DEV Community

loading...
Cover image for Analisando tweets sobre Black is King

Analisando tweets sobre Black is King

mchdax profile image Mayara Machado Updated on ・5 min read

Nesse texto explico os resultados obtidos da minha análise, mas você pode ver aqui como eu construí o código de coleta e análise dos sentimentos.


Eu sou uma grande fã do trabalho da Beyoncé e recentemente ela lançou seu álbum visual Black Is King. Infelizmente a plataforma de streaming onde o álbum foi lançado não está disponível no Brasil, logo eu ainda não pude ter acesso ao resultado produzido pela Beyoncé e sua equipe.

Mas há uma coisa eu posso fazer, e seria acompanhar os comentários nas redes sociais sobre o que as pessoas estão achando sobre. E se tem algo que não faltou foram comentários nas redes sociais sobre a obra da queen B, sendo eles alguns positivos e outros não tão positivos assim.

Então, movida pela curiosa e pela vontade de praticar um pouco a coleta de dados, resolvi realizar uma apanhado de comentários feitos sobre o álbum nos últimos 7 dias por usuários do Twitter falantes da língua inglesa. A escolha pela língua inglesa se deu, pois há poucos países onde essa plataforma de streaming Disney Plus está disponível e parte deles há falantes da língua inglesa.

Objetivos

Então eu queria realizar alguns processos:

  • Coletar uma amostra de tweets que tinham referenciado Black is King nos últimos 7 dias;
  • Identificar quais os países de origem desses tweets;
  • Identificar quais as palavras utilizados com maior frequência;
  • Qual o sentimento predominante dos tweets obtidos;
  • A distribuição dos tweets ao longo dos dias;

Para realizar essas tarefas eu irei utilizar a linguagem Python, juntamente a biblioteca Tweepy para realizar a coleta dos tweets, a biblioteca Pandas para fazer o tratamento dos dados, TextBlob para realizar uma rápida análise da polaridade dos tweets, e as bibliotecas Matplotlib e Folium para plotar os gráficos.

Obter os dados

Para fazer a obtenção, eu utilizei uma combinação de strings e hashtags com o título de Black is King em combinação com o nome da Beyoncé, o intuito foi coletar tweets que fizeram referência a esses dois tópicos. Eu escolhi fazer a coleta de uma amostra de 5000 tweets, o que ainda é uma quantidade pequena quando pensamos na quantidade de tweets que são compartilhados diariamente ao redor do mundo.

keyword = ("'Black is King' OR 'black is king' OR 'Beyonce' OR 'beyonce' OR #blackisking OR '#BlackIsKing' OR 'black is king beyonce'")

Resultados

Intervalo de tempo

Apesar de estipular o intervalo de tempo desejado, não necessariamente implicou em receber uma quantidade distribuída de tweets pelos dias solicitados. Podemos ver que grande parte dos tweets obtidos foram do dia 09 de agosto, e sendo muito pouco a quantidade de tweets dos dias mais próximos ao do desenvolvimento desse projeto, dia 12 de agosto.

Alt Text

Origem dos Tweets

Os países que concentraram a maioria dos tweets coletados foram os Estados Unidos e a África do Sul. Além deles, também foram coletados tweets de países da Oceania, Ásia e até do Brasil. Suponho que boa parte destes tweets estejam lamentando por ainda não poderem ter acesso, uma vez que a Disney Plus ainda está com uma lista bem restrita de cobertura de países.

Alt Text

Atualmente a Disney Plus possui disponibilidade nos seguintes países: Alemanha, Austrália, Áustria, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Irlanda, Itália, Nova Zelândia, Países Baixos, Porto Rico, Reino Unido, Suiça e Japão.

Além disso, Black is King é uma obra musical e visual que conta com um mix de influências da cultura Africana e Afro-Americana. Beyoncé compartilha tela com cantoras como Busiswa da Africa do Sul, Salatiel de Camarões, Yemi Alade e Mr Eazi da Nigéria, sempre trazendo elementos na dança, nas roupas e também nos ambientes.

Algo interessante que puder observar na minha amostra foi ver a particição dos países da África ativos sobre o álbum. Mesmo dentro da minha amostra podemos ver a África do Sul como um dos pólos com maiores concentração de tweets, e também podemos ver outros menos intensos mas ainda sim presente como Camarões e Nigéria. Sendo esses três países, os países de onde originam alguns participantes do álbum visual.

Nuvem de palavras

As palavras Black, King, Beyonce são as que mais foram reproduzidas, o que é algo a se esperar uma vez que são as palavras referentes ao nome da obra e da artista da obra. Além dessas palavras, podemos visualizar algumas menções à filha da Beyoncé, Blue Ivy, e ao termo daughter filha em inglês. O termo em si pode estar fazendo referência tanto às aparições de Blue Ivy, como também a referência às filhas da artista canadense Ayesha Curry, seu nome também aparece na nuvem de palavras.

No sábado 08 de agosto Ayesha Curry publicou um vídeo de suas filhas dançando ao som de Beyoncé e reproduzindo a coreografia presente no album. Esse video se tornou viral no tarde de sábado, e podemos ver algumas menções a ele na nuvem de palavras.

Alt Text

Outra palavra a aparecer é Dance, fato este que não é de se espantar uma vez que Beyoncé é conhecida por suas coreografias muito bem desenvolvidas e perfomances impecáveis junto a sua equipe de dançarinos. Além disso também temos menções ao dançarino nigeriano Papi Ojo, que realiza uma perfomance ao lado da Beyoncé e é conhecido por perfomances com Rihanna e Janet Jackson.

Polaridade dos tweets

Como suspeitei inicialmente, mais da metade dos tweets continham textos com teor mais negativo. O lançamento de Black is King levantou muitos debates na internet sobre a forma de abordar elementos da cultura africana, é possível encontrar opiniões divididas sobre esse tema. Além disso, como dito mais acima, a Disney Plus ainda conta com uma distribuição bem limitada, o que faz com que fãs da Beyoncé preciserem esperar para poder assistirem. Também é possível encontrar comentários lamentando essa situação.

Alt Text

Conclusão

Foi uma experiência muito interessante poder ver de forma geral quais são os fatos que rodeiam o lançamento do álbum, ainda continuo com a expectativa de poder assistir e emitir a minha própria opinião nas redes sociais. Até lá, vamos ficar apenas com as análises do que tem sido dito lá no exterior. Até a próxima!

Discussion (2)

Collapse
carlosfrodrigues profile image
Carlos Felix

Parabéns! Ótimo texto e análise

Collapse
mchdax profile image
Mayara Machado Author

Obrigada Carlos 😊

Forem Open with the Forem app