é aprendizagem de máquina e sim a criação de sites.

Tanto no PHP quanto no Python a maioria dos desenvolvedores de sites não precisa usar bibliotecas de aprendizado de máquina para criar sites.

Seja como for, nada impede de se usar os dados minerados em Python para alimentar sites em PHP.

Sobre a velocidade

Não basta ser rápido, é necessário ter um foco específico e um grande número de usuários em determinada área para uma linguagem ser verdadeiramente mais relevante do que a outra nesta área.

Além disso existem bechmarks que provam que o PHP 7.4 é mais rápido que o Python 3 em diversos casos.

Tudo indica que o PHP deve ainda ficar ainda mais rápido na versão 8 através da compilação just-in-time (JIT).

Sobre a comunidade

Não vou discutir sobre comunidade pois isso não faz sentido.

Como já disse o foco do PHP é a criação de sites e o do Python assim como o do JavaScript não é apenas a criação de sites, logo não faz sentido comparar as comunidades.

Conclusão

O Python não é melhor do que o PHP porquê não faz sentido dizer que uma linguagem é melhor do que a outra sem considerar algum critério básico de avaliação como uso de CPU, processamento paralelo, consumo de memória, enfim, algo mais tangível do que apenas uma opinião pessoal ou comunitária.

De acordo com os dados do W3Techs o PHP é de longe a linguagem mais utilizada no back-end, porém esses dados são questionáveis uma vez que a detecção de tecnologias usadas no back-end não é algo 100% preciso e confiável.

W3Techs

Em suma: Podemos até dizer que uma linguagem é melhor pois é mais utilizada no back-end, porém é muito difícil determinar com precisão absoluta qual linguagem é a mais utilizada no back-end.

different is better isn't

Discussion

pic
Editor guide