DEV Community

loading...
Microsoft Learn Student Ambassadors Latam

Ensinando o terminal a falar

igd753 profile image Ivo Dias ・1 min read

Dessa vez vamos fazer uma coisa um pouco mais divertida, utilizar o Powershell para sintetizar voz ou seja, vamos fazer nosso script falar.

Conseguimos fazer isso utilizando um recurso do sistema, então é importante lembrar que a qualidade da pronuncia vai depender da linguagem instalada no sistema. Exemplo, eu estou usando meu Windows em ingles e passando texto em português para ele ler, o que deixa tudo bem engraçado devido a pronuncia.

Existem alguns usos interessantes para esse recurso, como deixar os retornos dos nossos scripts mais acessíveis, ao não depender unicamente de ler uma tela para saber o que aconteceu.
Um outro que já utilizei, é usar isso em conjunto com formas de se comunicar com outros computadores, criando uma espécie de "radio", podemos trabalhar nessa ideia no futuro.

Inicialmente, vamos trabalhar no script base para o recurso:

Com esse script, pode passar como parâmetro uma mensagem para que o terminal leia. Mas vamos tentar colocar isso num cenário mais pratico, utilizando ele para uma resposta em um script nosso.

Vamos basicamente pegar nosso script que simula a configuração de um repositório GIT local e vamos adicionar aos retornos escritos, o narrador.

Com isso, tornamos nosso script mais inclusivo e divertido.
Eu só não gostei muito da repetição de código com os textos, mas vamos cuidar disso na próxima postagem.

Discussion (0)

pic
Editor guide