DEV Community 👩‍💻👨‍💻

Cover image for Persistir e não Desistir
Mizael T. S. Nazareno
Mizael T. S. Nazareno

Posted on

Persistir e não Desistir

Olá, em meu segundo artigo, venho abordar um assunto bem interessante, como diz no título.
Este seguirá um contexto mais amplo para vida e não somente para programação, então vamos lá.

Todos nós temos objetivos que desejamos alcançar. O caminho até eles, muitas vezes, pode parecer difícil e até mesmo impossível de percorrer. A estrada percorrida para conseguir o emprego dos sonhos, subir de cargo ou montar o próprio empreendimento, pode ser longa e desistir acaba sendo um pensamento recorrente na jornada.

A vontade de desistir é natural, mas será que não devemos fazer dela um impulso para alcançar o sucesso? Nenhuma vitória acontece sem que antes haja uma batalha. Em momentos em que tudo parece estar perdido é primordial acreditar na sua força interior e ser persiste, pois só assim o seu objetivo será alcançado.

Ser persistente pode parecer difícil e trabalhoso quando o caminho até o objetivo está sendo percorrido há muito tempo. Nessas situações, quando a vontade de desistir parece ser maior do que a vontade de obter sucesso, procurar ajuda motivacional é muito importante e pode servir de apoio para continuar no caminho rumo à sua conquista.

Abaixo fica algumas dicas para a tentativa de não desmotivar:

Sucesso

1. É melhor tentar e falhar do que nunca ter tentado
A frase pode parecer clichê, mas você nunca saberá o que vai acontecer se não tentar. Lembre-se que a tentativa sempre é melhor do que nada. Entenda também que falhar é completamente normal e não significa que você não se esforçou o suficiente. “O não tentar pode bloquear suas vontades e com isso você fica sem rumo, determinação e perde a vontade de fazer alguma coisa”.

2. Sempre existirão pessoas tentando fazer você desistir
“É necessário ouvir quem ama você, porém também é importante confiar em si”. Se houverem pessoas tentando fazer você desistir ao longo do caminho não significa que você deva desistir de seus objetivos. Encare como motivação e prove que você consegue.

3. Seja um exemplo de motivação
Inspire as pessoas ao seu redor. Motive seus familiares, amigos e colegas de trabalho mostrando que se você pode tentar e conseguir, eles também podem.

4. Experiência e aprendizado ao longo do caminho
Tudo na vida depende da perspectiva com que você analisa. Decida encarar o caminho até o objetivo da melhor forma possível. “Ouça os mais velhos ou pessoas mais experientes que você, que já passaram por situação semelhante, elas podem ser grandes fontes de sabedoria”,

5. Sucessos ao longo do caminho
O caminho até o seu objetivo nem sempre é totalmente árduo. Ao tentar alcançar um objetivo você pode alcançar alguns sucessos ao longo desse caminho. “É necessário estabelecer metas e aproveitar-se dos erros como aprendizado”, até a chegada ao final podemos ter pequenas conquistas que juntadas dão um gostinho de sucesso completo.

6. As coisas podem sempre melhorar
Se as coisas estão ruins, lembre-se que elas sempre podem melhorar. “É necessário otimismo para saber lidar com os obstáculos e fracassos, se hoje não deu certo, lembre-se que haverá um amanhã melhor, e que o mundo dá voltas”. Mantenha a fé em si, pois as coisas sempre podem melhorar.

E por fim...

As coisas nem sempre acontecem quando queremos, portanto é importante manter a paciência. Se o seu objetivo ainda não se concretizou, mantenha a fé e o otimismo, pois eles te darão forças para não desistir. Quando o sucesso bater na sua porta, lembre-se de aproveitá-lo da melhor forma possível, afinal, você merece e batalhou muito por isso, e nada nem ninguém pode tirar sua vitória.

Vitória

Top comments (3)

Collapse
 
renancferro profile image
Renan Ferro

Não se frustrar na nossa área é algo bem difícil de se lidar e quase lidamos sempre. Já me frustrei algumas pequenas vezes ao longo da minha pequena carreira e o que eu aprendi é ter foco em certas coisas e não deixar se levar pelo hype! Muito bom artigo, parabéns!!

Collapse
 
thomisz profile image
thomis

post muito massa, to muito frustrado aqui nos ultimos tempos mas é isso, um dia de cada vez!

Collapse
 
mizael2019 profile image
Mizael T. S. Nazareno

Exato, não desistir jamais , é difícil, tem trancos e barrancos mais siga em frente um passo de cada vez , conquistas pequenas mais que fazem sentidos, mais o mais importante: acredite em vc e não desista jamais. Abraço Tmj.

DEV

Thank you.

 
Thanks for visiting DEV, we’ve worked really hard to cultivate this great community and would love to have you join us. If you’d like to create an account, you can sign up here.