DEV Community

Odinei Ramone
Odinei Ramone

Posted on • Edited on

Como fazer um café gostoso (na minha humilde opinião)

Estava no twitter hoje quando me deparei com essa pergunta:

@limowreckk: alguém me ensina a fazer um café gostoso? (de vdd sério)

Eu aprendi a fazer café quando trabalhei na Plataformatec e, modéstia a parte, minha mãe gosta muito do meu café.

Respondi a Júlia numa thread mas quis escrever um texto sobre isso para poder compartilhar com mais pessoas de um jeito mais fácil.

Agora, sem mais delongas, vamo fazer um cafézinho?

Ciclope dos X-Men diz "Ai que café gostoso" enquanto saboreia um delicioso cafézinho.

Como escolher um bom café?

Embora você possa seguir todo o texto usando o café tradicional da sua preferência, eu encorajo você a procurar um café de mais qualidade. Qualquer café escrito especial ou gourmet na embalagem já é melhor que os cafés tradicionais.

Sendo bem breve na diferença, os cafés tradicionais encontrados no mercado são torrados com várias "impurezas" como folhas e galhos. E para uniformizar o sabor, as marcas costumam torrar muito o café deixando ele muito escuro e amargo.

Cafés especiais e gourmet usam apenas grãos de café na sua torra além de poderem ser encontrados em torras mais escuras e mais claras.

Uma opção que eu gosto muito e é relativamente fácil de encontrar são os cafés da linha Rituais da Três Corações. O meu preferido é o Mogiana Paulista.

Caso você queira algo mais especial, recomendo muito também os cafés do Por Um Punhado de Dólares. O meu preferido deles é o Fuck Coffee.

Cafés especiais costumam ser um pouquinho mais caros que os cafés tradicionais mas vale muito pagar um pouco mais caro pela qualidade e sabor. E com o café tradicional, caro como está (obrigado presida!) a diferença de preço nem é tanta assim.

Utensílios utilmente úteis

Existem uma quase infinidade de formas de fazer o café mas aqui vamos ser simples. Um coador de plástico Melitta e filtros de papel darão conta do recado.

(inclusive, uma dica para o texto: sempre que eu falar "coador" eu estou me referindo ao suporte de plástico para o filtro e quando eu falar "filtro" eu me refiro ao filtro de papel mesmo).

Caso você geralmente faça poucos cafés, geralmente umas 400ml por vez (vamos falar de medidas mais tarde) eu recomendo comprar o coador e filtros número 102. Mais que isso, recomendo o 103. Caso você faça menos café por vez, há coador e filtros de numero 100.

Quanto a marcas, escolha o que melhor couber o seu bolso. Eu gosto do coador e filtro da Melitta mesmo. Não é caro e funciona bem pro nosso cafezinho.

Fora isso você vai precisar de um recipiente para coar o café, uma leiteira fará bem o papel.

Recomendo também ter uma balança. Se não tiver, procure um conversor de medidas na internet mas uma balança na cozinha salva vidas e você consegue achar boas opções por volta dos 50 pila nas internets da vida.

Proporção aurea do café

Como ponto de partida, podemos usar a proporção de 10mg de pó de café para 100ml de água. A medida do pó segue assim assim até uns 2 cafés. Mais que isso, ele vai ficando mais forte mas ai vai do seu gosto.

Eu uso assim

1 café = 10mg de pó
2 cafés = 20mg de pó
3 cafés = 28mg de pó
4 cafés = 38~36mg de pó
e por ai vai

Importante: essas medida não são regras e eu encorajo muito que você teste fazer seus cafés variando a quantidade de pó até chegar numa proporção que te agrade mais, belezinha?

Importante 2: Coloque um pouco mais de água, por volta de 100ml a mais para escaldar o filtro. Vou falar desse processo mais pra frente.

Importante 3: Pode parecer meio bobo mas usar água filtrada faz diferença 😉.

Mãos à obra!

Bote a água para ferver. Enquanto isso:

  • coloque o filtro no coador
  • coloque o coador onde o café vai ser coado
  • Aprecie sua arte

Passar café é quase uma alquimia e deve ser apreciado.

Importante, não ponha o pó de café no filtro ainda.

Água ferveu? Desligou a água.

Antes de colocar o pó no filtro, escalde o filtro. Isso serve para tirar o gosto de papel do filtro e para encharcar o mesmo assim ele não rouba seu café ;D

Para escaldar o filtro, só jogar água quente nele até ela ficar bem encharcado.

Essa água você joga fora.

Com o filtro devidamente escaldado, coloque a quantidade de pó que você vai usar pra fazer seu cafézinho :D

Depois coloque a água quente que tava descansando no fogo desligado. É importante não colocar a água fervendo pra não queimar o pó e seu café ficar com gosto de queimado.

Colocar a água no café é um caso a parte. Tem gente que recomenda colocar a água de duas vezes. Tem gente que joga tudo de uma vez...

Eu gosto de colocar a água toda de uma vez. Mas o importante mesmo é molhar todo o pó.

Outra polêmica: Tem gente que diz que não deve mexer o pó e a água enquanto tá filtrando; tem gente que diz que não pode mexer com colher de metal...

Eu dou uma mexidinha com uma colher pra ter certeza que a agua vai pegar o pó todo, principalmente se o grão estiver fininho e eu mexo com uma colher de metal porque a minha mãe faz café há mais de 40 anos mexendo com colher de metal e NINGUÉM MORREU (beijo mãe!).

Agora só esperar o café passar todo e aproveitar o cafézinho ☕️

Tem gente que diz que não precisa lavar o coador de plástico toda vez que fizer café para que o detergente não zoe seu café. Eu não lavo por motivos de: preguiça.

Adoçar ou não adoçar o café, eis a questão?

Tem gente que gosta de café doce e tem gente que quase tem um treco ao ouvir de adoçar o café. Eu sou do time que diz que cada pessoa tem que fazer o que achar melhor.

Se você gosta de um café doce, coloque açúcar 😄
Se você gosta de café sem açúcar, não coloque açúcar 😄

O importante é não encher o saco das outras pessoas ❤️

(Só por curiosidade, eu gosto de tomar café sem açúcar e morninho quase frio).

Finalizando

Agradeço a galera da Plataformatec por ter me ensinado a gostar de café e fazer café delícia 😋

Obrigado pela atenção e até a próxima!

☕️

Top comments (1)

Collapse
 
katiacih profile image
Kátia Cibele

Café é vida