DEV Community

Cover image for COVID-19: Mantendo a produtividade e a sanidade em tempos de quarentena
Luiza Bizoni
Luiza Bizoni

Posted on • Updated on

COVID-19: Mantendo a produtividade e a sanidade em tempos de quarentena

Estamos enfrentando "mares nunca dantes navegados" com a chegada do Coronavírus ao Brasil (tenho usado este canal para me manter informada). Como a experiência é nova para muitas de nós, vim trazer algumas dicas para sermos mais produtivas e mantermos a saúde física e mental em dia enquanto estivermos em isolamento.

Crie uma rotina

Home office

Tenha seu próprio "ritual" matinal: acorde mais cedo, se exercite, medite, leia ou ouça noticias (eu ouço o "Primeiras Notícias" da CBN e o "Café da Manhã" da Folha de São Paulo, ambos disponíveis no Spotify), durma um pouco mais, tome um bom banho. Veja o que funciona melhor para você, teste e adapte.

Se alimente durante todo o dia: não pule as refeições porque está "muito ocupada agora" ou porque "só falta terminar uma coisa". Tome um bom café da manhã antes de começar a trabalhar, almoce, tome lanches nos intervalos. Ah, e nada de comer na frente do computador. Esse é um momento para você descansar.

Organize-se antes de começar a trabalhar: limpe a mesa, use uma cadeira confortável e com boa ergonomia, deixe todo o material que irá precisar à mão e veja quais tarefas você tem programadas para o dia. Recomendo usar o Asana para planejar e organizar suas tarefas. Além de ser gratuito e intuitivo de usar, ele tem um unicórnio que voa pela sua tela quando você concluí uma tarefa!

Asana - para planejar e organizar suas tarefas

Evite distrações: Deixe o celular com a tela virada para baixo, no computador mantenha aberto apenas o que precisa para fazer a atividade, coloque uma musica tranquila para tocar e volte sua atenção unicamente para realizar a tarefa.

Existem diversos métodos de gestão de tempo que você pode usar para ajudar a se concentrar, eu uso a técnica Pomodoro, porém com adaptações. O que tem funcionado para mim é fazer ciclos 50–10, ou seja, durante 50 minutos eu trabalho 100% focada e quando acaba este tempo me desconecto por 10 minutos. Para cronometrar o tempo uso o app Tide que tem uma interface própria para esse método.

Faça pequenas pausas de tempos em tempos: Nas suas pausas, levante-se, beba água, vá ao banheiro, estique o corpo, veja suas redes sociais, tome um sol, vá até a janela tomar um ar e reparar na sua vizinhança. Esse tempo para se desligar do trabalho é muito importante também para sua sanidade.

Acabou o horário de trabalho, mas o dia ainda não.

Quebre a rotina

Depois de finalizar sua jornada de trabalho, divirta-se.

Faça chamadas de vídeo: isolamento não é solidão. Converse com sua família e amigos, não só por texto, mas por vídeo também. É importante manter esse contato visual.

Viaje: Não, não é pra ir passear na Itália. Leia um livro, ouça podcasts e audiobooks. Eles podem te levar para lugares que você jamais imaginou poder ir, lugares que nem existem na vida real!

Aprenda algo novo: sabe as horas que você gastava para ir e voltar para o trabalho? Use para fazer aquele curso que está adiando há tempos. Você pode aprender idiomas com o Duolingo, fazer receitas, programar, tocar um instrumento no CifraClub, e mais uma infinidade de coisas. As girls da GSG Community indicaram diversas coisas para fazer aqui neste link.

Por fim, cuide-se. Além de se alimentar bem, se hidratar e se exercitar, faça aquele spa caseiro com máscara de argila, creme no cabelo, esfoliação nos pezinhos, hidratante no corpo. Se ame, aproveite e tire esse tempo para você!

Discussion (0)