Ao construir um projeto você consegue visualizar os resultados no seu computador, mas e se precisar compartilhar esse código durante o desenvolvimento para tirar dúvidas ou mostrar o resultado para outras pessoas, como você faria?
Enviar a pasta dos arquivos para outras pessoas é uma maneira simples mas não eficiente. O remetente precisaria ter todas tecnologias utilizadas instaladas em seu computador para conseguir executar o programa, além de, dependendo do tamanho do projeto, o processo de download será demorado.
Uma maneira bacana de fazer isso é o compartilhamento via plataformas de hospedagem de código como o Github. O Github é um site para armazenar projetos, gerenciar e criar um ambiente de colaboração entre desenvolvedores, utilizando o Git como sistema de controle de versões.
Neste artigo veremos como instalar o Git e publicar o seu projeto no Github através de comandos do terminal, através de alguns passos:
1. Crie sua conta no Github
Para usar a plataforma, primeiramente você vai precisar de uma conta. Caso já tenha, pode pular esse passo.
2. Instale o Git
Só com a conta no Github você já conseguiria colocar o projeto lá, criando um repositório. O problema é: e se você fizesse alterações no seu código? Precisaria colocar o projeto inteiro novamente? O Git nos ajudará a colocar as atualizações no repositório em poucos comandos.
Para instalar, você pode acessar o link: https://git-scm.com/downloads e seguir as instruções.
3. Configure o Git
Configure informações do seu usuário para usar nos repositórios do seu computador. Abra o terminal e coloque os seguintes comandos, adaptando para o seu caso:
- Defina um nome de usuário (substitua onde está "[nome]");
git config --global user.name "[nome]"
- Defina um email (substitua onde está "[email]")
git config --global user.email "[endereco-de-email]"
4. Crie um repositório no Github
Você pode fazer isso via terminal ou no Github. Eu vou seguir com a abordagem do Github por termos uma interface pra auxiliar. Dentro do site, já logado em sua conta, você vai clicar no botão "New" na esquerda da página.
Depois de clicar nesse botão, ele irá abrir um formulário de criação de repositório. Nele você precisará escolher um nome pro projeto, inserir uma descrição e o restante você pode deixar como está. Por fim, é só clicar no botão "Create Repository".
Depois de criar, ele dará uma "colinha" de comandos que você vai precisar para o próximo passo.
5. Criar um repositório local na pasta do projeto no seu computador
No terminal, você vai precisar entrar na pasta do seu projeto. Você pode fazer isso abrindo ele no Visual Studio Code e abrir o terminal lá dentro mesmo. Faça isso através da sétima opção do menu superior do VSCode que se chama Terminal, e depois, na primeira opção "Novo Terminal", ou simplesmente com o comando CTRL + Shift + '
.
Essa é uma opção legal pois sempre que você terminar de programar algo no projeto é só abrir o terminal no próprio editor de código.
Dentro desse terminal você colocará os seguintes comandos, um por vez, para entendermos melhor o que cada um faz:
git init
O comando "git init" é usado para inicializar um novo repositório Git em um diretório vazio ou existente.
git remote add origin [linkDoSeuRepositorio]
O comando "git remote add origin [linkDoSeuRepositorio]" é usado para adicionar um novo repositório remoto ao seu repositório Git local. Isso permitirá que você envie suas alterações para o repositório remoto e sincronize seu repositório local com as alterações feitas no repositório remoto.
No lugar de "[linkDoSeuRepositorio]" você vai colocar o URL do repositório remoto que você deseja adicionar. Por exemplo, se você estiver adicionando um repositório remoto no GitHub, o URL pode ser algo como "https://github.com/seu-nome-de-usuario/seu-repositorio.git".
git branch -M main
O comando "git branch -M main" é usado para renomear a branch principal do seu repositório Git de "master" para "main".
git add .
O comando "git add ." é usado para adicionar todas as alterações e novos arquivos no diretório de trabalho (working directory) ao próximo commit no seu repositório Git.
Quando você faz alterações em um arquivo ou adiciona novos arquivos ao diretório de trabalho, essas mudanças não são imediatamente adicionadas ao repositório Git. Em vez disso, você precisa explicitamente informar ao Git quais mudanças você deseja incluir no próximo commit. No caso, informamos o valor de "." que significa todos os arquivos/mudanças.
git commit -m "mensagem do seu commit"
O comando "git commit -m 'mensagem do seu commit'" é usado para confirmar as alterações no seu repositório Git com uma mensagem de commit que descreve o que foi alterado ou adicionado.
O parâmetro "-m" significa "mensagem" e é usado para especificar a descrição do commit.
git push -u origin main
O comando "git push -u origin main" é usado para enviar as alterações confirmadas (commits) no seu repositório Git para o repositório remoto com o nome "origin", na branch principal "main". É nesse momento que o projeto do seu computador vai para o Github.
6. Continue codando seu projeto!
Agora você pode continuar fazendo alterações no seu projeto, seja arrumando bugs ou construindo funcionalidades novas.
Mas ai você pode estar se perguntando, eu vou precisar de tudo isso de comando cada vez que eu quiser botar essas atualizações no github?
Não! Agora que você configurou os repositórios, você vai ter que usar somente 3 comandos para subir atualizações pro Github: o git add .
, git commit -m "mensagem do seu commit"
e git push -u origin main
. Nessa ordem.
Assim ele vai adicionar as novas alterações, você vai descrever elas e depois subir pro Github.
7. Compartilhe seu projeto!
Agora você tem um link que pode disponibilizar para seus amigos, recrutadores, mentores, ou quem desejar! Não esqueça de enviar as atualizações para deixar ele igual ao do seu computador, facilitando que as pessoas te ajudem quando você precisar de ajuda no código ou para visualizarem seu resultado.
Essa é uma maneira resumida de como podemos fazer o controle de versão de um projeto que estamos estudando. O Git nos fornece muito mais comandos que nos ajudam a trabalhar com versões, e caso você queira se aprofundar no assunto, você pode visualizar os conteúdos recomendados dessa área no techguide.sh.
Top comments (0)