DEV Community 👩‍💻👨‍💻

👨‍💻 Lucas Silva
👨‍💻 Lucas Silva

Posted on

Automatizando a criação de requisições no JMeter utilizando Postman

Faz um tempo que não escrevo por aqui, mas hoje, enquanto estudava para resolver um problema do trampo, me deparei com uma técnica que facilitou muito a forma de criar requisições no JMeter, então decidi compartilhá-la.

Antes de mais nada, quero agradecer aos meus amigos Jurno e João, que me guiaram na busca pela solução.

Sem mais delongas, bora pro problema.

O problema

Imagine que em um determinado momento, você e seu time precisarão realizar um teste de carga na aplicação que vocês desenvolvem. Entretanto, vocês possuem pouco ou nenhum conhecimento com a ferramenta JMeter, uma das mais utilizadas para esse tipo de tarefa.
Uma das possíveis soluções é gastar um bom tempo lendo a documentação para aprender a criar as requisições uma a uma. Inclusive, essa teria sido a minha decisão, não fosse pelos conselhos dos amigos citados acima.

A solução

É possível adicionar um elemento ao plano de teste do JMeter chamado HTTP(S) Test Script Recorder. Ele é responsável por gravar requisições http e transformá-las em uma HTTP Request (sampler).
Imagem da UI do JMeter mostrando o HTTPS Test Script Recorder
Com esse elemento adicionado, basta ajustar as configurações de proxy do Postman (ou qualquer outro sistema que você utiliza) para o endereço do Test Script Recorder (localhost:8888 por default), rodar o elemento e então realizar uma requisição no sistema a ser testado.
Configurações de proxy do postman
Fiz uma requisição de exemplo na PokéAPI, e eis a requisição montada automaticamente no JMeter:
Interface do JMeter mostrando a requisição montada automaticamente

É possível que seja necessário realizar algumas alterações na requisição gerada, mas creio que o procedimento descrito acima seja um excelente ponto de entrada para requisições mais elaboradas.

Bem, caso haja alguma dúvida sobre o texto ou alguma sugestão de melhoria, peço que envie um comentário 😎.
Até a próxima!

Top comments (0)

🌚 Browsing with dark mode makes you a better developer.

It's a scientific fact.