Estar em um estágio é sempre um mix de emoções. Estou no meu terceiro e posso dizer que foram experiências muito diferentes, mas a síndrome do impostor, a insegurança e o medo de não dar conta sempre estiveram presentes em todos, então nesse artigo eu quero mostrar um pouco das coisas que me ajudaram e continuam me ajudando a lidar com essa jornada.
Baseado no meu primeiro artigo, com dicas para te ajudar a conseguir um estágio, fiz esse aqui para ajudar as pessoas que, como eu, já estão estagiando e querem aproveitar ao máximo essa fase que pode ser maravilhosa e, ao mesmo tempo, angustiante.
1 - Programação pareada
Há quem ame, há quem odeie, mas com certeza a programação pareada está sendo muito boa pra mim nesse estágio em que estou atualmente. Nunca havia tido essa experiência, mas parear com alguém que tem mais experiência que você e poder aprender os conceitos enquanto prática está sendo enriquecedor.
Além de tudo, como estamos trabalhando remotamente, a programação pareada dá uma sensação de suporte maior e, para um começo de carreira, o apoio, estar mais presente para entender a dificuldade da pessoa, pode ser um grande aliado para fazer você evoluir melhor e mais rápido.
Se você não trabalha com programação, substitua essa parte por fazer tarefas da sua área com o apoio de alguém que trabalha com você, compartilhando ideias e conhecimentos durante o processo.
2 - Estudar um pouco por dia e após os estudos comentar sobre o que estudou
Sabemos que estudar vai ser sempre essencial, independentemente da área, mas uma coisa que anda me ajudando muito é pegar uma hora por dia do estágio para estudar. O que você irá aprender depende muito de onde você quer chegar, é legal falar com o seu líder ou com quem te acompanha sobre um possível guia de estudos para te ajudar, eu, por exemplo, como faço os cursos da Alura, tento manter a frequência de fazer de um a dois capítulos do curso por dia.
Se você não puder pegar um horário do estágio, estude um horário antes, ou depois, o legal de ter horários pré definidos é para deixar sua rotina organizada e ser mais difícil de "sabotar" os estudos, já que você deixou o horário fixo na sua agenda.
No dia seguinte, eu comento um pouco com meu líder sobre o que estudei, isso é bem legal, porque nós podemos comentar sobre o que foi trabalhado, consigo tirar algumas dúvidas e ele pode até me mostrar algo que aprendi que é usado no nosso dia a dia no trabalho.
3 - Conversar com meu líder sobre "quem eu quero ser quando crescer"
Uma vez por mês eu tenho uma conversa (chamamos de 1:1) com meu líder sobre meus planos futuros. Pra mim, alinhar suas expectativas com a do lugar que você está trabalhando é essencial, te dá mais motivação sobre quem você quer ser e aonde você quer chegar. Eu sei que são coisas muito complicadas de se saber no início, e tá tudo bem mudar de ideia depois, mas se você já tiver uma ideia, ter conversas sobre isso podem te ajudar muito a se organizar melhor profissionalmente e alcançar seus objetivos com mais facilidade.
Seu(a) líder, também sabendo dos seus objetivos, pode adaptar melhor uma rotina de trabalho, te ajudando a alcançar suas metas no futuro. Eu, por exemplo, quero ser uma colaboradora do blog da Alura no futuro e, como ajuda, meu líder revisa as coisas que eu escrevo para ajudar a me preparar quando isso for acontecer.
4 - A vida não é só trabalho, descanse
No meu primeiro estágio eu me descuidei muito nisso e não recomendo: descansar é essencial para que possamos ter um dia de trabalho melhor e mais produtivo. Eu sei que a síndrome do impostor ataca e a gente parece estar sempre atrasado e que se não estudarmos o tempo todo não vamos evoluir, mas isso não é verdade. Se só ocuparmos nossa mente com trabalho e estudos o tempo todo, a longo prazo isso não vai ser saudável (leia sobre burnout).
Tenha hobbies que te façam bem: cozinhar, tocar algum instrumento, assistir séries/filmes, fazer exercícios físicos ou o que você quiser, mas sempre lembre da sua saúde mental e, se possível, faça terapia: acompanhamento psicológico é sempre bom, principalmente em começo de carreira, em que estamos nos descobrindo e sempre ansiosos com o que vem pela frente.
5 - Ter contato com outros estagiários
Sei que às vezes no início somos muito tímidos, conversar com outras pessoas é um desafio e tanto, mas ter essa experiência me ajudou muito por todos os lugares que passei.
Já passei por duas situações diferentes: em uma, eu trabalhava com outros estagiários de tecnologia e às vezes pegávamos tarefas juntos, em outra, eu era a única estagiária de tecnologia do meu time. Se a sua situação se parecer com a primeira, troque experiências, conhecimentos com seus colegas, discuta sobre suas tarefas, ter alguém na mesma posição que você pode ser muito confortante e te motivar a crescer junto com a pessoa que você trabalha. Se a sua situação se parecer com a segunda, veja se tem algum grupo de estagiários onde você trabalha. Em um lugar que trabalhei tínhamos um grupo no slack só de estagiários, às vezes tinha algum happy hour online para podermos conversar, e essa proximidade com as pessoas do seu trabalho pode ser um grande motivador, já que estar em um ambiente colaborativo e acolhedor faz o trabalho ficar mais leve e produtivo (leia um pouco sobre "Ambiente de trabalho e produtividade").
Dito isso, não se cobre para evoluir extremamente rápido no seu estágio, vá no seu tempo, dê o seu melhor que a evolução vem aos poucos, aproveite essa fase e vai dar tudo certo!
Obrigada por ler até aqui, qualquer dúvida que tiver, pode me chamar em alguma das minhas redes sociais! <3
Top comments (1)
Parabéns pelo artigo lys!