DEV Community

loading...
Cover image for Qual a diferença entre o modelo OSI e o TCP/IP?

Qual a diferença entre o modelo OSI e o TCP/IP?

nfo94 profile image Natália Oliveira Updated on ・4 min read

A diferença entre o modelo OSI e o TCP/IP é que o modelo OSI é uma padronização, um modelo conceitual que serve de base para criar outros modelos, e o modelo TCP/IP temos implementado na prática, combinando algumas camadas do OSI em uma só.

Para compreender melhor essa distinção é interessante analisar cada um dos modelos de redes de computadores.

Modelo OSI

O modelo OSI é um modelo de rede de computadores e significa open system connection. É um modelo conceitual com o objetivo de padronizar a comunicação numa rede. Ele é dividido nas seguintes camadas:

  1. Camada física
  2. Camada de enlace de dados
  3. Camada de rede
  4. Camada de transporte
  5. Camada de sessão
  6. Camada de apresentação
  7. Camada de aplicação

Vamos abordar brevemente cada uma dessas camadas.

Física

Nessa camada temos especificações sobre transmissão de dados a nível elétrico, físico, de transmissão de bits sem estruturação. É aqui que falamos de cabos de cobre, fibra óptica, de adaptadores, etc.

Enlace de dados

Aqui temos uma camada que verifica erros da camada anterior, podendo corrigi-los, e que controla o fluxo de transmissão de dados.

Rede

Essa camada verifica quem enviou os dados e quem deve recebê-los. Aqui já podemos falar de IP (internet protocol), podendo analisar origem, destino e definir qual o caminho dos dados.

Transporte

Como o próprio nome já indica, essa camada se refere ao gerenciamento do transporte dos dados, provenientes da camada de rede. Aqui podemos citar o TCP (transmission control protocol).

Sessão

É nessa camada que estabelecemos comunicação entre computadores, com aplicações diferentes, que passam a ficar sincronizados.

Apresentação

Aqui os dados da camada anterior são “traduzidos”, convertidos para um formato em que possam ser usados e transportados para a camada seguinte.

Aplicação

Finalmente, é na camada de aplicação que os dados são utilizados em aplicações que nós conseguimos utilizar. Aqui você já pode pensar no protocolo HTTP(hypertext transfer protocol), por exemplo.

Se quiser ter uma visão abrangente de todas as camadas, dê uma olhada nessa imagem do Wikipedia:

Alt Text

Agora que já vimos o modelo OSI, vamos analisar um pouco o TCP/IP.

Modelo TCP/IP

Trata-se de um conjunto de protocolos de comunicação entre computadores, e o nome vem de dois protocolos que já falamos aqui. Esse conjunto de protocolos, inicialmente dividido em 4 camadas (por vezes é dividido em 5 camadas):

  1. Camada de física
  2. Camada de rede
  3. Camada de transporte
  4. Camada de aplicação

Física

É nessa camada que lidamos com comunicação a nível de hardware, sendo ela responsável por endereçar e traduzir os endereços lógicos e fazer o gerenciamento de tráfego e velocidade.

Rede

Aqui os dados são anexados ao IP do computador que os enviou e do destinatário.

Na suíte de protocolos para a internet, o IP executa a tarefa básica de levar pacotes de dados da origem para o destino. O protocolo IP pode transmitir dados para diferentes protocolos de níveis mais altos, esses protocolos são identificados por um único número de protocolo IP.

Transporte

Essa camada pode resolver problemas de confiabilidade e integridade dos dados e também determinam para qual aplicação eles irão.

Aplicação

Enfim, na camada de aplicação podemos interagir com os dados que chegaram, através de aplicações.

Então é isso, vimos um pouco de cada modelo para entender melhor a diferença entre os dois. Se você quiser dissecar o que acontece em cada camada de cada modelo, você pode ler o livro Redes de Computadores do Tanenbaum.


Fontes:
Photo by Taylor Vick on Unsplash
Modelo OSI - Wikipedia
Artigo do Yuri Matheus na Alura
Texto de Elaine Martins no Tecmundo
TCP/IP - Wikipedia


Esse texto não tem intenção de esgotar o tema. Acrescente nos comentários, e também aponte erros quando os identificar.

Discussion (0)

pic
Editor guide