Fala artista de código, tudo beleza?! sou a loremimpsu e estarei propondo um clube do livro dev. Isso mesmo que você leu. Vamos deixar de fingir que lemos aquela task e vamos ler um livro! E para começar, nada mais nada menos que o mais citado livro entre todos da bolha dev (que muito provavelmente não passaram da leitura de um resumo de um blog) o Código Limpo do nosso querido Uncle Bob.
Para fins de acompanhamento, vamos dividir o livro em 3 partes!
Primeira parte: Aprendendo a reconhecer código seboso
A parte inicial do livro que é mais importante para todos os níveis de dev, do trainee ao senior de 2 anos, todos devem saber reconhecer os primeiros indícios da dor de cabeça que o código (muitas vezes o seu código) vai causar. Os 4 primeiros capítulos além da introdução (leia a introdução seu preguiçoso!) são comuns do trabalho de qualquer dev em qualquer senioridade que esteja.
- Capítulo 1: Código limpo
- Capítulo 2: Nomes Significativos
- Capítulo 3: Funções
- Capítulo 4: Comentários
Não sou responsável pela sua terapia após estes 4 capítulos. Lide com seus erros.
Segunda parte: O problema de ontem que virou o problema de agora
Depois que aprendemos que sim, qualquer código que um dia já tivemos o desprazer de entregar não está condizente as características de código bom, dos capítulos anteriores, vamos começar a ver problemas de gente grande! Os próximos capítulos já exigem um pouco mais de experiência. É necessário que você esteja mais avançado ambientado no desenvolvimento real de um software para entender o que se trata os próximos capítulos.
- Capítulo 6: Objetos e Estruturas de Dados
- Capítulo 7: Tratamento de Erro
- Capítulo 8: Limites
- Capítulo 9: Testes de Unidade
- Capítulo 10: Classes
"mas você pulou o Capítulo 5, tu é burra? esqueceu como se conta?" sim e sim. Na verdade eu fui mais esperta que você seu abestalhado e notei que o Capítulo 5 se trata de uma parada muito desnecessária na atualidade da área. Se você quiser ler, o problema é todo seu, serve de cultura. Mas você é preguiçoso, vai ler nada!
Terceira parte: A calvície já te atingiu, eu sinto muito
Se você chegou a este ponto do livro, já consigo ver o brilho da sua testa avançando pouco a pouco. Aquela entrada que está fazendo o cosplay de Vegetta (Pelo menos você é um príncipe). Essa calvofobia toda é apenas para avisar que o último nível do livro é para um público mais avançado. Pleno e Sênior. Alguém que já perdeu toda a qualidade de vida e agora está buscando a qualidade de software! Então se você é juninho, trainee, está molhando os pézinhos na água das profundezas do inferno que é a área de desenvolvimento, não se sinta pressionado a entender aos capítulos seguintes.
- Capítulo 11: Sistemas
- Capítulo 12: Emergência
- Capítulo 13: Concorrência
- Capítulo 14: Refinamento Sucessivo
"Oh sua burra, tá esquecendo os capítulos finais!" não querido hater. Estes capítulos são voltados para devs muito específicos. os [som de sussurro] devs java! O Capítulo 15 e 16 tratam de estruturas que somente os [som de sussurro] devs java um dia irão utilizar. Para nós, reles devs, é desnecessário. Os [som de sussurro] devs java que leiam.
"Tá mas e o Capítulo 17?" tu sabe o que é Heurística? Eu não sei! (brincadeira, sei sim. Pesquisei no Google) O Capítulo 17, Odores e Heurística é apenas um compilado do chato do Uncle bob nos contando o que ele classifica como smelly code (código ruim). O que pra mim é totalmente descartável, mas como base de conhecimento e cultura, você pode ler a vontade! (você não vai ler, você é preguiçoso!)
Mas é só ler?
Mas é claro que não!. É um clube de leitura dev! Você acha mesmo que seria só ler? Além de ler vamos comentar, debater, marcar os coleguinhas e claro, xingar muito no twitter e [som de batidas do tambor] fazer alguns desafios! Confira abaixo a lista:
Postar foto de como irá acompanhar a leitura.
Você é um dev e quer mostrar ao mundo que você está lendo, posta a foto do seu livrinho, seu kindle, tablet, pdf, pedra de maomé que estará entalhada com este livro. Whatever! posta a fotinho em qualquer lugar que tenha outros devs e comenta como tá sendo essa parada de leitura.
Eu vou exxxpor ela, na internet!
Durante o livro, temos vários exemplos de código ruim e de código limpo. Expõe o seu código. Mostra pra todo mundo o que você tava fazendo de errado ou o que estava muito certo. Seja humilde e soberbo, se joga no lixo e se exalta a nível divino. Comenta a qualidade ou a ruindade daquele código e deixa que todo mundo saiba que você está aprendendo com os seus erros ou que nasceu sabendo!
(pelo amor do criador do linux, não me posta um código da sua empresa! isso dá justa causa e eu não vou te arrumar outro emprego!)
Reduzindo o trabalho do coleguinha
Eu sei, você sabe, nós sabemos que todo dev é um grande preguiçoso. Para ajudar a manter outros preguiçosos, vamos criar conteúdo! Seja menos preguiçoso que o seu coleguinha e crie um post falando sobre um assunto, um capítulo, uma curiosidade que você aprendeu lendo o livro. Dê a alguém a oportunidade de aprender, nem que seja por osmose, aquele assunto. Faça um projeto base em um repositório, um video, uma live, um tiktok, um podcast, o que você se sentir a vontade de fazer. Vamos ser menos preguiçosos e compartilhar o nosso conhecimento. Água parada dá mosquito, conhecimento parado é peso de papel. Faça o seu conteúdo para compartilhar com o pessoal o que você anda fazendo.
Considerações Finais
[ATENÇÃO!] Este projetinho está em MVP. A minha ideia é fazer um método divertido de troca de conhecimento e leitura para a bolha dev. Críticas, conselhos, dicas serão muito bem-vindas. Se quiser fortalecer, cola com nós!
"vai ter limite de tempo para cada parte?" não. Eu conheço o meu povo dos compiuters. Sei que existe uma dificuldade em ler, muitas vezes não lemos nem a documentação da linguagem que trabalhamos. Vocês podem ler qualquer parte em qualquer momento. Caso a galera goste e engaje, no mês que vem discutimos opções de novos livros para ler, mas não cancelamos a diversão deste aqui! o importante é participar e se divertir.
Top comments (0)