DEV Community

Cover image for Virtual DOM | Algoritmo de reconciliação | Performance
Jorge Nascimento
Jorge Nascimento

Posted on • Updated on

Virtual DOM | Algoritmo de reconciliação | Performance

O React se utiliza do conceito de virtual DOM junto com um algoritmo de reconciliação para realizar atualizações na interface. O React atualiza a UI de forma otimizada alterando apenas o que realmente foi modificado, mas como isso ocorre ? vamos lá.

Virtual DOM

O virtual DOM (VDOM) é um conceito de programação onde uma representação ideal, ou “virtual”, da interface do usuário é mantida em memória e sincronizada com o DOM “real” por uma biblioteca como o ReactDOM.

A virtual DOM possui todos os nós da DOM renderizado em tela e utilizar o algoritmo de diferenciação para realizar atualizações pontuais na interface, isso permite a API declarativa do React com manipulação de states e o ganho de performance na manipulação do DOM 'real'.

Algoritmo de reconciliação

O React provê uma API declarativa, ou seja, informamos o que muda e não como muda, isso é responsabilidade interna do React que se utiliza do algoritmo de diffing para realizar as atualização em tela.

Sempre que existir alterações em estados ou props o react atualiza/recria a virtual DOM e compara com a DOM 'real' para que as alterações sejam feita, isso se da a nível de atributos, mesmo que dois elementos sejam iguais e apenas algum de seus atributos tenha sido mudado o React sabe que apenas aquele atributo precisa ser alterado na DOM do navegador.

<div className="before" title="stuff" />

<div className="after" title="stuff" />
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

O react através do algoritmo de diferenciação consegue identificar exatamente o que foi alterado e realiza as atualizações apenas na classe.

Quando o react realiza comparação em elementos filhos como de uma lista é importante utilizar o atributo key com identificação única, isso ajuda o react a identificar mudanças e melhora o desempenho, evitando também problemas de renderizações caso esses elementos são reordenados.

Fluxo de renderização

De forma forma básica o fluxo de re-renderizações em React ficaria desta forma:

  • O React possui o DOM Virtual ( cópia do DOM em tela ) em memória.
  • Quando um componente é atualizado, um novo DOM Virtual é criado.
  • Então é feita uma comparação pelo Algoritmo de Diferenciação. Essa comparação é realizada em memória, dessa forma o componente ainda não foi atualizado na DOM.
  • Após a comparação, o React cria um novo DOM Virtual com as alterações necessárias.
  • Em seguida, ele atualiza o DOM do navegador com o menor número possível de alterações sem renderizar todo o DOM novamente. Isso melhora drasticamente a performance da aplicação.

algoritmo de diffing

Entender como funciona o fluxo de renderização e o algoritmo de diffing ajuda em debug e melhoria de performance em aplicações React.

Melhorando a performance com memo, useMemo e useCallback

Como vimos entender sobre o fluxo de renderização no react pode nos ajudar a melhorar a performance de uma aplicação em determinados casos, o que significa que podemos impedir que componentes não entre no fluxo de criação de uma nova virtual DOM para realizar o diff caso um condição não seja satisfeita.

As funções memo, useMemo e useCallback existem com essa finalidade, cada uma com suas particularidade e caso de uso, vamos entender com exemplos como isso funciona.

Exemplo - Componente ListItems

import React, { memo, useCallback, useMemo, useState } from "react";

let count = 0;

export const ListItems = () => {
  const [items, setItems] = useState([]);
  const [itemValue, setItemValue] = useState("");

  console.log("RE-RENDER - LIST ITEMS");

  function handleAddItem(e) {
    e.preventDefault();
    setItems([...items, { id: count++, text: itemValue }]);
  }

  const handleRemoveItem = useCallback(
    (id) => setItems((state) => state.filter((item) => item.id !== id)),
    [setItems]);

    const slowCalc = useMemo(() => {
    console.log("useMemo");
    return items.filter((item) => item.text.includes("a")).length;
  }, [items]);

  return (
    <>
      <form onSubmit={handleAddItem}>
        <input
          onChange={(e) => setItemValue(e.target.value)}
          value={itemValue}
        />
        <button type="submit">Add Item</button>
      </form>
      <ul>
        {items.length > 0 &&
          items.map((item) => (
            <Item
              key={item.id}
              item={item}
              handleRemoveItem={handleRemoveItem}
            />
          ))}
      </ul>
      <p style={{ textAlign: "center" }}>
        Quantidade item que possui a letra ( a ): {slowCalc}
      </p>
    </>
  );
};
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

No nosso exemplo temos um componente ListItems que ira renderizar um formulário para adicionar itens a uma lista, temos funções para adicionar e remoção item da lista, no JSX temos o formulário com input e botão que adiciona o item e a chamada do componente Items que sera renderizado assim que adicionamos os items no state items, temos o useCallback usando na função de remoção do item e para exemplificar o useMemo criamos uma variável que simula alguma operação que demandaria muito recursos de processamento, no nosso caso é apenas a contagem de items com possui a letra a.

