Nesse artigo veremos os comandos básicos da linguagem SQL mais utilizados no dia a dia de uma cientista de dados e como utilizá-los.
Se você quer entender como funciona um banco de dados relacional, te convido a ler este outro artigo, no qual expliquei sobre a terminologia utilizada, o conceito ACID, os grupos de comandos da linguagem SQL, as restrições de integridade e as três formas normais.
SELECT
A instrução "SELECT" é utilizada para fazer consultas no banco de dados. Seu resultado é uma cópia do banco de dados com as especificações indicadas. Não há alteração dos dados no banco.
A maior parte dos comandos SQL são instruções "SELECT" e normalmente é a primeira palavra da instrução SQL.
Ao executar a instrução, o SGBD irá procurar a tabela ou tabelas especificadas, selecionar as colunas escolhidas e as linhas que satisfazem os critérios especificados, classificando ou agrupando estas na ordem indicada.
A sintaxe mais básica da instrução "SELECT" é escrita da seguinte forma:
SELECT colunas FROM tabela
Caso você queira selecionar todas as colunas da tabela indicada, basta utilizar "*" no lugar de "colunas", deste jeito:
SELECT * FROM tabela
Exemplos
Imagine que temos uma tabela chamada "Funcionários" que possuí diversas informações sobre os funcionários de uma empresa.
Precisamos do nome e sobrenome de todos os funcionários da empresa em ordem alfabética. Para isso selecionaremos todas as linhas das colunas "Nome" e "Sobrenome" da tabela "Funcionários" e utilizaremos a cláusula "ORDER BY" para ordenar a consulta.
A sintaxe será:
A empresa decide que o reajuste salarial para o próximo ano será de 5% para todos os funcionários e precisamos atualizar a consulta acima incluindo o salário atual e o salário com reajuste para todos os funcionários.
Para isso selecionaremos todas as linhas das colunas "Nome" e "Sobrenome" da tabela "Funcionários", como fizemos anteriormente, e também as da coluna "Salário", que renomearemos como "Salário Atual". Para calcular o valor do salário com reajuste multiplicaremos os valores da coluna "Salário" por 1.05 e este campo será renomeado como "Salário Reajustado".
A sintaxe, portanto, passará a ser:
Por último, iremos fazer uma nova consulta na qual retorne os nomes dos cargos do departamento de tecnologia da empresa que tenham sido atribuídos a pelo menos 10 funcionários e a quantidade de funcionários com estes cargos.
Neste caso, selecionaremos a coluna "Cargo" e faremos a contagem de funcionários com aquele cargo utilizando a função "count" com o parâmetro "Cargo". Utilizamos a cláusula "where" para filtrar apenas os funcionários do departamento de tecnologia e "having" para filtrar apenas os cargos que tenham sido atribuídos a pelo menos 10 funcionários e agrupamos pelo nome do cargo utilizando a cláusula "group by" assim:
INSERT
A instrução "INSERT" é o comando para inclusão no banco de dados. Ele é utilizado para adicionar um ou vários registros a uma tabela.
A sintaxe mais básica da instrução "INSERT" é escrita da seguinte forma:
INSERT INTO tabela (coluna1, coluna2, coluna3)
VALUES (valor1, valor2, valor3)
--OU
INSERT INTO tabela VALUES (valor1, valor2, valor3)
Exemplos
Vamos inserir na tabela "Funcionários" a Maria Sousa, que terá o código identificador "741" e seu salário é R$2500,00.
Na primeira sintaxe informamos o nome das colunas que receberão os valores e os valores que serão inseridos na tabela. É importante lembrar que os valores devem estar na mesma ordem das suas respectivas colunas.
Na segunda forma não declaramos as colunas. Atente-se para este caso, pois é necessário informar valores para todas as colunas da tabela para que o comando funcione.
A sintaxe será:
UPDATE
A instrução "UPDATE" é o comando utilizado para atualização de registros no banco de dados.
A sintaxe mais básica da instrução "UPDATE" é escrita da seguinte forma:
UPDATE tabela
SET coluna = "novo_valor"
WHERE condição
Exemplos
Vamos atualizar na tabela "Funcionários" o sobrenome da Maria para "Souza" e seu salário para R$3500,00.
Informamos o nome da tabela que receberá as alterações, as colunas e seus respectivos valores a serem alterados na tabela e a cláusula que impõe a condição de execução do comando é que o "IDFuncionario" seja igual a "741", que é o código identificador da Maria.
A sintaxe será:
DELETE
A instrução "DELETE" é o comando utilizado para apagar registros no banco de dados.
A sintaxe mais básica da instrução "DELETE" é escrita da seguinte forma:
DELETE FROM tabela
WHERE condição
Exemplo
Vamos excluir da tabela "Funcionários" aquele que possuí o código identificador igual a "3084".
Para isso informamos que a tabela de onde desejamos deletar o registro é a "Funcionários" e a cláusula que impõe a condição de execução do comando é que o "IDFuncionario" seja igual a "3084".
A sintaxe será:
REFERÊNCIA:
ELMASRI, Ramez e NAVATHE, Shamkant B. Sistemas de Banco de Dados. Pearson Addison Wesley. 6a Edição, 2011.
Este post é um resumo do que aprendi na Unidade 1 da disciplina "Banco de Dados Relacionais e não Relacionais". Esta é ministrada pelo Prof. Henrique Batista da Silva no curso de especialização em Ciência de Dados e Big Data da PUC Minas Virtual.
Top comments (0)