DEV Community

loading...
Microsoft Learn Student Ambassadors Latam

Recebendo dados de uma lista

igd753 profile image Ivo Dias ・2 min read

Vamos aprender como criar pastas, mas dessa vez, recebendo os valores de uma lista. Com um arquivo de texto simples, tendo um nome por linha, criaremos pastas de formas automatizada em um local também informado.

Seguiremos do que vimos no artigo anterior, por isso, recomendo a leitura, embora o código sempre esteja comentado para que seja possível entende-lo.

Para fazer o proposto, precisaremos de dois conceitos novos:

  1. Receber valores de um arquivo
  2. Criar uma lista e percorrer os valores nela

Em um artigo anterior, já fizemos o segundo tópico, mas agora explicaremos um pouco mais ele.

Com o Foreach, podemos percorrer um lista, ou explicando de uma outra forma, pense que temos uma lista de chamada com 10 nomes. Com essa função, em vez de chamarmos todos os alunos juntos, leremos um nome por vez.

Isso é exatamente o que queremos nesse caso, já que poderemos ter um numero qualquer de nomes em nossa lista, e queremos criar uma pasta por nome.

O nosso primeiro tópico (que falaremos em segundo haha) é algo bem mais simples do que parece, já que temos uma forma bem simples de pegar essas informações por meio de uma função já pronta.

Sobre funções, vamos utilizas bastante aqui, voltando com a nossa de criação de pastas, e com uma nova para fazer todo esse processo da lista.

Traduzindo isso em código, temos:

Retorno no terminal:

Terminal

Sem duvidas, o Foreach levou meus scripts para um novo nível e acredito que vá ser muito útil, já que esse conceito pode nos ajudar em muitos cenários.

Discussion (0)

pic
Editor guide