E aee jovens, tudo bem com vocês?
Neste post iremos montar o ambiente de execução e criar o nosso primeiro programa utilizando Rust.
Então, lets'go!!!
Instalação e ambiente de desenvolvimento
Para Iniciar com Rust temos duas alternativas, ou utilizando o site Play Rust que é mantido pelo core da Rust e é uma ferramenta bem bacaninha e bem completa. Ou baixando a ferramenta Rustup que é o instalador oficial da Rust. A instalação vai depender do seu sistema operacional, mas é bem tranquila, no próprio site temos as opções para realiza-la.
Eu utilizarei a instalação, pois temos mais opções, como por exemplo usar a ferramenta Cargo que veremos no próximo post.
Eu vou estar utilizando o VS Code como editor de código, a instalação é bem fácil, no Windows é um executável, e se estiver usando um sistema baseado em Unix, eu aconselho a baixar pelo Snap.
Abaixo segue as extensões que no momento tenho instaladas dentro do VS Code:
- Rust Pack - este pack contem as 3 principais extensões que utilizo.
- Rust Doc Viewer - para facilitar a documentação.
Para estes estudos eu estarei utilizando a versão stable da Rust, após a instalação do Rustup, rodamos o comando:
rustup default stable
Assim definimos a versão stable como default. Além desta, temos a opção de utilizar a nightly que é atualizada mais frequentemente com as ultimas novidades da linguagem.
A versão stable tem uma release a cada 6 meses.
Para realizarmos um update e baixarmos as atualizações da Rust, quanto do Cargo, e das ferramentas do Rustup, rodamos o comando:
rustup update stable
E desta forma temos um ambiente pronto para começarmos a codar.
Hello World
Em um diretório de sua escolha vamos criar um arquivo chamado hello_world.rs (a extensão .rs é a extensão dos arquivos Rust).
Dentro deste arquivo será adicionado o seguinte conteúdo:
fn main() {
println!("Hello World!");
}
fn
→ palavra reservada da linguagem, toda criação de função dentro da Rust iremos utilizar essa palavra-chave.
main()
→ todo programa binário em Rust tem um enterpoint (ponto de entrada, onde o programa começa a execução), toda vez que executarmos um programa, esse será o ponto de partida. Por padrão essa função não recebe parâmetros e não retorna nada.
{ }
→ escopo da função - tudo que estiver entre o par de chaves é o corpo (escopo) desta função.
println!
→ é uma macro (iremos ver em outro post especifico o que é uma macro), mas em poucas palavras seria meio que um template de código para utilizarmos, e o compilador irá avaliar em uma pré compilação. Tudo o que tiver uma !() no final do comando é uma macro. Para melhor legibilidade como podemos observar foi utilizado um recuo de 4 espaços nesta linha, o estilo Rust é recuar quatro espaços, não uma tabulação.
("Hello World!");
→ Toda string dentro da Rust deve ser utilizada dentro de aspas duplas (""), as aspas simples são utilizados apenas nos tipo character (''). Esta linha deve ser finalizada com um ponto e vírgula para indicar que essa expressão terminou e, se tivermos uma próxima, ela estará pronta para começar. A maioria das linhas de código Rust termina com um ponto e vírgula.
Execução do programa
Antes de executarmos um programa em Rust, precisamos compila-lo ou seja, gerarmos um arquivo que o computador saiba executar, para isso vamos pelo terminal no Unix entrar no diretório que criamos o arquivo , executando a seguinte instrução:
cd /dev/workspace/rust
E pelo prompt de comando no Windows:
cd \dev\workspace\rust
Este é o caminho onde eu criei o arquivo, vocês vão alterar essa linha adicionando o caminho que criaram.
Após isso vamos compilar o arquivo executando o comando abaixo no terminal:
rustc hello_world.rs
Dentro do diretório que está o arquivo que criamos será gerado um outro, que será o executável, para Windows será um hello_world.exe e para sistemas Unix um hello_world.sh. No Windows também será gerado um arquivo chamado hello_world.pbd este arquivo contem informações de debugging.
Para executar o arquivo no Windows, vamos rodar o comando:
.\hello_world.exe
Para executar o arquivo no Unix, vamos rodar o comando:
./hello_world
Na saída teremos algo parecido com:
Hello World!
Para esta postagem não ficar muito grande, deixarei a criação de um projeto Rust para o próximo, onde começaremos a utilizar a ferramenta Cargo.
Criei um repositório no Github onde estarei adicionando o fonte de cada postagem, segue o link dele: Aprendendo Rust
Quaisquer dúvidas ou sugestões para que eu melhore nas postagens deixe um comentário, e continue acompanhando os próximos posts.
Top comments (0)