"Conhecimento (do latim cognoscere, "ato de conhecer"), como a própria origem da palavra indica, é o ato ou efeito de conhecer."
Fonte: Wikipedia
Bem diferente de alguns anos atrás o mundo de hoje é conectado. Podemos acompanhar quase que em tempo real tudo o que acontece em qualquer parte do planeta, desde eventos esportivos a acontecimentos sociais. Conseguimos assistir palestras a quilômetros de distância sem mesmo sair de casa.
Sem sombra de dúvida vivemos um momento singular da humanidade onde a informação é o principal ativo. Arrisco-me a dizer que um conjunto de dados vale mais que ouro.
Conjecturas à parte, a informação pura e simples é apenas parte do processo de aprendizado.
E neste ponto a humanidade ainda precisa evoluir mais um pouquinho. No geral o ser humano é um indivíduo acumulador. Basta um breve exame de consciência para constatar o óbvio: gostamos de guardar coisas. 😮
O conhecimento também é armazenado. Cada pessoa faz isso à sua maneira, claro, mas guardamos tudo (ou quase tudo) que aprendemos ao longo da vida.
E é justamente devido a essa particularidade inerente a cada indivíduo que compartilhar conhecimento é importante. Apenas para exemplificar, este texto será lido, interpretado e armazenado de acordo com quem o lê.
Quer outro exemplo❓
Quando compramos um produto novo, geralmente vem um manual (impresso ou em formato digital para ser baixado da internet) com etapas básicas para iniciar o uso daquele produto. Mesmo assim, há pessoas que buscam informações na internet, através de vídeos porque as explicações do manual são incompreensíveis.
Não há demérito nenhum nisso. Muito pelo contrário. Apenas mostra o quanto somos diferentes, cujas particularidades nos tornam indivíduos únicos.
Refletindo sobre esse fato fica fácil concluir o quão importante é dividir experiências e conhecimento.
Já há algumas semanas venho escrevendo mais especificamente sobre o framework Laravel.
Confesso ter aprendido muito nesses quase três meses lendo a documentação 📚, estudando novos conceitos, testando-os e compartilhando o que aprendi através de artigos.
Ao escrever artigos deste tipo preciso ser cuidadoso no cenário montado, criando um raciocínio lógico que faça sentido para o público-alvo, que na sua grande maioria é formado por programadores.
Aqui persistência é a palavra chave. Não foram poucas as vezes que o precisei recriar os projetos do zero porque algum exemplo não fazia sentido.
E embora seja trabalhoso, estou gostando do resultado. 😅
Conclusão
Não se preocupe em dividir conhecimento sobre um assunto que já foi amplamente discutido, documentado e falado.
O que realmente vai importar é a sua perspectiva, pois ela pode muito bem ser a de outra pessoa que se verá representada por você e conseguirá enfim compreender o que parecia tão complexo.
"Enquanto houver críticos ao seu trabalho, significa que ele está sendo visto."
Até breve.
Top comments (1)
Boas colocações. Hora ou outra me pego pesquisando em outras fontes, fora da explicação de cursos que faço pois a didática naquele momento não foi a mais apropriada para meu aprendizado. E realmente é melhor assistir explicações de diferentes pessoas, cada um com seu ponto de vista, pois em cada um você aprende algo novo, como você disse.
Enfim, obrigado por compartilhar o conhecimento. 📚