DEV Community

Daiane Alves for LibreCode

Posted on

Vai trabalhar de casa? Veja ferramentas open source que podem auxiliar no home office.

Devido a pandemia COVID-19 muitas empresas adotaram o estilo de trabalho home-office. O que muita gente não sabe é que apesar de parecer novo este modelo já existe há muito tempo, mas nem todas as pessoas e empresas estão preparadas para aderir a este novo modelo e pensando nisso, preparamos este post com dicas de soluções open source (em sua maioria) como alternativa para o auxílio do home office.

Ps.: É importante observar que soluções proprietárias oferecem gratuitamente soluções na nuvem justamente para terem controle de seus dados e que muitas soluções open source necessitam ser implementadas em nuvem própria.

Como se preparar para trabalhar remotamente?

  1. Escolha uma ferramenta de gestão de tarefas

Para acompanhar o andamento dos projetos e atividades, é necessário ter um espaço para gestão das tarefas. Algo que qualquer pessoa possa acompanhar seu status, responsáveis e prazos.

Exemplo: NextCloud, Gitlab e Wekan.

Sim! O NextCloud é uma ferramenta para gerenciamento de arquivos open source e entre várias funcionalidades, uma delas é a que você pode criar Boards muito semelhante ao já conhecido Trello. Vale a pena conferir!

  1. Definir ferramenta de armazenamento de arquivos na nuvem e edição online de documentos.

Exemplo: NextCloud, Etherpad, Collaborae OnlyOffice.

Exatamente, ele de novo! O NextCloud é uma excelente opção totalmente livre que permite o compartilhamento de arquivos, sincronização de agenda e pode ser usado na sua infra sem custo algum bem parecido com o GoogleDrive só que melhor! Afinal, você tem total segurança sobre os dados que estão sendo compartilhados. LGPD que o diga… Mas isso é papo para outra conversa.

3- Definir ferramenta de comunicação.
O primeiro passo é definir uma ferramenta de comunicação. Aqui listamos algumas ferramentas bastante úteis para que as pessoas possam trocar informações e discutir sobre projetos. Em seguida, as equipes devem criar canais de comunicação, assim, os responsáveis por determinada área ou projeto saberão onde falar sobre um determinado assunto.

Exemplos: Riot.im, RocketChat, Mumble e Telegram.

Ps.: Desta lista o telegram, apesar de não ser 100% open source, é bastante indicado para criação de canais por vários motivos:

  • Permite compartilhamento de arquivos de até 1.5Gb de tamanho.
  • Permite histórico de mensagens ilimitado.
  • Pode ser usado tanto no celular quanto no computador (recomendamos o download do app para desktop). No caso de estar usando pelo PC, você não precisa estar com seu celular ligado para usá-lo (diferentemente do WhatsApp).

Como sugestão para criação de canais você pode criar grupos privados com nomes dos projetos/áreas.
Exemplo: LT:Admin, LT:RH, LT:Financeiro e assim por diante. Em seguida, compartilhar o link com as pessoas envolvidas em cada área.

  1. Definir a ferramenta de videoconferência

Exemplo: Signal e MeetJitsi.

Recomendamos o uso do MeetJitsi. O MeetJitsi é uma solução de videoconferência Open Source, 100% criptografada e você pode utilizar sem precisar criar conta. Incrível, não é mesmo?!
Para utilizar:
Acesse (de preferência) no Chromium ou Google Chromeo site MeetJitsi,
Crie um nome para sua sala reunião.
Clique no botão ir ou go.
Ative as permissões de acesso a sua câmera e seu microfone.
E pronto! Sua sala de reuniões está pronta para ser utilizada, agora é só compartilhar o link com seus convidados. Simples assim...

Bom, agora você já sabe tudo que precisa para trabalhar remotamente e algumas ferramentas que irão te ajudar nesta nova jornada! Então: mãos a obra e lembre-se: o mundo é remoto, o trabalho também! Em tempos de COVID-19 todas essas ferramentas substituem o abraço, mas não a sua produtividade! Vamos trabalhar?

Top comments (0)