Vamos começar com uma definição de "DevOps".
Antes de qualquer coisa,Devops e uma cultura que utiliza práticas e ferramentas para aumentar a capacidade de uma organização de desenvolver e entregar softwares,serviços,aplicativos e demais produtos de tecnologia com alta velocidade,porém,sem pôr em risco a estabilidade
Quando a organização adita a cultura devops,o ritmo de entrega dos produtos e mais rápido do que o das empresas que usam processos tradicionais de desenvolvimento de software e gerenciamento de infraestrutura
Funcionamento do DevOps
Uma dúvida comum ao se adotar a cultura DevOps é: Como desenvolvedor, precisarei ter os mesmos conhecimentos do sysadmins, e como sysadmin precisarei ter os mesmos conhecimentos dos desenvolvedores? A resposta é não; como desenvolvedor você não precisa conhecer de forma profunda todas as habilidades do sysadmin, mas deve saber o essencial para acompanhar e contribuir com a implantação/operação do software, e o sysadmin deve conhecer o essencial para acompanhar e contribuir com o desenvolvimento do software. Esse movimento acaba, de forma indireta, estimulando um ambiente multidisciplinar, no qual os desenvolvedores e sysadmins compartilham os conhecimentos, experiências e dores de cada área e,juntos,usam práticas para automatizar processos que sempre foram manuais ou lentos, empregando tecnologias e ferramentas que os ajudam a desenvolver e operar aplicativos de modo rápido, estável e seguro. Com o aumento de conhecimento operacional por parte dos desenvolvedores, a autonomia aumenta e tarefas simples, que normalmente exigiriam a ajuda de um sysadmin ou demais equipes de infraestrutura, começam a ser realizadas de forma independente, e o sysadmin passa a conhecer mais do software para conseguir atuar de forma melhor com ele, diminuindo a dependência do desenvolvedor para entender certos fluxos ou comportamentos que antes só a equipe de desenvolvimento conheceria.
Benefícios do DevOps
1 Aumento da Velocidade e entrega
DevOps proporciona, por meio de ferramentas,a automação de processos manuais e lentos, contribuindo,assim,para o aumento da frequência e do número de entregas do seu produto. Quanto mais rápido você conseguir entregar, mais rápido identificará possíveis problemas e poderá corrigir os erros com maior agilidade. Além de identificar necessidades do mercado conseguir entregar de forma mais rápida, você poderá criar uma vantagem competitiva.
2 Escalabilidade
Com a automatização da infraestrutura, DevOps proporciona a possibilidade de gerenciar sua infraestrutura como código, diminuindo a interferência manual e,consequentemente,o risco. Você passa a escalar seu código de infraestrutura em diversos ambientes, pois aquilo que é igual para todos é replicado, e implantando de forma individual e automática o que é específico. Com processos automáticos, é possível identificar a necessidade de escalar sua infraestrutura de acordo com a demanda, por exemplo: seu software está recebendo mais requisições do que o esperado para a infraestrutura provisionada; identificado o cenário, antes que aconteça o problema, a automação pode, a partir de um alarme, expandir a infraestrutura para atender às requisições.
3 Velocidade
As equipes que possuem a cultura DevOps têm maior independência, assumindo a responsabilidade ponta a ponta dos produtos e serviços para,então,realizar as entregas e melhorias de forma mais rápida, contribuindo assim para o atingimento de resultados. Com as equipes juntas, ambas estão olhando para o mesmo objetivo, também não é necessário demandar algo de infraestrutura para fora do time, o que poderia levar mais tempo ou espera por priorização.
4 Colaboração contínua
A junção das equipes as torna mais eficientes, promovendo a cultura da responsabilidade ponta a ponta e do sentimento de "dono" do que é feito. As equipes de desenvolvimento e sysadmin colaboram juntas, compartilham muitas responsabilidades e acordam seus fluxos de trabalho, como consequência, acontece a redução de processos ineficazes e a economia de tempo.
5 Confiabilidade
DevOps promove a garantia da qualidade das atualizações de software e alterações de infraestrutura por meio de processos automatizados de testes em diversos níveis, para,assim,aumentar a confiança das entregas e contribuir com a sua velocidade. Os testes são parte fundamental do processo, e são programados para serem executados no decorrer de todo o ciclo.
6 Segurança
A adoção da cultura DevOps aumenta a segurança por meio de políticas de segurança automáticas, como controles de acesso entre aplicações, permissionamento, autorização e técnicas de gerenciamento de configuração.
Top comments (0)