DEV Community

Mike Fortes
Mike Fortes

Posted on • Originally published at mromeiro-f.Medium on

Saltos duplos

Creio que todos temos aquele arquivo .conf de estimação, que guardamos com carinho e usamos sempre que temos liberdade, seja para o Zabbix-Server, Proxy ou Agent. E ontem me deparei com um problema que sua solução me fez adicionar uma ou duas linhas no meu arquivo, e queria compartilhar essa dica por aqui.

Como a grande maioria dos meus clientes são bancos ou financeiras, tenho muitos problemas em questão de liberações internas para que meu proxy alcance redes distintas para validar uma disponibilidade de host ou serviço, visto que para todo tipo de alteração é necessário todo uma burocracia com RDM’s e envolvimento de diversas áreas envolvendo redes, segurança da informação, firewalls de terceiro e etc…

Então nasceu a necessidade de validar a disponibilidade de um link sip para 3 hosts específicos de dentro da rede do cliente.


Representação

O link SIP é enxergado pelos hosts, mas não pelo proxy… e agora?

Para verificar a disponibilidade desse link sip, crio um item como se fosse um “ping extendido”. E para isso, utilizo o marametro “UserParameter”.

Dentro do arquivo de .conf do agent, encontramos o UserParameter e o UnsafeUserParameters.

Para criar o item mencionado, eu adicionei o seguinte texto no meu “UserParameters”

UserParameter=customping[*],ping -n 2 -w 1 -4 $1 >nul && echo 1 || echo 0

Como podemos ver, criei a chave “customping[*]” no parâmetro, sendo assim, dentro do host, você deve criar um item “Zabbix agent — Ativo” com a chave customping[*], com o IP destino no lugar do *. Como o parâmetro possui caracteres especiais, habilito também o UnsafeUserParameters para que não tenha problemas na checagem.

Dessa forma, o valor retornado sera 1 para UP e 0 para Down, sendo assim pode ser usado o “Service State” no mapeamento de valores.

Qualquer duvida sobre a criação do monitoramento, estou sempre a disposição. Até mais !!!

Top comments (0)