DEV Community

loading...
Cover image for TDD: Iniciando com TDD no PHP
PHP Brasil

TDD: Iniciando com TDD no PHP

eduardofg87 profile image Eduardo Figueiredo Gonçalves Updated on ・4 min read

TDD

Estava estudando um pouco sobre TDD e vi o artigo que me fez pensar em algumas coisas interessantes e resolvi escrever esse post.

Vou fazer algumas colocações sobre o material e mostrar alguns exemplos dele, recomendo darem uma lida no texto antes que eu curti demais. Durante sprints de desenvolvimento em SCRUM há situações que podem ser resumidas à imagem:

Persista!

Há momentos do dia em que estamos com muito gás e outros que a nossa produtividade se esgota. Desde sistemas de pequena complexidade até em sistemas mais complexos há alguns CRUDs que se repetem como por exemplo CRUD de Autenticação e CRUD de ACL (Controle de Acesso), será que quando formos unir todas os módulos tudo funcionará conforme esperado? Acredito que a grande maioria saiba que as chances de erros inesperados é enorme e para contornarmos esse problema falaremos sobre a técnica de TDD que é uma grande aliada do programador. As regras de TDD são: escreva testes, escreva código, refatore.

TDD do inglês Test Driven Development ou em nossa língua nativa Desenvolvimento Guiado por Testes basicamente consiste em seguir um simples algoritmo de 3 passos para o desenvolvimento de software.

  1. Você não tem permissão de escrever um código de produção se não tiver escrito um teste antes.
  2. Escreva um teste em que o seu código de produção falhe.
  3. Escreva o código de produção que faça seu teste que falhou no passo anterior passar.

Os passos devem ser repetidos até termos um código que cubra o máximo de possibilidade de falhas possível.

Basicamente TDD é uma técnica de desenvolvimento e design de software em que devemos escrever testes antes de código de produção. Geralmente times ágeis adotam essa prática e é uma das principais ferramentas no desenvolvimento de software ágil.

Segundo a Wikipedia:

Test Driven Development (TDD) ou em português Desenvolvimento guiado por testes é uma técnica de desenvolvimento de software que se relaciona com o conceito de verificação e validação e se baseia em um ciclo curto de repetições: Primeiramente o desenvolvedor escreve um caso de teste automatizado que define uma melhoria desejada ou uma nova funcionalidade.

Desenvolvimento dirigido por testes requer dos desenvolvedores criar testes de unidade automatizados que definam requisitos em código antes de escrever o código da aplicação. Os testes contém asserções que podem ser verdadeiras ou falsas. Após as mesmas serem consideradas verdadeiras após sua execução, os testes confirmam o comportamento correto, permitindo os desenvolvedores evoluir e refatorar o código.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Test_Driven_Development

PHP Unit

PHP Unit é uma ferramenta que permite desenvolvedores PHP a escreverem testes unitários e praticarem o TDD. PHP Unit é um framework completo criado por Sebastian Bergmann com suporte à tecnica de mocking onde criamos objetos falsos que simulam comportamentos de objetos reais.

Não entrarei nos detalhes da instalação desta ferramenta pois a própria documentação é bem rica e inclusive traduzida em português, o composer novamente é uma mão na roda para adicionar o PHP Unit ao nosso projeto.

Fonte: https://phpunit.de/

O que TDD não é:

  • Apenas criar testes unitários;
  • É ter testes unitários;
  • Perda de tempo;
  • TDD = software sem bug.

O que ganho implementando TDD?

  • Menor custo para manutenção do software;
  • Melhorar nas estimativas;
  • Legibilidade do código;
  • Design guiado por Testes.

Deixo um repositório para quem está iniciando com TDD no PHP.

A estrutura do projeto foi criada utilizando o comando composer init que facilita para seguirmos o PSR-4, já os nomes de variáveis e o estilo de codificação procurei seguei PSR-1 e PSR-2, abaixo temos a estrutura do projeto:

- app
  - Wrapper.php
- tests/
  - FirstTest.php
- .gitignore
- LICENSE
- README.MD
- composer.json
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

No arquivo FirstTest.php temos a implementação dos testes, eles foram escritos seguindo os passos de 1 a 3 e assim que foi escrito cada método de teste logo em seguida foi escrito cada método de produção:

Classe de Testes: FirstTest.php

Testes

Código de produção: Wrapper.php

Wrapper

Os testes foram criados na classe WrapperTest e possui 8 métodos que são:

  1. testItShouldWrapAnEmptyString
  2. testDoesNotWrapAShorterThanMaxCharsWord
  3. testItWrapsAWordSeveralTimesIfItsTooLong
  4. testItWrapsTwoWordsWhenSpaceAtTheEndOfLine
  5. testItWrapsTwoWordsWhenLineEndIsAfterFirstWord
  6. testItWraps3WordsOn2Lines
  7. testItWraps2WordsOn3Lines
  8. testItWraps2WordsAtBoundry

O projeto se resume em uma classe de produção chamada Wrapper (Embalagem) e seu único método wrap que significa embrulhar/envolver recebe 2 argumentos $text e $lineLength, sendo o primeiro o texto que será envolvido e o segundo o tamanho da linha. O código de produção foi refatorado e a última versão do método wrap é capaz de passar todos os testes. Deixei comentado as versões anteriores do método wrap que passam os testes.

Chegamos ao fim, espero ter contribuído com o aprendizado sobre TDD!

p.s.: Agradecimentos especiais ao Wil Correa pela revisão.

Discussion

pic
Editor guide