DEV Community

Cover image for [Tutorial] Como criar um Formulário no Google Docs - parte 1
Pâmella Araújo Balcaçar
Pâmella Araújo Balcaçar

Posted on • Updated on

[Tutorial] Como criar um Formulário no Google Docs - parte 1

Esse é um artigo tutorial desenvolvido para guiar as pessoas que tenham interesse de utilizar algumas das ferramentas do suíte de aplicativos Google, em especial o uso do form/formulário Google o qual pode servir para fazer inscrição de um evento, ou realizar uma pesquisa em geral, ou uma avaliação pedagógica via ensino remoto, ou uma autoavaliação e entre outras possibilidades.
Nesse sentido, iremos tratar inicial de algumas questões tecnológicas nessa primeira parte do tutorial. E na outra parte poderemos explorar mais o uso pedagógico dessa ferramenta.

Suíte de aplicativos Google

O suíte de aplicativos do Google mais conhecido é o Google Docs. Mas para ter acesso a esse recurso, primeiramente, é necessário ter uma conta no gmail. Quando logado na conta do gmail, acesse o Google App no canto superior, à direita da tela, ao lado do seu avatar no seu gmail, onde simbolicamente é apresentados por um quadrado formado por 9 pontos. Como demonstra nessa figura 1:

Figura 1 - Tela logada com uma conta do gmail
Alt Text
Fonte: Imagem desenvolvida pela autora.

Logo, verá alguns aplicativos do google:

Figura 2 - Google Apps
Alt Text
Fonte: Imagem desenvolvida pela autora.

Agora teremos três possibilidades de criar um formulário.

1- Modo Construção coletiva via gmail, siga essas instruções.

2- Modo acionando o aplicativo form/formulário após acionar o google apps, siga com a barra lateral de rolagem até ao final, e se não encontrado o aplicativo Form/Formulário, clique em Mais do google, como demonstra a figura a seguir:

Figura 3 - Janela do Google Apps
Alt Text
Fonte: Imagem desenvolvida pela autora.

Será redirecionado para uma página onde terá diversos aplicativos do google. Daí é só selecionar o form/formulário entre eles.

3- Modo via Google Drive é o modo que considero, particularmente, mais ordenado. Pois por meio dele podemos criar uma pasta específica para organizar esse projeto. Assim, para acionar o Google Drive, segue também naquele google apps, como foi mostrado pela figura 2, clicando no ícone do Drive. Estando dentro do Google Drive, você pode acionar o form/formulário de duas maneiras:

  • Uma ao clicar no botão + Novo no menu lateral;
  • ou ao clicar com o botão direito do mouse sobre a tela.

Ambas as formas aparecem as mesmas opções de aplicativos do Google Docs, veja na imagem a seguir:

Figura 4 - Janela do Google Drive acionando o Formulário do Google
Alt Text
fonte: Imagem desenvolvida pela autora.

Como visto na figura anterior poderemos iniciar nosso formulário em branco ou baseado em algum modelo pré existente. Para quem está aprendendo utilizar essa ferramenta recomendo o uso de algum modelo inicialmente.

Criando um form/formulário

Primeiro é interessante modelar como será esse formulário, recomendo que faça um rascunho com uma breve descrição do formulário, também das perguntas objetivas e suas respectivas alternativas ou as perguntas discursivas. Mas, se quiser fazer diretamente no formulário, você poderá, pois tudo ficará armazenado no google drive.

Figura 5 - A tela inicial do Form/Formulário do Google
Alt Text
Fonte: Imagem desenvolvida pela autora.

O Google oferece uma assistência inicial para criação de formulário como podemos ver na figura anterior.

Vamos dar um título ao formulário que seja auto explicativo, por exemplo "Formulário de Pesquisa de Opinião". Leve em conta que tanto faz, alterar no canto superior a esquerda o título ou no top da página central.

Na sequência faça uma breve descrição do formulário. Um bom exemplo é a descrição do Inventário de Estilo de Aprendizagem de Kolb, veja a imagem:

Figura 6 - Exemplo de Descrição de Formulário
Alt Text
Fonte: Inventário de Estilo de Aprendizagem de Kolb

Em alguns formulários, ao consideramos a ética e cyberssegurança dos dados, os autores se preocupam em colocar nas primeiras questões as informações referentes a essa coleta de dados e sua finalidade conforme expresso pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Lei nº 13.709/2018.
Veja que temos diversos tipos de questões que podem ser elaboradas tais como: Resposta curto, Parágrafo, Múltipla escolha, Caixas de seleção, Lista Suspensa, Upload de arquivo, Escala Linear, Grade de Múltipla escolha, Grade de Caixa de Seleção, Data, Horário. Conforme mostra a figura:

Figura 7 - Janela inicial do form/formulário.
Alt Text
Fonte: Imagem desenvolvida pela autora.

Logo abaixo, temos também alguns recursos como duplicar a pergunta, excluir a pergunta, ou torná-la obrigatória o seu preenchimento.

Enquanto que na barra lateral ao tipo de pergunta temos mais alguns recursos sinalizados, de cima para baixo, por setas coloridas:

  • Seta preta: Adicionar mais uma pergunta;
  • Seta Vermelha: Importar pergunta, de algum outro formulário existente no seu drive.
  • Seta Azul: Adicionar uma aba de Título e Descrição que pode ser necessário colocar entre algumas perguntas. Detalhe importante, esse título e descrição não fazem alteração no primeiro título e primeira descrição. Mas, será uma nova adição de um outro título e descrição que poderá ter nessa seção do formulário.
  • Seta Cinza: Adicionar uma imagem.
  • Seta Alaranjado: Adicionar um vídeo que pode estar armazenado em algum plataforma de vídeo ou no próprio drive.
  • Seta Roxa: Adicionar um seção, tal recurso nos permite criarmos uma organização de sequências de páginas que serão exibidas no formulário. Podendo, por exemplo, uma determinada alternativa leva para um formulário x1, enquanto que uma outra alternativa leva o usuário ao formulário x2, uma terceira para o x3 e assim por diante.

Outro aspecto importante é também os recursos da parte superior da tela, à direita, que temos: Personalizar Tema, Visualizar o formulário, Configurações, o botão de Enviar, Mais recursos; Nesse mais recursos temos a opção de Adicionar Colaboradores. Assim, poderemos produzir de forma colaborativa com outros autores envolvidos no projeto.

Por fim, recomendo preencher o formulário com dados teste, para analisar e refletir se for necessário fazer alguma outra adaptação no formulário antes de divulgá-lo. Quando é respondido o formulário, é gerado na mesma pasta um arquivo contendo as respostas ordenadas em colunas na sequência das perguntas, sendo no formato de planilha eletrônica do google.

Considerações Finais

Ao logo desse tutorial vimos como utilizar a ferramenta Form/Formulário Google. O Designer e outras aplicabilidades dessa ferramenta serão assuntos abordados em um próximo artigo. Também alguns recursos serão descritos melhor em um outro artigo, parte II desse tutorial. Aguardem em breve.


Referências

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Google_Docs
  2. https://pt.wikibooks.org/wiki/Constru%C3%A7%C3%A3o_coletiva/Criando_e_Compartilhando_um_formul%C3%A1rio_no_Google_Docs
  3. http://www.cchla.ufpb.br/ccmd/aprendizagem/

Discussion (1)

Collapse
irisrangel profile image
Iris Rangel

Amei! Bem organizado e com várias dicas!