DEV Community

Michelle Azevedo
Michelle Azevedo

Posted on

Criar arquivo de logs para automação com UiPath

Uma forma muito simples de encontrar os erros da automação e descobrir qual o tempo médio de cada atividade dentro dela, é criar um arquivo txt e ir alimentando ele com os logs a cada passo da automação.

Esse método pode ser redundante quando utilizamos o orchestrator, mas para quem não tem a licença, diria que é essencial.

Vamos lá:

Na pasta raiz da automação, criar uma pasta chamada logs.

Logo no início do processo, pegue o nome da pasta onde esta a automação através da atividade 'Get Environment Variable'

Alt Text

em seguida, crie uma variável para o nome do arquivo, por exemplo:

str_automationPath +"\logs\" + "execucao - " + Now.ToString("yyyyMMdd")
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Crie o arquivo com a atividade 'Write Text File':

Alt Text

E, a cada ponto que você achar relevante na automação, crie uma atividade de 'Append Line':

Alt Text

Geramente eu coloco tanto a atividade de log, quanto a de append line, assim enquanto estou desenvolvendo, se quero olahr rapidamente onde a automação parou, eu vejo no console, já se eu quero, por exemplo, comparar o tempo que um arquivo demorou pra ser processado na semana passada e quanto tempo uma rquivo similar demorou nessa semana, eu posso pegar os logs salvos nos txt dentro da pasta logs. (fica ai a possibilidade de fazer uma outra automação para alimentar um banco e comparar essas performances)

Acho bacana também, se a automação tiver algum output por e-mail para alguém, enviar juntamente os logs (tomando cuidado apenas para não colocar neles informações sigilosas ou até explicitas demais, como o caminho inteiro de um arquivo na rede.

Top comments (0)