De um lado temos o DEV, o desenvolvedor, neste papel a pessoa que, independentemente da stack, tem a responsabilidade de criar as soluções/softwares que resolvem os problemas e desafios apresentados.
Do outro lado temos a INFRA , Todos esses recursos permitem às organizações utilizar novas aplicações e desenvolver suas atividades profissionais, ampliado a necessidade de desempenho e segurança para garantir uma operação eficiente
E quem vence a batalha DEV vs INFRA ?
Para quem já viu Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya) a Guerra dos Mil Dias já pode ser familiar, mas para quem não conhece: é uma situação hipotética na qual dois cavaleiros de ouro se enfrentam e mesmo que se passem mil dias a luta não tem vencedor.
Quando ocorre DEV vs INFRA o resultado é praticamente o mesmo que a Guerra dos Mil Dias, além de não existir vencedor, o desgaste tende a prejudicar o projeto e o resultado deste é refletido em todos, independente dos papéis.
É importante lembrar que as funções são complementares, não concorrentes, o ideal é trabalhar em conjunto. Trabalhar a empatia pode ajudar, uma maneira é um DEV conhecer um pouco de INFRA e vice-versa, isso ajuda a compreender melhor as dificuldades e a importância de cada papel.
Um exemplo de impacto positivo da troca de conhecimento é que o DEV conhecendo mais sobre qualidade pode inserir os conceitos e práticas em sua rotina e código e a INFRA conhecendo mais sobre desenvolvimento de código pode criar ou ampliar a automação, gerando ganho em agilidade na conclusão de funcionalidades com qualidade.
Falando em agilidade, em metodologias ágeis uma das propostas já é criar times multidisciplinares para que pessoas com papéis diferentes trabalhem juntas como um time e entendam de forma mais direta que o resultado não é medido por uma pessoa, mas pelo conjunto.
Portanto, esqueça as disputas de papéis, não hesite em entender e aprender sobre outras funções, seja através de cursos, bootcamps, workshops, treinamentos internos ou mesmo com troca de conhecimento com comunidades e colegas de trabalho, conhecer ao menos o básico irá contribuir para melhor comunicação, argumentação e execução de tarefas por todos
Top comments (0)