DEV Community

Mateus
Mateus

Posted on

JOINS NO ORACLE

Vamos falar sobre os tipos de junções em banco relacionais, todo mundo uma hora ou outra tem que trabalhar com um banco relacional. Seja trabalhando para a web, mobile, desktop e diferentes linguagens, e você sabe o que é um Join e a diferença entre os principais tipos de Join?

O que é um Join e para que serve: Join é uma forma de consulta que combina dados de duas ou mais colunas de diferentes tabelas. Ajuda para recuperar dados de várias tabelas em uma só consulta.

Tipo de Joins e para que serve: Inner Join, Left Join, Right Join, Full Join e Cross Join.

Inner Join: É um tipo de junção que combina dados de duas ou mais colunas de diferentes tabelas com uma condição de específica.

Sintaxe: SELECT colunas FROM tabela1 INNER JOIN tabela2 ON tabela1.coluna = tabela2.coluna;

Left Join/Right Join: Uma Left Join retorna todos os dados da parte esquerda da tabela e o Right Join faz as mesmas funções do Left Join, mas com as regras inversas em relação ordem das tabelas.

Sintaxe: SELECT *FROM teams
LEFT JOIN players
ON directors.id = teams.players_id;

Full Join: O Full Join retorna todos os dados de ambas as tabelas SE tiver relação entre ambas as tabelas, então pode se dizer que o Full Join junta as funções da Left e da Right Join

Sintaxe: SELECT p.nome, t.nome
FROM players AS e
FULL OUTER JOIN teams AS p
ON p.nome = t.nome;

Cross Join:Cross(em português: cruzar) Join retorna todas as linhas das tabelas se cruzando.

Sintaxe: SELECT
FROM Tabela A
CROSS JOIN Tabela B

Vantagens e Desvantagens de usar o JOIN: Os Joins permitem que nós possamos criar pedidos mais completos e complexos de um jeito bem mais simples e rápido. Uma desvantagem é o motivo dos Joins serem difíceis é que ele tem que buscar informações em lugares diferentes.

Escolher os joins depende das necessidades das consulta e do banco de dados. Join é importante para tirar proveito das consultas do Oracle SQL e outros sistemas de gerenciamento de banco de dados.

Top comments (0)