DEV Community

loading...
Cover image for [pt-BR] A importância de analisar a qualidade da internet

[pt-BR] A importância de analisar a qualidade da internet

Pâmella Araújo Balcaçar
Bióloga e Tecnóloga em Informática, Pylady, sou apaixonada pela natureza, biotecnologia, bioinformática e TI. E inovando sempre.
Updated on ・3 min read

Foto de panumas nikhomkhai no Pexels

Nesse artigo, apresento algumas orientações técnicas de como analisar a qualidade da internet na sua região. É importante destacar que mensurar a qualidade da internet e avaliar o seu desempenho é um direito de todos e serve também para que possamos exigir a qualidade da prestação de serviços fornecidos pelas operadoras.

Ferramentas

Iremos utilizar alguns recursos disponíveis gratuitamente pela NIC.BR - Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR que é uma entidade criada para implementar as decisões e os projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br, que é o responsável por coordenar e integrar as iniciativas e serviços da Internet no País.

Simet Box é um firmware oferecido pelo NIC.br com o objetivo de analisar a qualidade da Internet.
Com o Simet Box é possível configurar sua rede doméstica Wi-Fi e redes WAN e LAN cabeadas, compartilhar um disco rígido ou pendrive em rede, compartilhar sua impressora na rede local, monitorar a velocidade da conexão e realizar diversos testes adicionais.

As Métricas de qualidade da internet

  • Vazão TCP e UDP - Vazão (throughput), também chamada de largura de banda (Bandwidth); A vazão é definida como o número de bits que podem ser transmitidos sobre a rede num dado tempo.
  • Latência – é a quantidade de tempo que leva a informação para viajar da origem até o destino. Um valor alto afeta principalmente a qualidade da navegação na web, em jogos on-line e em conversas com transmissão de voz e imagem em vídeo.
  • Perda de pacotes – É a porcentagem de mensagens enviadas pela rede que não consegue chegar ao destino. Perdas constumas acontecer quando a rede está congestionada. Valores acima de 2% afetam significativamente a qualidade da navegação.
  • Jitter – É a variação da latência (atraso) na transmissão sequencial das mensagens. Se o seu acesso a internet está funcionando bem, espera-se que, em uma sequência de mensagens enviadas, todas levem um tempo parecido para chegar ao destino. Caso isso não ocorra, as mensagens podem chegar fora de ordem e ocasionar demora nas aplicações.

Considerações finais

Podemos avaliar os serviços de internet que são fornecidos por aí, comparar suas métricas com de outras operadoras e tentar escolher o melhor opção para atender a sua necessidade.
Embora existam outros recursos e ferramentas disponíveis para analisar a rede e sua qualidade, nesse artigo pretendia apresentar estas ferramentas disponíveis pela NIC.BR.

Discussion (0)