DEV Community

Lucas Reis
Lucas Reis

Posted on • Edited on

O que é BPMN?

BPMN (Business Process Model and Notation ou Modelo e Notação de Processos de Negócio em português) basicamente é um modelo de notação que expressa graficamente fluxos processuais em forma de diagrama com diversos níveis de detalhamento. (Quanto mais detalhado for, mais complexo será, causando uma explosão da documentação)

Para que serve o BPMN?
De forma resumida, o BPMN serve para criar processos de negócios e definir melhorias para um processo atual, devido a capacidade de análise dos fluxos processuais que já existem nesse processo. Documentar ou definir novos processos (existentes ou novos) ajudando a melhorar o sistema analisado.

Objetos de Fluxo (Flow Objects)
Os objetos de fluxo (Flow Objects) são os elementos gráficos descritivos dentro do BPMN. Eles se dividem em atividades, eventos e decisores.
Fluxo
Atividades: uma atividade é um trabalho que precisa ser executado dentro do processo.
Eventos: uma coisa que aconteceu ou que pode acontecer em um processo, afetando o fluxo e causando um impacto.
Gateway/Decisores: são usados para controlar o fluxo de frequência, além de controlar a divergência e a convergência. Desse modo, é possível determinar decisões tradicionais.
Pools:
Pool
Pool é um contêiner de determinado processo do negócio que também é usado junto aos objetos de fluxos.

Considerações Finais.
De fato, o BPMN é uma ferramenta poderosa e indispensável no momento de se analisar uma rotina de processos. Sendo necessário sempre ter um olhar crítico do processo atual afim de buscar melhorias.

Top comments (0)