DEV Community

Cover image for Entendendo as métricas do K6 - Parte 3
Marlo Henrique
Marlo Henrique

Posted on

Entendendo as métricas do K6 - Parte 3

Durante esta série de publicações em que exploramos as métricas geradas pelo K6, tivemos a oportunidade de aprofundar nosso entendimento sobre métricas em diferentes protocolos, assim como compreender os conceitos fundamentais associados a cada indicador.

Na parte 1, discutimos as métricas padrão geradas pelo K6 e esclarecemos um dos conceitos mais cruciais da ferramenta: as iterações.

Já na parte 2, abordamos as métricas dos principais protocolos de rede atualmente suportados pela ferramenta, incluindo HTTP, gRPC e WebSockets.

Nesse ultimo artigo exploraremos as métricas geradas pelo K6 Browser, modulo para a realização de testes de performance na camada web.

Métricas web💻

O módulo K6 browser gera métricas baseadas nos Core Web Vitals, uma iniciativa que busca oferecer diretrizes unificadas sobre os principais indicadores de qualidade para garantir uma experiência ideal do usuário na Web.

O conjunto atual da Core web vitals se concentra nos seguintes aspectos da experiência do usuário (carregamento, interatividade e estabilidade visual) e as seguinte métricas.

  • Maior exibição de conteúdo (LCP): Avalia o tempo de carregamento. Para uma boa experiência do usuário, é crucial que o LCP ocorra em até 2,5 segundos após o início do carregamento da página.
  • Latência na primeira entrada (FID): Mensura a interatividade. Para uma experiência satisfatória do usuário, as páginas devem ter um FID de 100 milissegundos ou menos, garantindo uma resposta rápida às interações.
  • Mudança de layout cumulativa (CLS): Avalia a estabilidade visual. Uma boa experiência do usuário é alcançada quando as páginas mantêm um CLS de 0.1 ou menos, evitando movimentos inesperados ou desconcertantes na interface.

Dentre as métricas web primárias produzidas pelo K6, algumas das principais são:

Métrica Descrição
browser_web_vital_lcp informa o tempo de renderização da maior imagem ou bloco de texto visível na janela de visualização em relação ao momento em que a página começou a ser carregada.
browser_web_vital_fid mede o tempo entre a primeira interação do usuário com uma página, até o momento em que o navegador consegue começar a processar manipuladores de eventos em resposta a essa interação.
browser_web_vital_cls medida do maior burst de pontuações de troca de layout para cada mudança inesperada que ocorre durante toda a vida útil de uma página.
browser_web_vital_ttfb mede o tempo entre a solicitação de um recurso e quando o primeiro byte de uma resposta começa a chegar.
browser_web_vital_fcp mede o tempo entre o início do carregamento da página e o momento em que qualquer parte do conteúdo dela é renderizada na tela.
browser_web_vital_inp avalia a capacidade de resposta geral de uma página às interações do usuário observando a latência de todas as interações de clique, toque e teclado que ocorrem durante a vida útil de uma visita do usuário a uma página.

Como mencionado anteriormente, algumas das métricas web do K6 estão relacionadas aos Core Web Vitals, especificamente os indicadores: browser_web_vital_lcp, browser_web_vital_fid e browser_web_vital_cls. Para alcançar resultados positivos nessas métricas, é recomendável visar o percentil P(75) para os valores esperados de LCP, FID e CLS.

Métrica Bom Ruim Percentil
(LCP) ≤ 2.500 ms > 4.000 ms 75
(FID) ≤ 100 ms > 300 ms 75
(CLS) ≤ 0,1 > 0,25 75

Além dos Core Web Vitals, as métricas web do K6 também trazem resultados para outros pontos vitais como: browser_web_vital_inp, browser_web_vital_fcp e browser_web_vital_ttfb.

Vale ressaltar que, como as métricas mencionadas não são classificadas como Core Web Vitals, não é estritamente obrigatório que os sites atinjam o nível 'bom' nessas métricas, contanto que isso não influencie negativamente a pontuação das métricas fundamentais para a experiência do usuário(LCP, FID, CLS).

Conclusão💖

Atualmente, o K6 se destaca como uma ferramenta versátil para realizar testes de desempenho tanto na camada web quanto na camada de backend, proporcionando a flexibilidade de estratégias híbridas.

O módulo web do K6 oferece análises detalhadas sobre o desempenho de nossa aplicação web, permitindo identificar gargalos críticos que podem afetar a experiência do usuário.

A pagina do Core Web Vitals, traz uma serie de recomendações de otimizações para:

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre testes de performance com K6? Então não deixe de conferir meu curso na Udemy:

Top comments (0)