Componentes são basicamente funções que retornam JSX ou outros componentes, as principais vantagens são inerente a funções, ou seja, reutilização, abstração e evitar redudância de códigos, e podem ser criados com function declaration, function expression, arrow function e também usando class.
React é baseado em componentes, tudo é componente, uma página web é uma coleção de componentes.
Exemplos serão usando arrow function.
Exemplo:
import React from 'react'
const Componente = () => {
return (
<div>Componente</div>
)
}
export default Componente;
O nome da função da nome ao componente, e esse pode ser reutilizados quantas vezes for necessário, sua utilização é usando a sintaxe <Componente/>
que é equivalente também a <Componente></Componente>
que é o uso mais comum.
Exemplo:
...
export const Home = () => {
return (
<>
<Componente />
<Componente />
<Componente />
</>
)
}
No exemplo o componente Home
esta reutilizando o Componente
três vezes que por sua vez pode ser reutilizando quantas vezes for necessário, assim são criados componentes aninhados criando a interface desejada.
Por convenção os nomes dos componentes começam com a letra maiúscula, isso os diferencia das tag's normais e de outros componentes.
React disponibiliza o componente <App/>
que normalmente é utilizado como 'nó' raiz, onde todos os demais são filhos direto ou indireto desse, que por sua vez é 'injetado' no HTML através do método render do ReactDOM
.
Os componentes são dispostos na ordem em que devem aparecer na página, vamos ver um exemplo de componentes que formaria uma página.
export const Home = () => {
return (
<>
<Header/>
<NavBar/>
<Carrousel/>
<Componente/>
<Componente/>
<Footer />
</>
)
}
Os Componentes podem receber parâmentros chamados props que é um objeto que contém os atributos passados na chamada do componente, isso deixa-o com maior flexibilidade na sua reutilização, é possivel também o uso de estados para gerenciar ciclos de vida do componente, esses assuntos serão abordados em post's seguintes.
Todo componente tem de forma nativa uma propriedade chamada children que é todo elemento ou compomente que seja adicionado entre a abertura
<Componente>
{children}</Componente>
e fechamento do componente.
Exemplo:
...
const Card = (props) => {
return (
<div>
{props.children}
</div>
)
}
// Componente <Profile/> é o children de <Card/>
...
const Container = (props) => {
return (
<Card>
<Profile/>
</Card>
)
}
Componentes é a base do React, com eles podemos reutilizar muito código e 'quebrar' a aplicação em partes menores, assim aumentando a manutenabilidade e produtividade, com isso temos o necessário sobre componentes para começar a criar nossos app.
Baseado no post - React.js Basics – The DOM, Components, and Declarative Views Explained
Documentação Oficial - Componentes e Props
Veja também: Aprendendo React - The Roadmap ! | React - O que é JSX
Este post tem como objetivo ajudar quem esta começando no aprendizado de React, além de servir como insentivo no meus estudos de React criando outros posts pra fixação do aprendizado.
Me paga um ☕ ? | pix: nascimento.dev.io@gmail.com
Top comments (0)