Exemplo - Componente Item

const Item = memo(({ item, handleRemoveItem }) => {
  console.log("RE-RENDER -  ITEMS");

  return (
    <li key={item.id}>
      {item.text} <button onClick={() => handleRemoveItem(item.id)}>x</button>
    </li>
  );
});
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

O Componente Items recebe 2 props, o item que é um objeto com id e text e uma função que será utilizada para remover o item, essa recebe o id como argumento, o componente então retorna uma <li> com o texto inserido no input do formulário e um <button> que recebe a função handleRemoveItem passando o id respectivo do item.

Agora que entendemos o nosso exemplo vamos entender para que server e quando usar o memo, useMemo e useCallback.

memo

O memo é um função que retorna o componente memorizado, isso significa que, caso nenhuma de suas props ou state seja alterados esse componente não entra no fluxo de renderização do React, no exemplo, temos as props item e a função handleRemoveItem no componente Item, então quando alteramos o value do input o Items não é alterado porém o componente ListItems é re-renderizado e isso altera a referência da função handleRemoveItem o que faz o Item entra no mesmo fluxo, para resolver isso utilizamos o useCallback.

useCallback

O useCallback é um hook do React que retorna uma função memorizada, para isso ele recebe a função e um array de dependências como parâmentros, o array define as dependências que fará essa função ser redeclarada ( alterando sua referência ), no nosso exemplo a função handleRemoveItem so é redeclarada quando o state items for atualizado, isso significa que, quando o state referente ao input é alterado essa função não muda sua referência e assim tanto o item quanto handleRemoveItem se mantém sem alterações, dessa forma, o componente Item não é re-renderizado o que em determinados casos influência na performance da aplicação.

useMemo

O useMemo semelhante ao useCallback recebe os mesmo parâmentros ( uma função e seu array de dependências), a diferença é que o useMemo retorna a execução da função memorizada e não a função em si, e essa operação so é refeita quando alguma de sua dependências sejam alterados, em operações que demandaria grandes recursos computacional o useMemo pode fazer a diferença.

Fiz um post falando sobre esses hooks disponível em React Hooks.


Nesse video você pode perceber quando cada componente e re-renderizado, useMemo e o componente Item apenas é chamado quando existe alterações no array de dependências.

Quando usar desses recursos para melhorar a performance?

É muito importante entender que não devemos usar esses hooks em todos componentes e em qualquer função, pois existe uma comparação que é realizada para seus funcionamento que nem sempre é mais performática que o fluxo normal de renderização.

Quando usar o memo ?

  • Componentes Puro - são componentes que com as mesmas entradas sempre retorna a mesma saida.
  • Re-renders excessivos - componentes que são re-renderizados muitas vezes sem necessidade ( sem alterações em suas props ).
  • Componentes médios/grandes - componentes muitos pequenos não afeta a performance da aplicação, em casos de componentes médios para grandes que renderização muita coisa em tela podemos considerar o uso do memo.

Quando usar o useMemo ?

  • Cálculos complexos - use para evitar re-cálculos complexos a cada re-render, em casos de cálculos simples não faz sentido seu uso.

Quando usar o useCallback ?

  • Resolver igualdade referencial - Evitar a função ser recriada a cada re-render, evitando assim componentes childs que use um memo para não renderizar novamente ( useMemo também resolve esse problema ).

A partir de agora temos um bom conhecimento de como funciona o fluxo de renderização React e como usar hooks para melhorar o desempenho da sua aplicação.

Obrigador por ler!


Referencias : Reconciliação | Fluxo de renderização e o algoritmo de reconciliação — React e React Native | Virtual DOM | Video - React - Guia definitivo de performance (useMemo, useCallback, memo) - Code/drops #82

Códigos de exemplo: Repositório - Ecossistema React

Este post tem como objetivo ajudar quem esta começando no aprendizado de React, além de servir como incentivo no meus estudos de React criando outros posts para fixação do aprendizado.


Me paga um ☕ ? | pix: nascimento.dev.io@gmail.com


Me Sigam :)

Github | Linkedin

Top comments (0)