DEV Community

Caio Marcellus Cabral
Caio Marcellus Cabral

Posted on

Mais 5 atalhos do VS Code que você precisa conhecer

No último post eu falei sobre alguns atalhos do VS Code que eu uso sempre. Como toda boa lista, ela teve ausências notáveis, ausências que vocês me ajudaram a compilar e a trazer nesse segundo post. Vamos lá!

Duplicando código

Essa daqui foi uma que aprendi com vocês e não consigo parar de usar! Digamos que você vai fazer um card, e dentro dele tem 8 filhos. Uma forma de otimizar esse trabalho seria fazendo o primeiro e copiando ele 7 vezes. Todos os cards iguais, com a mesma estrutura, sem margem para erros.

Dar Ctrl + C, Ctrl + V é a primeira solução que a gente pensa, mas e se eu te disser que tem uma forma ainda mais fácil de resolver isso?

Alt + Shift + ↑
Alt + Shift + ↓
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Usando esse comando você copia uma bloco de código para cima ou para baixo, a depender da seta que apertou. Então para fazer o card, você só precisaria segurar o Alt + Shift e apertar a seta para baixo 7 vezes.

Corrigindo e refatorando código

Eis que você está revisando seu código e viu que precisava mudar o nome de uma classe. O que era “cartaozinho” vai virar “client-card”. Só que no seu HTML tem 10 elementos com essa classe. E o pior, como você é adepto da convenção BEM, dentro desses elementos tem diversas classes “cartaozinho_titulo”, “cartaozinho_numero”. E ainda têm todos os seletores no CSS... Desesperador, né?

Não! Afinal você já leu este artigo, e você sabe como resolver sem ter que passar um pente fino à olho no código todo!

Ctrl + F
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Apertando esse comando você abre uma aba de pesquisa como essa:

Image description

Agora é só você colocar que vai substituir cartaozinho por client-card, e o VS Code substitui um a um, ou todas as ocorrências.

Para substituir caso a caso, aperte Enter. Se você tem confiança que não vai quebrar nada no código (ou se você é vidaloka #YOLO) você pode mudar todos de uma vez apertando Ctrl + Alt + Enter.

Salvando

Essa daqui é bem simples, mas vai que alguém não conhece, né? Para salvar o seu código sem ter que clicar em File > Save, você pode apertar Ctrl + S. Eu confesso que faço isso de forma quase obsessiva a cada alteração no código rs.

Indentando código

Indentar bem o código é fundamental para um código legível, e um código legível é o que diferencia um bom programador de um ótimo programador que está preparado para trabalhar em equipe.

Para adicionar indentação ao código, selecione a seção e aperte Tab. Exagerou? Aperte Shift + Tab.

Simples, mas essencial.

Abrindo o terminal

Não adianta fugir, você vai usar o terminal. Seja para instalar frameworks, bibliotecas ou para subir seu código para o GitHub. O VS Code ajuda bastante nessas tarefas com seu terminal integrado.
Uma maneira de abrir ele é clicar em Terminal > New. Mas você pode fazer isso com uma só mão apertando Ctrl + J.

Me conta, o que mais ficou faltando?

Bons códigos!

Top comments (0)